Title
Search
All Issues
7
Ano: 2010  Vol. 14   Num. 4  - Out/Dez Print:
Original Article
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Perfil Cirúrgico Otorrinolaringológico em um Hospital Pediátrico de Curitiba
Profile ENT Surgery in a Pediatric Hospital in Curitiba
Author(s):
Juliana Benthien Cavichiolo1, Bettina Carvalho2, Lauro João Lobo Alcântara2, Elise Zimmermann3, Saulo Carvalho Filho4, Marcos Mocellin5.
Palavras-chave:
Hospitais pediátricos, Tonsilectomia, Epistaxe, Adenoidectomia, Criança, Broncoscopia.
Resumo:

Introdução: As cirurgias otorrinolaringológicas são muito comuns dentro das cirurgias pediátricas e os otorrinolaringologistas contam com uma vasta gama de procedimentos cirúrgicos, sendo a adenoamigdalectomia o procedimento mais realizado, seguido pelos otológicos. A complicação mais frequente das adenoamigdalectomias é o sangramento. Apesar de ser a complicação mais temida, apenas uma pequena parcela de pacientes necessita de intervenção cirúrgica para parar o sangramento. Objetivo: Avaliar o perfil cirúrgico otorrinolaringológico em hospital pediátrico de Curitiba. Método: Estudo Retrospectivo das cirurgias registradas. Resultados: Do total de 2020 procedimentos realizados no centro cirúrgico no ano de 2009, 9,26% (187) foram exames e 90,74% (1833) cirurgias, sendo 65,14% (1316) realizadas pelo SUS, 32,47% (656) por convênio e 2,39% (48) particulares. A distribuição quanto ao sexo foi 1106 meninos e 914 meninas. A adenoidectomia com ou sem amigdalectomia correspondeu a 62,5% (1146). Destas, apenas 0,96% (11) foram submetidas à revisão em centro cirúrgico. Em 2º lugar aparecem as cirurgias otológicas, sendo a timpanotomia, com ou sem tubo de ventilação, a mais prevalente. Conclusão: Os otorrinolaringologistas têm a possibilidade de realizar diversos tipos de procedimento cirúrgico. A cirurgia otorrinolaringológica mais realizada na faixa etária pediátrica no hospital Pequeno Príncipe é a adenoamigdalectomia, com taxa de revisão similar a encontrada na literatura. Meninos são mais submetidos a procedimentos do que meninas. A maior parte dos procedimentos otorrinolaringológicos realizados nesse hospital no ano de 2009 foram realizados pelo SUS. Isso mostra a importância da cirurgia de adenoamigdalectomia na pratica diária do otorrinopediatra, sendo que o peso desse problema entre os usuários do SUS é grande.

INTRODUÇÃO

As cirurgias otorrinolaringológicas são muito comuns dentro das cirurgias pediátricas, sendo a adenoamigdalectomia o procedimento mais realizado pelos otorrinolaringologistas, seguido pelos procedimentos otológicos. A complicação mais frequente das adenoamigdalectomias é o sangramento. Apesar de ser a complicação mais temida, apenas uma pequena parcela de pacientes necessita de intervenção cirúrgica para parar o sangramento.

O objetivo deste estudo é avaliar o perfil de cirurgias otorrinolaringológicas em um Hospital infantil terciário da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil.


MÉTODO

Foi realizada uma análise retrospectiva dos prontuários de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos otorrinolaringológicos no Hospital Infantil Pequeno Príncipe, em Curitiba/PR, de 01 de janeiro de 2009 até 31 de dezembro de 2009. Analisou-se o sexo dos pacientes e verificaram-se quais cirurgias foram realizadas pelo SUS, por convênios ou particulares. As cirurgias foram divididas em: amigdalectomia, adenoidectomia, adenoamigdalectomia, timpanotomia com ou sem tubo de ventilação, timpanoplastia, timpanomastoidectomia, implante coclear, otoplastia, septoplastia, turbinectomia, sinusotomia, exérese de cisto tireoglosso, exérese de fístula branquial, drenagem de abscsesso, laringoplastia, microcirurgia de laringe, correção de estenose de laringe, aritenoidectomia, traqueostomia, fechamento de traqueostomia, correção de atresia de coanas, redução de fratura nasal, biópsias, exérese de tumor, zetaplastia, exérese de apêndice auricular, dacriocistorrinostomia, aplicação de botox, tampão nasal posterior, e foram computados dados sobre a necessidade de reintervenção após o procedimento cirúrgico inicial.


RESULTADOS

Do total de 2020 procedimentos realizados no centro cirúrgico no ano de 2009, 9,26% (187) foram exames e 90,74% (1833) cirurgias, sendo 65,14% (1316) realizadas pelo SUS, 32,47% (656) por convênio e 2,39% (48) particulares. A distribuição quanto ao sexo foi 1106 meninos e 914 meninas. A adenoidectomia com ou sem amigdalectomia foi à cirurgia mais realizada, correspondendo a 62,5% (1146) das cirurgias. Destas, apenas 0,96% (11) foram submetidas à revisão em centro cirúrgico. Em 2º lugar aparecem as cirurgias otológicas, sendo a timpanotomia, com ou sem tubo de ventilação, a mais prevalente. Cirurgias nasais, laríngeas e cérvico-faciais também foram realizadas, porém em menor número.









DISCUSSÃO

As cirurgias e procedimentos otorrinolaringológicos são muito realizados na faixa etária pediátrica. As cirurgias variam de uma simples retirada de corpo estranho até grandes cirurgias oncológicas. A adenoamigdalectomia é a cirurgia mais realizada pelo otorrino e a mais realizada na faixa etária pediátrica. Suas indicações mais comuns são amigdalites de repetição, infecção de VAS de repetição, apneia obstrutiva do sono (SAHOS), dificuldade de alimentação, e alterações cardiopulmonares decorrentes da obstrução respiratória.

Dentre as possíveis complicações das adenoamigdalectomias a mais temida é o sangramento. Esta complicação não é frequente, com incidência variando de 0,1 a 1,4% em adenoidectomias e 0,23%a 1,6% em amigdalectomias. A necessidade de reintervenção cirúrgica é baixa, apenas em sangramentos ditos maiores que são considerados uma minoria dos casos.

Há 2 tipos de sangramento pós-operatório: primário (<24horas) e secundário (>24horas). Ambos devem ser observados com atenção, devido ao risco ser existente mesmo em sangramentos tardios.

Em nosso estudo encontramos uma vasta gama de procedimentos cirúrgicos otorrinolaringológicos. As cirurgias realizadas no serviço, seu valor absoluto e porcentagem em relação ao total de cirurgias otorrinolaringológicas encontra-se na Tabela 1. Os valores e porcentagem dos procedimentos encontram-se na Tabela 2.

Nossa taxa de Amigdalectomia com ou sem adenoidectomia foi de 62,5% de todas a cirurgias realizadas pelos especialistas, sem levar em conta os exames realizados no centro cirúrgico.

Foi encontrada uma taxa de reintervenção nesse tipo de cirurgia de 0.96%, sendo compatível com a encontrada na literatura.

O sangramento pós-adenoamigdalectomia muitas vezes é imprevisível, sendo a prevenção à maneira mais eficaz de evitá-lo. Anamnese sobre possíveis distúrbios da coagulação, técnica cirúrgica adequada, avaliação pós-operatória imediata são importantes para evitar desfechos indesejados.

A cobertura dos procedimentos deu-se conforme o Gráfico 1.



Gráfico 1. Cobertura dos procedimentos.




CONCLUSÃO

Os otorrinolaringologistas têm a possibilidade de realizar diversos tipos de procedimentos cirúrgicos, intervindo em cavidade oral, aparelho auditivo, fonatório, respiratório além das cirurgias cérvico-faciais.

A cirurgia otorrinolaringológica mais realizada na faixa etária pediátrica no Hospital Infantil Pequeno Príncipe é a adenoamigdalectomia, com taxa de revisão similar a encontrada na literatura. Meninos são mais submetidos a procedimentos do que meninas. A maioria das cirurgias otorrinolaringológicas realizadas no Hospital Infantil Pequeno Príncipe no ano de 2009 foram realizadas pelo SUS.

Isso mostra a importância da cirurgia de amigdalectomia na pratica diária do otorrinopediatra, sendo que o peso desse problema entre os usuários do SUS é grande.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Waldeyer W. Uber denlymphatischen apparat dês Pharynx. Dtsch Med Wochenschr. 1884, 10:313.

2. Paradise JL. Tonsillectomy and Adenoidectomy. In Bluestone C. Pediatric Otolaryngology. Philadelphia: W. B. Saunders; 1996.

3. Windfuhr JP. Lethal post-tonsillectomy hemorrhage. Auris Nasus Larynx - Int J ORL. 2003, 30:391-/396.

4. Derkay C, Darrow D, Welch C, Sinacori J. Post-Tonsillectomy Morbidity and Quality of Life in Pediatric Patients with Obstructive Tonsils and Adenoid: Microdebrider vs Eletrocautery. Otolaryngology - Head and Neck Surgery. 2006, 134:114-120.

5. Vieira FMJ, Diniz FL, Figueiredo CR, Weckx LL. Hemorragia na adenoidectomia e/ou amigdalectomia: estudo de 359 casos. Rev Bras Otorrinolaringol. 2003, 69(3):338-41.

6. Silva BSR, Garcia LB, Ortiz LR. Monteiro LS, Maeda NA. Hemorragia no pós-operatório imediato de Adenoidectomia e/ou Tonsilectomia. Arq Int Otorrinolaringol. 2009, 13(2):155-160.

7. Coelho RG, Brandão FH, Carvalho MRMS, Aquino JEP, Pereira SH, Eiras B. Perfil de Pacientes Submetidos à Adenoidectomia,Amigdalectomia e Adenoamigdalectomia pela Disciplina de Otorrinolaringologia da UNISA. Arq Int Otorrinolaringol. 2008, 12(2):189-193.

8. Deutsch ES, Reilly JS. Amigdalectomia e Adenoidectomia - Mudanças nas Indicações. Em: manual de Otorrinolaringologia Pediátrica da International Association of Pediatric Otorhinolaryngology (IAPO). São Paulo: LIS Gráfica e Editora Ltda. 1997,145-59.

9. Alcântara LJL, Pereira RG, Mira JGS, Soccol AT, Tholken R, Koerner HN, Mocellin M. Impacto na Qualidade de Vida nos Pacientes Adenoamigdalectomizados. Arq Int Otorrinolaringol. 2008, 12(2):172-178.

10. Fonseca VR, Marcelino TF, Medeiros AIL, Zimmermann E, Möller LG. Perfil dos pacientes submetidos à Adenoamidalectomia no Hospital Angelina Caron no ano de 2006. Rev Assoc Paranaense de Otorrinolaringol. 2007, 1(2):04-07.

11. Siebert DR. Complicações Pós-Operatórias de Adenoamigdalectomia - Em: Tratado de Otorrinolaringologia. 1ª Ed. São Paulo: Editora Roca 2003, 253-261.

12. Balbani APS, Montovani JC, Carvalho RC. Faringotonsilites em crianças: visão de uma amostra de pediatras e otorrinolaringologistas. Rev Bras Otorrinolaring. 2009, 75(1):139-146.









1 Médica Residente em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal do Paraná.
2 Chefe do Serviço de ORL do Hospital Pequeno Príncipe. Médico Assistente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFPR.
3 Médica otorrinolaringologista pela SBORL. Fellow do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Pequeno Príncipe.
4 Professor Titular da Disciplina de Pediatria da Universidade Federal do Paraná. Médico Pediatra Assistente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da UFPR.
5 Professor Doutor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da UFPR. Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná.

Instituição: Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná / Hospital Pequeno Príncipe. Curitiba / PR - Brasil. Endereço para correspondência: Juliana Benthien Cavichiolo - Capitão Clementino Paraná, 130 - Curitiba / PR - Brasil - CEP: 80620-180 - Telefone: (+55 41) 3310-1010 - E-mail: jucavs@hotmail.com

Artigo recebido em 19 de Julho de 2010. Artigo aprovado em 4 de Setembro de 2010.
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024