Title
Search
All Issues
1
Ano: 2011  Vol. 15   Num. 4  - Out/Dez
DOI: 10.1590/S1809-48722011000400001
Print:
Editorial
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Editorial
Editorial
Author(s):
Palavras-chave:
Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

Editorial - Tecnologia Médica

Volume 15 (4) - Out/Nov/Dez - 2011


Prezado (a) Colega,


A Tecnologia tem sido uma aliada cada vez mais presente no diagnóstico e na terapêutica de pacientes da área otorrinolaringológica. A cirurgia robótica transoral é um grande exemplo deste tipo de instrumental que vem no sentido de minimizar o dano causado por um procedimento cirúrgico, com a máxima eficiência que podemos conseguir. Por exemplo, uma boa indicação para o uso da robótica é a cirurgia para ressecção de tumor de base de língua, onde sem ela, nos vemos obrigados, muitas vezes, a realizar a mandibulotomia e abertura do soalho da boca, a fim de que possamos ter uma visão adequada da lesão. Entretanto, como toda tecnologia, em virtude do seu alto custo, só está presente em hospital privado no Brasil, onde pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) não conseguem ter acesso. Certamente que, com maior divulgação dos resultados deste tipo de tecnologia, associado a estudos epidemiológicos das possíveis lesões que possam estar envolvidas neste processo de tratamento, fará com que, as autoridades de saúde do nosso país pesem na balança financeira, o custo beneficio deste tipo de aparelho para uso em larga escala em nível de SUS, diminuído a agressividade cirúrgica ao paciente (com melhora na qualidade de vida, na medida em que se consegue preservar o órgão), diminuindo o tempo de internação e, obviamente, diminuindo os custos que o tratamento de pacientes portadores de tumores malignos de base de língua causam aos cofres públicos nacionais.

Além disto, tumores localizados na base de língua são importantes causas de disfagia e, muitas vezes, de comprometimento definitivo da deglutição, tendo a cirurgia robótica um papel conservador neste tipo de queixa do paciente, com as vantagens previamente descritas em relação à cirurgia aberta.

A Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, no ano de 2011, premiará trabalhos de revisão sistemática (Metanálise), procurando dar ênfase a modelos de artigos que formam as bases e conceitos no conhecimento universal.

Os trabalhos concorrentes deverão, obrigatoriamente, ser publicados nos fascículos de 1 a 4 do volume 15, do ano de 2011. As regras para concorrer aos prêmios constam nesta revista.


Esperamos revê-los em futuras publicações.


Um grande abraço,


Geraldo Pereira Jotz
Editor - Revista @rquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
(International Archives of Otorhinolaryngology Journal)
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024