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233
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-977720120S1PO-064
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11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Poster Otorhinolaryngology
TextoTexto em Inglês
PAIR EM PROFESSORES? AVALIAÇÃO AUDITIVA EM 50 DOCENTES
NOISE-INDUCED HEARING LOSS (NIHL) IN PROFESSORS? AUDITIVE AVALIATION IN 50 LECTURERS
Author(s):
Regina Bóia Neves Pereira, Andréa Cristina Jóia Gramuglia, Elaine Lara Mendes Tavares, Anete Branco, Andréia Jóia, Regina Helena Garcia Martins
Palavras-chave:
Resumo:

Introdução: o ruído ambiental em sala de aula (ventiladores, alunos, acústica ruim) tem sido uma preocupação constante referida pelos professores. O tempo prolongado de exposição pode ser responsável por sintomas auditivos e comprometimento da audição. Objetivos: analisar os achados audiométricos de professores, correlacionando-os com queixa de elevado ruído em sala de aula. Casuística e métodos: 50 professores responderam um questionário contendo dados de identificação, condições de trabalho e sintomas auditivos. Todos foram submetidos à avaliação auditiva por meio de audiometria tonal liminar. Resultados: dos 50 professores, 42 (84%) referiam níveis elevados de ruído em sala de aula e 18 (36%) referiam sintomas auditivos. As audiometrias mostraram-se normais em 32 casos (64%), disacusia neurossensorial com curva em rampa descendente em 7 casos (14%) e gota acústica em 11 casos (22%). Conclusões: Os resultados deste estudo indicaram comprometimento auditivo em 18 professores entrevistados (36%), sendo que em 11(22%) deles foi detectado traçado audiométrico em gota acústica, indicando perda auditiva relacionada ao ruído, há necessidade de monitorização dos níveis de ruído nas classes e de adoção de medidas preventivas.

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