Title
Search
All Issues
367
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-977720120S1PF-028
Print:
11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Poster Audiology
TextoTexto em Inglês
FONOAUDIOLOGIA NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO EM SAÚDE (PET-SAÚDE-UFCSPA), PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS DO MONITOR - RELATO DE EXPERIÊNCIA
SPEECH THERAPY ON EDUCATION PROGRAM FOR HEALTH WORK (PET-HEALTH-UFCSPA), PERCEPTIONS AND EXPECTATIONS MONITOR - EXPERIENCE REPORT
Author(s):
Thayse Steffen Pereira, Andrea Wander Bonamigo
Palavras-chave:
Resumo:

Objetivo: Apresentar os trabalhos realizados no PET-Saúde-UFCSPA, no período de 2010 a 2011, bem como a implicação profissional a partir da vivência no programa. Metodologia: Durante o período de 2010 a 2011, foram realizadas diversas atividades na Unidade de Saúde da Família Santa Maria, a saber: Projeto Super Agentes Mirins, Projeto Grupo do Bem Estar, Projeto Falando sobre Sexualidade e Elaboração de uma maquete referente à comunidade. Além disso, foram desenvolvidas atividades, com o objetivo de manter o ambiente agradável através da restauração do mural de informações, fixação de folders explicativos sobre amamentação, saúde auditiva e desenvolvimento da linguagem, entre outras. A produção de conhecimentos é baseada nos processos de territorialização, diagnóstico da comunidade, verificação da presença ou não de associação e recursos comunitários, vivência na USF, problematização e operacionalização. Por fim, as atividades oportunizam a construção de ações para modificar situações de risco e melhorar a qualidade de vida da comunidade. Conclusão: Tendo em vista o panorama nacional do PET-Saúde, segundo dados de 2011 do Ministério da Saúde, podemos concluir que os temas abordados estão de acordo com o programa e que o trabalho produziu bons resultados, ressaltando a importância da Fonoaudiologia na Atenção Primária á Saúde (APS). Contudo, a vivência no programa de monitoria do PET-Saúde contribuiu para a formação acadêmica do monitor à medida que proporcionou a troca de conhecimentos entre os diferentes níveis de formação e a aprendizagem de diversas habilidades, otimizando o potencial profissional ao criar condições de aprofundamento prático na APS.

.
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024