Title
Search
All Issues
1
Ano: 2004  Vol. 8   Num. 1  - Jan/Mar Print:
Editorial
Editorial
Author(s):
Dra. Tanit Ganz Sanchez,
Dr. Olavo Mion,
Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento,
Prof. Dr. Aroldo Miniti
Palavras-chave:
Prezados colegas:

O número de informações profissionais importantes que precisam ser disseminadas para que os profissionais se mantenham atualizados é absolutamente vertiginoso.

Entretanto, fazer pesquisa de boa qualidade não é fácil! Além das dificuldades inerentes à própria metodologia do estudo, à adequação da amostra para o objetivo desejado, à necessidade de verba para a pesquisa e para o pesquisador, freqüentemente ainda esbarramos nos preceitos éticos necessários para a proteção do voluntário e do pesquisador.

A regulamentação da ética em pesquisa no Brasil é uma segurança para quem deseja fazer pesquisa com elevado padrão ético. A resolução 196/96 estabeleceu que a aprovação dos projetos de pesquisa em seres humanos cabe aos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), que deve ser feito no âmbito de cada instituição.

A Otorrinolaringologia dispõe de poucas revistas científicas com circulação nacional e que se propõem, portanto, a disseminar os avanços entre os profissionais do Oiapoque ao Chuí. A Arquivos de Otorrinolaringologia mantém um constante senso de aprimoramento, adaptando-se constantemente às exigências rigorosas sugeridas pelos principais órgãos de indexação de revistas científicas. Por isso, estamos reforçando cada vez mais a necessidade de envio do protocolo de aprovação do CEP da instituição para publicar os artigos em nossa revista, como forma de garantir que os estudos realizados não infringiram nenhum aspecto ético.

Com isso, todos saem ganhando: os voluntários da pesquisa, os pesquisadores e, é claro, os
leitores! Aproveitem, nossa revista está cada vez melhor!

Abraços a todos

Dra. Tanit Ganz Sanchez
Dr. Olavo Mion
Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento
Prof. Dr. Aroldo Miniti
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024