Title
Search
All Issues
2
Ano: 2005  Vol. 9   Num. 1  - Jan/Mar Print:
Original Article
TextoTexto em Inglês
Reanimação do Nervo Facial com Anastomose Hipoglosso Funicular Termino-Terminal
Facial Nerve Reanimation with Hipoglossal Nerve: Funicular Terminal Anastomosis
Author(s):
Ricardo Ferreira Bento*, Rubens Vuono Brito Neto**, Arthur Menino Castilho***.
Palavras-chave:
anastomose, nervo facial, nervo hipoglosso.
Resumo:

Introdução: A paralisia facial periférica tem um enorme impacto para o paciente, principalmente pelas múltiplas atividades envolvidas nas funções do nervo facial, incluindo-se os ramos motores que são responsáveis pela mímica facial e portanto muito importante para a comunicação humana. Durante os últimos 8 anos, o Grupo de Paralisia Facial do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo realizou reanimação do nervo facial com o nervo hipoglosso com o uso de anastomose funicular término-terminal (AFTTHF) para pacientes com paralisia facial periférica unilateral. Objetivo: Acessar os resultados da AFTTHF em uma série de 23 pacientes admitidos e operados no HCFMUSP, um hospital terciário e referência para este tipo de cirurgia no Brasil. Métodos: Todos os pacientes foram avaliados por médicos habituados a este tipo afecção de acordo com a escala de House Brackmann para paralisia facial (HB) antes da cirurgia. AFTTHF foi realizada em todos os pacientes. O nervo facial paralisado foi dissecado até sua segunda porção através de mastoidectomia simples e juntamente com uma dissecção cervical o nervo hipoglosso ipsilateral foi localizado. O epineuro do nervo hipoglosso foi aberto com o uso de microscópio cirúrgico, proximal à sua alça descendente e seus funículos separados. O funículo posterior foi seccionado. O nervo facial foi transposto de seu leito após ter sido secionado o mais proximal possível (em sua segunda porção) até o leito de anastomose. Com o uso de cola de fibrina, o coto distal do nervo facial foi anastomosado com o coto proximal do funículo posterior previamente seccionado. Todos os pacientes foram submetidos a exercícios motofuncionais de reanimação, sem o uso de corrente elétrica. Resultados: Após 1 ano o resultado foi avaliado usando a escala de HB. Dois pacientes (8,69%) foram classificados como II, 12 pacientes (52,17%) foram classificados como III, 8 pacientes (34,78%) como grau IV e 1 paciente (4,43%) como grau V. Não houve relato de atrofia da hemilíngua. Conclusões: Os autores consideram a AFTTHF como o procedimento de eleição para paralisia facial completa e unilateral onde há lesão proximal do nervo facial, devido a seu bom resultado (60,8% HB III ou II) e a ausência de seqüela na hemilíngua quando comparada com outras técnicas de reanimação neural.

INTRODUÇÃO

A anatomia do nervo facial e sua inervação são complexas. Este apresenta fibras motoras eferentes para a musculatura facial (incluindo o músculo estilohioideo, músculo estapediano e ventre posterior do digástrico), fibras parassimpáticas pré ganglionares (para as glândulas lacrimal, submaxilar, submandibular, sublingual e seromucosas nasais), fibras aferentes para o paladar (dois terços anteriores da língua, palato e fossa tonsilar), propriocepção aferente da musculatura facial e aferência cutânea do meato acústico externo e concha (1). A paralisia facial periférica tem enormes conseqüências estéticas e funcionais para o paciente.

O maior contingente de suas fibras é motora, paralisando a musculatura mímica da face. Esta paralisia afeta esteticamente pela assimetria facial e funcionalmente pelas alterações de lacrimejamento e pelo tônus da musculatura peri-bucal.

A estética é essencial na vida social e profissional das pessoas. Esta doença traz enormes conseqüências psíquicas para os indivíduos acometidos. Apesar da paralisia facial de Bell ser a causa mais comum de PFP, os tumores do ângulo pontocerebelar e as paralisias traumáticas, principalmente as por projétil de arma de fogo, são causadores de paralisias faciais graves e em uma porção proximal do nervo (2). O reparo do nervo por anastomose término-terminal ou por enxerto autólogo é técnica de melhor resultado, porém em muitos desses casos o coto proximal do nervo não pode ser obtido devido à impossibilidade de identificação do nervo frente à intensa presença de fibrose local, risco cirúrgico devido à localização na fossa posterior e próximo ao tronco cerebral e possibilidade de complicações peri e pós-operatórias como sangramentos e fístulas, impossibilitando a realização destas anastomoses. Quando isto ocorre, o nervo facial pode ser reanimado de outras maneiras (3): substituição do nervo por inervação de outro par craniano; transferências do nervo facial contralateral (cross face); transposições/transferências musculares. As transposições musculares e transferências usam grupos musculares que têm reinervação que não a do nervo facial ou grupos musculares de outros sítios do corpo juntamente com seu pedículo nervoso.

Nas técnicas de substituição nervosa, os nervos doadores eram sacrificados para que o nervo facial pudesse ser reanimado, trazendo muitas vezes seqüelas importantes (4). Técnicas de anastomose entre o nervo facial e o nervo hipoglosso são as mais descritas para substituição (3,5-7), porém os déficits motores e a atrofia da hemilíngua que podem resultar desta técnica são as principais críticas de sua realização (8,9). Desde que a primeira descrição do uso do nervo hipoglosso para reinervação do nervo facial foi proposta por Korte em 1901 (8), várias técnicas cirúrgicas de substituição têm sido publicadas (3,10).

Outros pares cranianos foram também utilizados com este propósito, como o acessório, trigêmio e glossofaríngeo (5), sempre levando em considera ção o binômio: motricidade facial e seqüelas na região anteriormente inervada pelo nervo doador.

A compatibilidade neural alcançada com nervo hipoglosso foi superior a estes, devido principalmente à similaridade funcional (1,6,11). Ambos têm uma representação cortical próxima sendo que a língua tem uma ampla representação. As técnicas inicialmente propostas postulavam a secção completa do nervo hipoglosso e sua anastomose terminal com o nervo facial ou com um enxerto do coto distal do nervo facial até o hipoglosso através do uso de nervo sural ou auricular magno (3,8,10). Devido a complexidade das fibras do nervo facial, o retorno de motilidade total é um objetivo não alcançável neste tipo de cirurgia, onde a atividade funcional básica como tônus muscular no repouso e habilidade para sugar, mastigar e falar são os objetivos essenciais (1).

Os resultados obtidos nas técnicas de reparo são os mais fidedignos, uma vez que estão usando o sistema de condução do nervo facial e a tonotopia das fibras distais (3,11,12). O objetivo deste estudo é descrever e comparar a técnica de anastomose funicular término-terminal (AFTTHF) com as técnicas de substituição neural já descritas na literatura.

CASUÍSTICA E MÉTODOS

Vinte e três pacientes, (16 masculinos e 7 femininos, proporção M:F = 2,3) foram submetidos à técnica de AFTTHF. A idade média foi de 36,5 anos (mínimo 7 e máximo 60). Vinte (87%) pacientes apresentavam uma paralisia facial periférica grau V, três (13%) pacientes tinham grau VI pela escala de House Brackmann (13) anterior à realização da cirurgia (Tabela 1).

A etiologia da paralisia pode ser acessada na Tabela 2. O tempo máximo entre a paralisia facial e a repara- ção cirúrgica foi de 18 meses e o tempo mínimo foi de 3 meses, com um tempo médio de 11 meses. O nervo facial foi acometido pela lesão primária em 10 casos, pelo mecanismo de trauma (fratura ou FAF) em 9 casos ou durante o procedimento cirúrgico em 4 casos.

Os locais das lesões eram na porção intracraniana ou na primeira porção intratemporal (meato acústico interno e segmento labiríntico). Em todos os casos o coto proximal não era acessível para realização de reparo.

O uso da técnica de substituição neural pelo hipoglosso foi então utilizada.

Descrição da técnica cirúrgica

Uma mastoidectomia simples é realizada para acessar o nervo facial em sua 3ª porção (mastóidea) e liberá-lo até sua emergência no forâmem estilomastoideo (Figura 1). Secciona-se o nervo no seu 2º joelho sem manipulação da cadeia ossicular.

O nervo é retirado do canal de Falópio e transposto inferiormente através da região do forame estilomastoideo, medialmente ao ventre posterior do músculo digástrico. A incisão é então estendida até o pescoço, em continuidade com a incisão retroauricular da mastoidectomia e alinhada com a borda anterior no músculo esternocleidomastoideo (no triângulo anterior do pescoço).

O nervo hipoglosso é então localizado póstero-inferiormente à borda posterior do ventre posterior do músculo digástrico, sobre a artéria carótida interna e anterior à veia jugular interna (Figura 2). O seu ramo descendente é então localizado.

Proximal a seu ramo descendente, uma janela é aberta no epineuro na porção mais lateral do nervo hipoglosso, de maneira a visualizar os funículos.

O funículo mais posterior e mais lateral é então seccionado.

O coto distal do nervo facial já transposto para este local é então anastomosado com o coto proximal do funículo seccionado do nervo hipoglosso (Figura 3). Caso o comprimento do nervo facial não seja suficiente para que uma anastomose sem tensão seja realizada, os músculos digástrico e/ou esternocleidomastoideo podem ser seccionados.

Para a estabilização da anastomose foi usado cola de fibrina humana (Tissucol®) segundo técnica previamente descrita por BENTO (14,15). A incisão cirúrgica é fechada em três planos: muscular, subcutâneo e pele. Todos os pacientes foram colocados em programa de reabilitação motora facial para treinamento da nova maneira de movimentação.

RESULTADOS

Os pacientes tiveram um seguimento de 24 meses. A função motora mímica da face foi avaliada em consultas seqüenciais e pelo mesmo examinador, em intervalos de 1 mês.

No quarto mês, 20 pacientes já mostravam sinais de reinervação motora, enquanto que os outros 3 restantes, mostraram movimentação a partir de 1 ano. Após os 24 meses os resultados obtidos podem ser avaliados na Tabela 2. A motricidade e a funcionalidade da língua foram preservadas em todos os casos.









DISCUSSÃO

Os resultados obtidos por esta técnica mostravam uma aquisição de tônus da musculatura facial no repouso com melhora da funcionalidade para alimentação. Nem sempre a escala usada para a avaliação da paralisia foi a de HB, tornando difícil a comparação entre estudos, porém a maioria dos autores considera ganho do tônus no repouso e funcionalidade na articulação facial para a fala e alimenta ção resultados satisfatórios para esta técnica (2).

Nestes estudos, a seqüela para a língua era de 100%, sendo que a associação com uma lesão pré-existente de outros pares cranianos, poderia causar lesões definitivas importantes para o paciente.

Considerando o melhor aporte que o nervo hipoglosso pode doar para o nervo facial, 10% dos pacientes podem não ter reinervação da face e mesmo assim ainda terem a seqüela na hemilíngua e como há grande aporte de fibras para o facial a chance de movimentos em massa aumenta. Os resultados com anastomose entre o coto terminal do nervo facial e a parede lateral do nervo hipoglosso ou com parte do nervo hipoglosso visavam diminuir a seqüela na motricidade lingual (5,6).

Nesta técnica, o aporte de fibras nervosas para o nervo facial seria menor e em contrapartida a seqüela na língua também (3,11). A técnica realizada com secção de um terço da espessura no nervo hipoglosso e anastomose termino lateral, foi realizada inicialmente com o uso de interposição de um enxerto de nervo (3,4) (sural ou auricular magno).

Neste caso há desvantagem de haver duas anastomoses já que a transposi ção do nervo facial é feita próxima a glândula parótida, não deixando coto distal do nervo facial suficiente para sutura direta no nervo hipoglosso e assim necessitando de enxerto, o que levou a resultados piores do que o obtido pelo autor (3,7). Mesmo com uma secção de metade do diâmetro do nervo hipoglosso, não houve seqüela lingual (1,5,6). O enxerto lateral mostra que há menor lesão para a função da língua ou nenhuma lesão, porém os resultados para a reinervação facial são piores.

Os resultados obtidos no presente estudo mostraram reinervação do nervo facial (HB III ou II) em aproximadamente dois terços dos pacientes, o que comparado com as técnicas discutidas acima, mostra melhor desempenho.

A AFTTHF apresenta o mesmo índice de complicação em relação a atrofia lingual quando comparada com as técnicas que preservam parte da fibras do hipoglosso, como na anastomose láteroterminal.

CONCLUSÃO

A AFTTHF associa a possibilidade de ter um bom resultado na motricidade facial (HB II ou III) já que a anastomose é feita de maneira término terminal e não látero-terminal, através da dissecção específica de um funículo. Portanto, há menor lesão de fibras e maior chance de reinervação, com um diâmetro maior do nervo hipoglosso preservado, minimizando a chance de lesão na função motora da língua.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Hammerchlag PE. Facial reanimation with jump interpositional graft hypoglossal facial anastomosis and hypoglossal facial anastomosis: Evolution in management of facial paralysis. Laryngoscope, 109 Supp:1-23, 1999.
2. Gidley PW, Gantz BJ, Rubinstein JT. Facial nerve grafts: from cerebellopontine angle and beyond. Am J. Otology, 20:781-88, 1999. Figura 3. Abertura da bainha do nervo hipoglosso, identifica ção dos funículos, secção do funículo mais lateral e coaptação do coto distal do nervo facial com o coto proximal do nervo hipoglosso com cola de fibrina. Bento RF Arq. Otorrinolaringol., São Paulo, v.9, n.1, p. 12-16, 2005.16
3. May M, Schaitkin BM. The Facial Nerve. Thieme, NY. 2nd ed., 551-633, 2000.
4. Kessler LA, Moldovar J, Pool JL. Hypoglossal facial anastomosis for treatment of facial paralysis. Neurology, 118-25, 1959.
5. Mathew G, Huff JS. Selective role of partial XI-VII anastomosis in facial reanimation. Laryngoscope, 108(11pt1):1664-68, 1998.
6. Johanes M, Carien B, Van de Velde C, Stokoos R. Reanimation of the paralyzed face by indirect hypoglossalfacial nerve anastomosis. Am J Surg, 182(3):268-73, 2001.
7. Sood S, Anthony R, Hover JJ, Van Hille P, Fenwick JD. Hypoglossal-facial nerve anastomosis: assessment of clinical results and patient benefit for facial nerve palsy following acoustic neuroma excision. Clin Otolaryngol, 25(3):219-26, 2000.
8. Karte M. Ein Fall von Nervenpfropfung des nervus fascialus auf den nervus hypoglossus. Dtsch Med Wochensch, 29:293, 1903.
9. Sternnert E. Hypoglossal-facial anastomosis: its significance for modern facial surgery. Clin Plast Surgery,6:471-86, 1979.
10. Bunnel S. Suture of the facial nerve within the temporal bone: with report of the first successful case. Surg Gynec Obstet, 45:7-12, 1927.
11. Chen Y, Hsu C, Liu TC, Yanagihara N, Murakami S. Histological rearrangement in the facial nerve and central nuclei following immediate and delayed hypoglossalfacial nerve anastomosis. Acta Otolaryngol, 120:551-56,2000.
12. Atlas MD, Lowinger DSG, A new technique for hypoglossal facial nerve repair. Laryngoscope, 107:984-91, 1997.
13. House JW, Brackmann DE. Facial nerve grading system. Otolaryngol Head and Surg, 93:146-7, 1985.
14. Bento RF, Minitti A. Comparison between fibrin tissue adhesive and epineural suture and natural union in intratemporal facial nerves. Acta Oto-Laryngológica, 465: 1-36, 1989.
15. Bento RF, Almeida ER, Miniti A. Anastomosis of the intratemporal facial nerve with fibrin tissue adhesive. Eur Arch Otolaryngol, S387-S388, 1994. Bento RF Arq. Otorrinolaringol., São Paulo, v.9, n.1, p. 12-16, 2005.

* Professor Associado da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
** Doutor em Otorrinolaringologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
*** Fellow em Cirurgia Otológica e de Base de Crânio e Doutorando do Curso de Pós-graduação da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Trabalho realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Trabalho apresentado no 9th International Facial Nerve Symposium, San Francisco, CA, USA, 29 de julho a 1 agosto de 2001.
Endereço para correspondência: Dr. Arthur Menino Castilho . Rua Tenente Negrão nº 140 cj 91 9º andar . São Paulo / SP . CEP: 04530-000 . Brasil . Telefone:
(11) 3167-6556 . Fax: (11) 3168-0230 . E-mail: arthurcastilho@ajato.com.br
Artigo recebido em 20 de julho de 2004. Artigo aceito com modificações em 9 de outubro de 2004.
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024