Title
Search
All Issues
6
Ano: 1998  Vol. 2   Num. 2  - Abr/Jun Print:
Original Article
Versão em PDF PDF em Português
Seu Consultório: A Cor Influencia o Bem Estar das Pessoas
Author(s):
1Nanci Saraiva Moreira, 2Sandra Cláudia Garda, 3Wolfgang Sérgio Steshenko
Palavras-chave:


As cores são encontradas na natureza e, da sua observação o Homem extraiu o desejo de colorir seu ambiente construído e objetos manufaturados.

Na decoração de ambientes, as cores podem ser encontradas e sentidas em todos os detalhes, da pintura das paredes à colocação de um objeto de decoração em uma mesinha de canto ou nas cores de um arranjo floral.

As diferentes combinações de cores influenciam nossos sentidos e parecem alterar visualmente as proporções dos ambientes.

As cores vivas e quentes dão a sensação de espaço jovem, enquanto os tons pastéis criam atmosfera de tranqüilidade.

Existem as combinações realizadas com cores quentes: amarelo, vermelho e laranja, que são mais excitantes e lembram o sol.



Paredes pintadas com estas cores, diluídas em branco, dão a impressão de estarem mais próximas, sendo aconselhável usá-las em ambientes maiores, quando se deseja torná-los aconchegantes. Em geral, a utilização dessas cores puras é recomendável para detalhes de decoração, com a finalidade de não sobrecarregá-los visualmente.

Já as cores frias: lilás, azul e o verde, causam-nos sensação de tranqüilidade e lembram a água e a floresta. São calmantes e podem tornar o ambiente depressivo, se mal utilizadas.



Paredes pintadas nestas cores, quando diluídas em branco, dão a impressão de profundidade, sendo recomendável sua utilização para ambientes pequenos.

Quando utilizadas em sua forma pura, podem disfarçar objetos grandes, dada sua propriedade de absorver luz.

As cores podem ser trabalhadas de várias maneiras, sendo as mais utilizadas a harmoniosa, a contrastante e a neutra.

O esquema harmonioso é fácil de agradar, pois causa sensação relaxante. É adequado para áreas de descanso. Pode ser monocromático ou tom sobre tom.



O efeito monocromático é adquirido pela utilização da mesma cor em suas várias nuances.

O efeito de tom sobre tom é formado pela utilização de cores adjacentes, ou vizinhas, como a combinação entre o verde e o amarelo, o laranja e o vermelho ou o lilás e o azul.

O esquema contrastante utiliza-se de cores complementares, criando efeito dinâmico e vibrante, entre as cores quentes e frias. Porém, deve ser bem dosado para não causar efeito desagradável. São complementares o azul e o laranja, o vermelho e o verde e o amarelo e o lilás.



O esquema neutro é formado pelos tons pastéis ligados ao bege e pelas combinações formadas pelo branco, pelo cinza e pelo preto.



Apesar de neutros, o preto e o branco também são contrastantes e, geralmente, são utilizadas para dar efeito sóbrio ao ambiente.

A decoração de uma clínica médica deve, portanto, levar em consideração o estudo das cores em relação ao espaço e mobiliário, para que se possa criar ambiente agradável ao usuário, seja ele paciente ou funcionário.

1- Arquiteta e Paisagista.
2- Arquiteta e Paisagista.
3- Arquiteto e Paisagista.
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024