Title
Search
All Issues
18
Ano: 2011  Vol. 15   Num. 1  - Jan/Mar Print:
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Resenha do livro: Atlas of Temporal Bone Surgery de Tuncay Ulug.
Review of the book: Atlas of Temporal Bone Surgery by Tuncay Ulug.
Author(s):
Palavras-chave:
Resenha do livro
"Atlas of Temporal Bone Surgery" de Tuncay Ulug.







O livro Atlas of Temporal Bone Surgery, de Tuncay Ulug,Thieme, 1ª. edição , 2010, em inglês, contém 203 páginas ricamente ilustradas que ajudam a compreender a anatomia e técnicas cirúrgicas do osso temporal.

O livro aborda de forma didática cirurgias de orelha externa, média e interna, com ilustrações detalhadas passo a passo que servem de referência não só para residentes como para cirurgiões experientes que desejam ampliar e reciclar seus conhecimentos.

Os primeiros capítulos são dedicados a aspectos gerais, comuns a todas as cirurgias otológicas. Incluindo o manejo adequado dos instrumentais cirúrgicos, especialmente as brocas. O autor sugere o tamanho e tipo de brocas mais adequados para cada passo cirúrgico e a forma adequada de se realizar hemostasia. Trata-se de um livro prático e objetivo, tornando o estudo agradável.

Os demais capítulos são dedicados cada um a uma cirurgia em específico. Em cada um deles discute-se inicialmente a indicação do procedimento, seguido do detalhamento por passos. Em cada passo dispõe-se de uma foto de osso temporal com a indicação das estruturas anatômicas e também do instrumental utilizado para sua realização.

Há descrição de cirurgias menos complexas como as miringoplastias até acessos neurotológicos para o cirurgião experiente. Em todos os procedimentos descritos há uma preocupação na definição e embasamento teórico relacionado à prática cirúrgica.

O livro inclui ainda cinco capítulos com técnicas cirúrgicas desenvolvidas pelo próprio autor, descritas de forma esquemática que podem dar uma outra visão ao leitor.

Quanto às limitações da obra, o que mais nos chamou a atenção foi o uso de peças anatômicas para ilustração, não se utilizou material cirúrgico, isso compromete ,de certa forma, a coloração das peças, especialmente onde há vasos e nervos.Entretanto, não há prejuízo do detalhamento dos procedimentos.

Em resumo, trata-se de uma obra interessante para aqueles lidam com cirurgia otológica e neurotológica. Graças à abrangência dos temas pode ser utilizada por profissionais em diferentes níveis de formação.



Mariana Hausen Pinna
Médica Assistente do Grupo de Otologia do HCFMUSP
Especialista em Cirurgia Otológica e da
Base Lateral do Crânio

  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024