Title
Search
All Issues
8
Ano: 1999  Vol. 3   Num. 2  - Abr/Jun Print:
Editor's Note
Versão em PDF PDF em Português
O SUCESSO DO I CONGRESSO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA FMUSP
Author(s):
Tanit Ganz Sanchez
Palavras-chave:
O SUCESSO DO I CONGRESSO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DA FMUSP

O I Congresso de Otorrinolaringologia da FMUSP, realizado no Centro de Convenções Rebouças em São Paulo, de 18 a 20 de junho de 1999, foi um sucesso total! O evento foi promovido pela Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pela Fundação Otorrinolaringologia, com apoio da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e da Sociedade Brasileira de Otologia e com patroc ínio principal da Smithkline Beecham, Schering- Plough, Abbott, Knoll e do Banco Real. Esse congresso nasceu do desejo de enfocar os vários aspectos práticos de nossa especialidade, conclamando pessoas de renome em cada área para exposição de temas de sua preferência. Mas não foi só isso. Uma das intenções primordiais (e plenamente alcançada...) foi a de divulgar os trabalhos específicos de jovens otorrinolaringologistas, pouco conhecidos no cenário nacional, mas plenamente capazes de desenvolverem estudos de alta qualidade. O evento contou com a presença de 854 inscritos entre otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e estudantes de todo o Brasil, promovendo uma grande confraternização dos ex-alunos da FMUSP. Além disso, 150 convidados nacionais abrilhantaram nosso evento, expondo seus conhecimentos a essa grande platéia.


Foto 1. Sessão de abertura do I Congresso de Otorrinolaringologia da FMUSP no salão nobre do Centro de Convenções Rebouças. Da esquerda para a direita, os homenageados Dr. José Câmara, Dr. José Evandro Aquino (representando o Dr. Nelson Álvares Cruz), Prof. João Ferreira de Mello, Prof. Lamartine J. Paiva, Prof. Aroldo Miniti (Presidente do Congresso), Sr. Ricardo Ferraz de Camargo (Presidente da Fundação Otorrinolaringologia), Dr. Dalton Chamone (Representante do Conselho Deliberativo do HCFMUSP).


Foto 2. Área de exposição de trabalhos científicos, onde houve apresentação de 80 steres de bom nível, representando estudos realizados em vários estados do Brasil.


Foto3. O Orelhão 99, um dos pontos altos do I Congresso, com projeção em 3 dimensões, apresentado pelo Prof. Ricardo Ferreira Bento.


Foto 4. A festa de confraternização do I Congresso de Otorrinolaringologia da FMUSP.


Foto 5. Stand da Fundação Otorrinolaringologia, um dos pontos altos do I Congresso, disponibilizando os inúmeros produtos científicos, como livros, fitas de cirurgia e os cursos promovidos.


O Presidente do Congresso, Prof. Aroldo Miniti, abriu o evento, homenageando quatro otorrinolaringologistas por muitos anos de dedicação à casa: o Prof. Lamartine Junqueira Paiva, o Prof. João Ferreira de Mello, o Dr. José Câmara e o Prof. Nelson Álvares Cruz (Foto 1). O congresso abrangeu temas de atualização e reciclagem nas várias áreas de otorrinolaringologia, agradando tanto aos mais novos como aos mais experientes. Além disso, cada convidado pôde escolher os temas de suas apresenta- ções, ministradas sucintamente no tempo de 10 a 15 minutos, o que garantiu que cada palestrante transmitisse sua própria experiência. Por fim, houve exposição de 80 trabalhos científicos na forma de poster, que ficaram expostos para apreciação da platéia (Foto 2). O evento foi realizado em 3 salas simultâneas, incluindo inúmeros temas de otologia, rinologia, laringologia e voz, cirurgia estética facial e fonoaudiologia.

Teve destaque especial o Orelhão 99, com videoteipes das principais cirurgias otológicas filmadas em 3D, técnica que facilita sobremaneira a compreensão das estruturas em profundidade do osso temporal, comentadas pelo Prof. Ricardo Ferreira Bento (Foto 3). No sábado à noite, a festa de confraternização do evento teve lugar no Clube B'Nai Brith, nos Jardins, com música ao vivo, reunindo cerca de 350 pessoas (Foto 4).

Quem foi ao I Congresso, gostou! Quem não foi, daqui a dois anos tem mais... Um abraço a todos e, em nome de toda a Comiss ão Organizadora do I Congresso de Otorrinolaringologia da FMUSP, muito obrigada pela participa ção... Dra.

Tanit Ganz Sanchez Editora

O PRIMEIRO CURSO DE DISSECÇÃO DE OSSO TEMPORAL EM 3D

Os cursos de Dissecção de Osso Temporal da Faculdade de Medicina da USP já se tornaram tradição no meio otorrinolaringológico.

Este ano será ministrado o 40º curso e 520 pessoas já o terão realizado. Esse curso faz parte de uma seqüência promovida pela Faculdade de Medicina de São Paulo, englobando a Disciplina de Otorrinolaringologia (serviço do Prof. Araldo Miniti) e a Disciplina de Anatomia Topográfica (serviço do Prof. Aldo Junqueira). Nos últimos cursos, fez grande sucesso a utilização da projeção em 3 dimens ões, sendo este o único curso de dissec- ção do mundo a empregar este recurso. O responsável pela elaboração do curso é o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, Professor Associado da FMUSP e chefe do Grupo de Otologia do Hospital das Clínicas da FMUSP que, junto com o Prof. Dr. Guilherme Carvalhal Ribas, da Anatomia Topográfica, elaborou o sistema de 3 dimensões utilizado no curso. Se você quiser saber mais detalhes sobre esse curso, leia a seguir: O curso dura 4 dias (geralmente de 3ª à 6ª feira) em horário integral e é realizado em laboratório pró- prio com todas as facilidades (laboratório de microdissec ção da Disciplina de Otorrinolaringologia e da Disciplina de Anatomia Topográfica Humana da FMUSP. É destinado a residentes e médicos especialistas interessados em reciclagem.

Os participantes têm a oportunidade de estudar toda a anatomia cirúrgica do osso temporal e de dissecar suas estruturas. São divididos em duplas, sendo que cada participante disseca 2 ossos temporais. O programa do curso inclui inicialmente uma demonstra ção dos materiais utilizados em cirurgia otológica e seu manuseio, assim como da anatomia macroscópica do osso temporal e suas relações.

A seguir, o Prof. Ricardo Bento inicia os passos cirúrgicos com a mastoidectomia, antrotomia, aticotomia, dissecção do golfo da jugular e saco endolinfático, timpanotomia posterior, exposição do canal de Falópio e nervo facial, da cavidade timpânica e tuba auditiva, do bloco labiríntico, labirintectomia, aberta do meato acústico interno, cóclea, carótida, assoalho da fossa média e da fossa posterior. Cada tópico é inicialmente dissecado ao vivo, com proje- ção em telão em 3 dimensões, seguida da dissecção pelos alunos, até que todos os tópicos sejam abordados. No último dia, todos têm a oportunidade de começar um novo osso e praticar uma dissecção livre. O valor da inscrição é R$ 450,00, incluindo 2 ossos temporais por pessoa, assim como todo o material usado no curso, como micromotor, brocas, microsc ópio, estiletes, pinças articuladas, aspiradores, avental, máscara, gorro e luvas.

As inscrições podem ser feitas na Fundação Otorrinolaringologia (Rua Pedroso Alvarenga, 1255 cj.

27, CEP: 04531-012, São Paulo - SP), por telefone (011) 3068-9855, por fax (011) 881-6769 ou por e-mail: rbento@ibm.net


Foto: Alunos do Curso de Dissecção de Osso Temporal em 3D, realizado no laboratório de micro-dissecção da Disciplina de Otorrinolaringologia e da Disciplina de Anatomia Topográfica Humana da FMUSP.
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024