Title
Search
All Issues
91
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-9777201200S1F-031
Print:
11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Oral Presentation Audiology
TextoTexto em Inglês
ESCOLARES DE 7 A 10 ANOS DE DIFERENTES NÍVEIS SOCIOECONÔMICO-CULTURAIS X HABILIDADES AUDITIVAS
SCHOOL CHILDREN 7 TO 10 YEARS OLD OF DIFFERENT SOCIOECONOMIC LEVELS AND CULTURAL VS. LISTENING SKILLS
Author(s):
Sineia Neujahr dos Santos, Enma Mariángel Ortiz Torres, Karine Thais Becker, Angela Garcia Rossi, Maristela Julio Costa
Palavras-chave:
Resumo:

Objetivo: Descrever e comparar o desempenho de crianças de diferentes níveis socioeconômico-culturais nas habilidades auditivas avaliadas pelos testes de Padrão de Duração (PPS) e Dicótico Não Verbal (DNV). Material e método: Fizeram parte do estudo 51 crianças, de 7 a 10 anos de idade, que foram dividas em dois grupos de acordo com o nível socioeconômico-cultural. O grupo 1 (G1), correspondente a classe média-alta, e o grupo 2 (G2), correspondente a classe média-baixa, constituíram-se de 23 e 28 crianças respectivamente. Foi realizada anamnese, meatoscopia, audiometria tonal liminar, imitanciometria e aplicação dos testes de Padrão de Duração (PPS) e Dicótico Não Verbal (DNV). Foram analisadas e comparadas estatisticamente as porcentagens de acertos entre os grupos, em cada teste, para as tarefas murmurada e nomeada do teste PPS e escuta direcionada no teste DNV. Resultados: Tanto para o teste PPS, quanto para o DNV, em todas as tarefas, foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre o desempenho de crianças do G1 e G2. O G1 apresentou escores superiores ao G2 nos dois testes aplicados. Conclusão: Tanto as habilidades de atenção seletiva, avaliada do teste Dicótico Não Verbal, quanto às habilidades de reconhecimento de padrões de frequência, ordenação temporal e nomeação foram significativamente melhores no grupo socioeconômico-cultural médio-alto. Estes resultados poderiam justificar o melhor desempenho escolar deste grupo, já que essas habilidades são importantes para o processo de aprendizagem.

.
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2019