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356
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-977720120S1PF-017
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11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Poster Audiology
TextoTexto em Inglês
INTENSIDADE DE MÚSICA UTILIZADA POR PROFESSORES DE DANÇA EM ACADEMIAS DE PORTO ALEGRE (RS)
INTENSITY OF MUSIC USED FOR TEACHERS OF DANCE IN GYMS OF PORTO ALEGRE (RS)
Author(s):
Cristiane Nehring, Natália Schardosim Copetti, Magda Aline Bauer, Adriane Ribeiro Teixeira
Palavras-chave:
Resumo:

Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a intensidade de uso de música utilizado nas aulas por professores de dança de academias e escolas de dança de Porto Alegre (RS). Material e método: Foi elaborado um questionário, contendo questões objetivas e subjetivas. Após a realização da entrevista, as pesquisadoras permaneceram nas aulas de dança, realizando medidas do nível de intensidade sonora utilizado pelos professores. Todos foram orientados a manter o nível de intensidade que habitualmente utilizavam em suas aulas. As medidas foram realizadas utilizando-se um medidor de pressão sonora modelo DL-4020 marca ICEL Manaus. Resultados: A amostra foi composta por 22 indivíduos, sendo 16 (72,72%) do sexo feminino e 6 (27,27%) do sexo masculino. As idades variaram entre 18 e 55 anos. A avaliação do nível de intensidade apresentou variação de 65 a 95dB, incluindo todos as modalidades de dança. Constatou-se que 10 (45,5%) professores utilizavam, em suas aulas, música em intensidades superiores a 85dB. As maiores intensidades foram observadas nas aulas de street dance e jazz e as menores nas aulas de ballet clássico. Conclusão: Este estudo permitiu verificar que a maior parte dos professores avaliados utilizam em suas aulas, um nível de ruído a cima de 85dB. A partir dos resultados observados, um projeto de extensão foi elaborado e está sendo desenvolvido, com o objetivo de orientar os professores sobre os efeitos auditivos e extra-auditivos do ruído.

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