Title
Search
All Issues
2
Ano: 2013  Vol. 17   Num. 4  - Oct/Dec
DOI: 10.1055/s-0033-1351372
Print:
Original Article
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Qualidade, Abrangência e Legibilidade de Websites Relacionados às Funções Orofaciais
Quality, Range, and Legibility in Web Sites Related to Orofacial Functions
Author(s):
Camila de Castro Corrêa, Deborah Viviane Ferrari, Giédre Berretin-Felix
Palavras-chave:
Fonoaudiologia - Amamentação - Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação Educação a Distância - Telemedicina - Tecnologia Educacional
Resumo:

Introdução: Muitas informações sobre saúde são disponibilizadas na internet, porém nem sempre são avaliadas no que se refere à qualidade e legibilidade. O conhecimento sobre as funções orofaciais pode ser considerado importante para a população, pois viabiliza a estimulação adequada, o diagnóstico precoce e a prevenção das alterações oromiofuncionais durante a primeira infância.

Objetivo: avaliar a qualidade, legibilidade e abrangência dos websites, em português brasileiro, disponíveis a respeito das funções orofaciais.

Métodos: Utilizando-se a ferramenta de busca GoogleT, foram selecionados websites com informações direcionadas a pais/cuidadores de bebês abordando amamentação, alimentação após os 6 meses, hábitos orais deletérios, respiração e fala. Os mesmos foram avaliados pelo Índice de Facilidade de Leitura de Flesch (IFLF), aspectos do Health on the Net Code (HONCode modificado), além da abrangência dos assuntos abordados em relação a outros aspectos do desenvolvimento do bebê.

Resultados: A partir do acesso a 350 páginas da internet, 35 websites foram selecionados e 315 excluídos por não atenderem aos critérios de inclusão. Em relação à legibilidade, os websites apresentaram a média do IFLF de 61,23%, expressaram a média de 6,43 pontos na aplicação do HONCode modificado, tendo-se encontrado média de 2,49 temas por website avaliado, com maior frequência de informações sobre amamentação e menor de assuntos
como respiração e fala.

Conclusões: Os websites que abordaram as funções orofaciais apresentaram classificação Padrão de legibilidade, cumpriram metade dos princípios éticos propostos pelo HONCode modificado, em sua maioria, e apresentaram como tema mais abordado o da "amamentação", com abrangência restrita.

  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024