Title
Search
All Issues
3
Ano: 2013  Vol. 17   Num. 4  - Oct/Dec
DOI: 10.1055/s-0033-1351685
Print:
Original Article
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Comparação entre a Posição da Cabeça de Escolares Normo-Ouvintes e com Perda Auditiva Sensorioneural
Head Position Comparison between Students with Normal Hearing and Students with Sensorineural Hearing Loss
Author(s):
Renato de Souza Melo, Polyanna Waleska Amorim da Silva, Robson Arruda Souza, Maria Cristina Falcão Raposo, Karla Mônica Ferraz
Palavras-chave:
Doenças Vestibulares - Equilíbrio Postural - Mau Alinhamento Ósseo - Orelha Interna - Surdez
Resumo:

Introdução: O senso da posição da cabeça é coordenado pela atuação sensorial do sistema vestibular, localizado na orelha interna. Crianças com perda auditiva sensórioneural podem apresentar alterações no sistema vestibular, possivelmente, em decorrência da lesão no ouvido interno, o que pode alterar o senso da posição da cabeça nesta população.

Objetivos: Analisar o alinhamento da cabeça de escolares ouvintes e com perda auditiva sensórioneural e comparar os dados entre os grupos.

Métodos: Estudo de corte transversal que analisou e o alinhamento da cabeça de 96 escolares, sendo 48 ouvintes e 48 com perda auditiva sensórioneural, de ambos os gêneros, na faixa etária entre 7-18 anos. A análise do alinhamento da cabeça deu-se por meio de avaliação postural realizada, seguindo os critérios propostos por Kendall et al.

Resultados: Os escolares com perda auditiva apresentaram maior ocorrência de alterações na postura da cabeça que os ouvintes: (p<0,001). A postura anteriorizada da cabeça foi o tipo de alteração postural mais observada nos grupos, ocorrendo em maior proporção nos escolares com perda auditiva (p< 0,001), seguida da postura inclinada lateralmente da cabeça (p< 0,001).

Conclusão: Os escolares com perda auditiva sensórioneural apresentaram mais alterações na postura da cabeça quando comparados aos ouvintes.

  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024