Title
Search
All Issues
8
Ano: 2013  Vol. 17   Num. 4  - Oct/Dec
DOI: 10.1055/s-0033-1353441
Print:
Original Article
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Estudos Histopatológicos de Cirurgias de Adenotonsilectomias são Realmente Necessários?
Are Histologic Studies of Adenotonsillectomy Really Necessary?
Author(s):
Giseli Rebechi, Thiago Euênio Pontes, Elias Lobo Braga, Willian Maduel Matos, Fernando Rebechi, Cícero Matsuyama
Palavras-chave:
Neoplasias Tonsilares - Tonsilectomia - Adenoidectomia
Resumo:

Introdução: Na maioria dos serviços de Otorrinolaringologia é rotina para enviar o material extraído de uma cirurgia de amigdalectomia para pesquisa de material suspeito de malignidade ou documentação médico-legal. Estudos recentes têm mostrado que esta rotina de análise é dispensável.

Objetivo: Avaliar a real necessidade e custo / benefício do exame histopatológico de rotina realizada em pacientes submetidos a amigdalectomia, sem sinais ou sintomas de doença maligna.

Métodos: Estudo retrospectivo observacional que avaliou os prontuários de pacientes submetidos a adenoamigdalectomia, amigdalectomia e adenoidectomia , durante o período de janeiro de 2008 a setembro de 2009 no Instituto de Otorrinolaringologia CEMA -SP. Além disso, a análise de custo deste teste para o sistema de saúde pública e revisão da literatura.

Resultados: Foram estudados 281 pacientes entre 2 e 22 anos de idade, onde 142 (50,5%) eram do sexo masculino e 139 (49,5% ) do sexo feminino. 201 cirurgias foram adenotonsilectomia (71,5%), amigdalectomia, 41 ( 14,5%) e adenoidectomia 39 (14%). A indicação mais comum para a cirurgia foi infecção de repetição (63,3%) . Nenhum dos pacientes do estudo tinham suspeita clínica de malignidade. Os testes mostraram um custo de R$ 20,03 por tonsila analisado.

Conclusão: O exame histopatológico de rotina em pacientes submetidos a adenoamigdalectomia, sem sinais ou sintomas de malignidade são dispensáveis, além de aumentar o custo das cirurgias .

  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024