Title
Search
All Issues
16
Ano: 2013  Vol. 17   Num. 4  - Oct/Dec
DOI: 10.1055/s-0033-1351673
Print:
Case Report
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Manifestação Atípica do Schwannoma Vestibular
Atypical Manifestation of Vestibular Schwannoma
Author(s):
Guilherme Webster, Rui Carlos Ortega Filho, Antonini de Oliveira e Sousa, Márcio Cavalcante Salmito, Mariana Lopes Favero, Patrícia Maria Sens Marques
Palavras-chave:
Neuroma Acústico - Vertigem - Perda Auditiva
Resumo:

Introdução: O schwannoma vestibular (também conhecido como neurinoma do acústico) é um tumor benigno, cujas células são derivadas da bainha de schwann, as quais comumente ocorrem na porção vestibular do oitavo nervo craniano. Ademais, o schwannoma vestibular corresponde a aproximadamente 8% de todos os tumores intracranianos nos adultos e 80 a 90% dos tumores do ângulo ponto-cerebelar. Seus sintomas são bastante variados, mas o que mais se destaca é uma perda neurossensorial unilateral, com baixo indice de reconhecimento de fala.

Objetivo: Relatar uma manifestação atípica do schwannoma vestibular.

Relato de caso: Feminino, 46 anos, com quadro de vertigem, hipoacusia e plenitude biaurais, com exames otorrinolaringológicos sugestivos de lesão coclear. Após 6 meses, evoluiu com piora dos sintomas prévios e aparecimento de zumbido unilateral direito. Nos exames manteve-se o quadro sugestivo de lesão coclear, à exceção do exame otoneurológico (hiporreflexia). À ressonância nuclear magnética apresentou lesão expansiva em ângulo-ponto cerebelar direito.

Comentários finais: Este relato alertou-nos sobre as manifestações atípicas do schwannoma vestibular, as quais devem sempre ser lembradas na investigação e diagnóstico de quadros de perda auditiva.

  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024