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380
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-977720120S1PF-041
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11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Poster Audiology
TextoTexto em Inglês
PREVALÊNCIA DE DESORDENS DO SOM DA FALA EM FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO E DE PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA: UMA REVISÃO NARRATIVA
PREVALENCE OF DISORDERS OF THE SOUND OF SPEECH IN THE BRAZILIAN PORTUGUESE SPEAKERS AND ENGLISH - SPEAKING COUNTRIES: A NARRATIVE REVIEW
Author(s):
Ândrea de Melo, Katie Barnes, Katie Marth, Kathleen Schweitzer, Lynn Williams, Marcia Keske-Soares
Palavras-chave:
Resumo:

OBJETIVO: A desordem dos sons da fala (DSF) é o tipo mais prevalente das desordens de comunicação, que corresponde a 32% de todas as desordens (Slater, 1992). O objetivo foi realizar uma revisão narrativa abrangente de estudos de prevalência de DSF em falantes de língua Inglesa (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá), bem como de falantes do Português Brasileiro. MÉTODOS: O método para a seleção sistemática e transparente de estudos apropriados incluíram os termos da pesquisa ("Prevalence", "criteria", "speech and language delay", "disorder", "speech delay", "primary speech and language delay prevalence", "speech impairment prevalence", "speech disorder prevalence") e as bases de dados (CINHAL, PubMed, ASHA, PSYinfo, Google Search, Scielo). O número de artigos encontrados no período da revisão narrativa (fevereiro a março de 2012) foi de 52, sendo selecionados 37, e os que foram incluídos na revisão foram 35 artigos. Cada artigo foi resumido de acordo com o(s) autor(es), ano de publicação, relato da prevalência, tamanho da amostra, idade dos participantes do estudo, e as medidas utilizadas para determinar DSF. RESULTADOS: Os resultados indicam que DSF continuam sendo uma condição de alta prevalência e que a variação é ainda maior para crianças falantes do Português Brasileiro. CONCLUSÃO: Os resultados desta revisão narrativa são discutidos quanto às diferenças na definição de DSF, gravidade e tipo de alteração de comunicação estudado, a natureza das amostras dos estudos e as diferenças de métodos de estudo. Ainda, serão discutidos quanto à necessidade de pesquisas futuras que analisem a prevalência entre os países e línguas.

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