Title
Search
All Issues
400
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-977720120S1PF-061
Print:
11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Poster Audiology
TextoTexto em Inglês
VOZ/SAÚDE VOCAL DE PROFISSIONAIS E/OU PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DA LITERATURA COM ENFOQUE NOS LOCAIS DE TRABALHO
VOICE / HEALTH VOICE OF PROFESSIONALS AND / OR TEACHER OF PHYSICAL EDUCATION: ANALYSIS OF LITERATURE WITH FOCUS ON THE WORKPLACE
Author(s):
Denise de Souza Cunha, Regina Zanella Penteado
Palavras-chave:
Resumo:

A comunicação efetiva é essencial para o profissional e/ou professor de Educação Física e a voz é instrumento fundamental, sendo imprescindível contar com saúde e bem-estar vocal ainda que frente às condições e ambientes adversos. Objetivo: analisar as publicações sobre voz/saúde vocal de professores/profissionais de Educação Física com foco nos locais de atuação destes trabalhadores. Material e Método: levantamento da literatura fonoaudiológica brasileira sobre voz/saúde vocal de professores/profissionais de Educação Física. A análise prioriza os locais de atuação profissional. Resultados: Encontramos poucos estudos teóricos e de revisão bibliográfica e várias pesquisas em campo. Prevalece os estudos com professores de Educação Física que atuam em academias particulares, variando-se as modalidades: Aeróbica, Body Pump, Body Combat, Axé/Forro, Jump Fit, Circuit Total, Body Step, Ciclismo In-door, Ginástica Localizada, Spinning, Step, Natação e Hidroginástica. Estudos com professores de Educação Física em escolas (Ensino Fundamental, Médio e Superior) ocorrem em menor quantidade, variando-se quanto ao tipo de escola: públicas, privadas e os dois. Nota-se que o segmento da categoria docente de Educadores Físicos que atuam em escolas é muito pouco estudado. Conclusões: considerando-se a importância da voz, as necessidades e as demandas vocais dos profissionais e professores de Educação Física, sob condições de trabalho adversas e que implicam em risco à saúde vocal, a literatura se mostra precária para subsidiar ações voltadas para a promoção da saúde vocal destes profissionais, especialmente daqueles lotados em escolas públicas e privadas, uma vez que ainda são pouco conhecidas as suas condições de trabalho e de saúde.

.
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024