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Ano: 1997  Vol. 1   Num. 2  - Abr/Jun Print:
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I Semana Nacional de Prevenção da Surdez
Author(s):
Ricardo Ferreira Bento
Palavras-chave:
INTRODUÇÃO

Será realizada nos dias 10, 11 e 12 de novembro deste ano, uma Campanha Nacional de Prevenção inédita no Brasil, que visará especialmente a informação à população dos problemas relativos à perda auditiva. A Campanha será realizada em uma segunda, terça e quarta feiras e no sábado começara no Rio de Janeiro a XII Reunião da Sociedade Brasileira de Otologia.

Idealizada há muitos anos, agora está sendo colocada em prática pela atual diretoria da Sociedade Brasileira de Otologia, com a parceria de outras entidades que estão diretamente voltadas para o problema da surdez:

- Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia;

- Fundação Otorrinolaringologia;

- Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e

- Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Além de contarmos com os apoios locais das Prefeituras Municipais, Governos Estaduais e Secretarias das Saúde das principais cidades participantes de todo o país, estarão colaborando com a Campanha os seguintes órgão federais:

- Ministério do Trabalho

- Ministério da Saúde

- Ministério do Meio Ambiente

- Ministério da Educação e Cultura

Diversas empresas privadas estão também sendo convidadas para participar do evento em nível nacional ou regionalmente, de acordo com as respectivas áreas de atuação.

A CAMPANHA

 ORGANIZAÇÃO

A concepção-mestra e a execução do evento, são de responsabilidade da Comissão Executiva com sede em São Paulo, formada pelos seguintes membros representantes das entidades já mencionadas:

- Coordenador:

Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento - Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia e Professor-Associado da Faculdade de Medicina da U. S. P.

- Membros:

Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos - Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringo-logia e Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Fon. Telma Costa - Presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Fon. Iêda Chaves - Presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Dr. José Alexandre Médicis da Silveira - Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia e Doutor em Otorrinolaringologia pela FMUSP.

Dr. Edigar Rezende de Almeida - Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, Delegado da SOB para São Paulo e Professor-Assistente Doutor da FMUSP.

Dra. Tanit Ganz Sanchez - Secretária-Geral da SOB e Doutoranda do Curso de Pós-Graduação da FMUSP.

Dra. Renata Cantisani Di-Francesco - Coordenadora da Liga da Surdez FMUSP e Doutoranda do Curso de Pós-Graduação da FMUSP.

Andréa Ribeiro de Carvalho - Assessora e Consultora em Projetos Especiais da Fundação Otorrinolaringologia.

Dr. Wilson Ayres - Comissão de Prevenção e Reabi-litação da Surdez da Sociedade Brasileira de Otologia.

Dr. Carlos Burlamaqui - Assistente do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

 OBJETIVO PRINCIPAL

Campanha de educação e conscientização da população brasileira para o problema da surdez com vistas à sua prevenção.

OBJETIVOS SECUNDÁRIOS E METAS PRINCIPAIS

- Orientação à população, quanto ao que fazer quando perceber queda auditiva.

- Conscientização dos direitos do trabalhador e da empresa no que diz respeito à surdez profissional.

- Alerta aos órgãos públicos envolvidos na questão.

- Orientação para a prevenção da surdez em todas esferas da sociedade, civil, médica-científica, empresarial e governamental.

- Orientação para o tratamento da surdez em seus vários níveis.

- Consolidação da importância psicossocial da surdez com deficiência física.

- Realização de levantamento de dados para a avaliação da incidência da perda auditiva, em seus diversos níveis de intensidade e faixa etária no Brasil.

- Divulgação à coletividade, da especialidade otorrinolaringológica.

REALIZAÇÃO

O meio principal para atingirmos os objetivos da Campanha, se traduz na operacionalização de Postos de Triagem Audiométrica ou para Audiometria Completa a serem instalados estrategicamente em diversos pontos de grande movimento (ex. praças centrais, Shoppings Centers, Hospitais, Postos de Saúde etc.), das principais cidades e regiões de todo o Brasil.

Estes postos serão compostos pelos seguintes itens:

1. Espaço físico silencioso para realização da Triagem Audiométrica ou Audiometria Completa com o equipamento adequado ou seja, um audiômetro via área ou um audiômetro convencional.

2. Recursos Humanos compreendendo um médico otorrinolaringologista e uma fonoaudióloga qualificados e pessoal voluntário de apoio.

3. Impressos padrozinados para a realização dos exames e respectivas instruções da rotina (padronização dos procedimento).

4. Folhetos/questionário para serem preenchidos pelas pessoas que procurarem os postos para participarem dos exames audiométricos.

5. Materiais de divulgação para os postos (Placas de sinalização, posters, entre outros) e

6. Folhetos explicativos contendo informações básica, referentes às principais causas, métodos de prevenção e orientação quanto ao que fazer quando se perceber perda de audição.

Além de possibilitarem a realização de exames gratuitos de audição, estes postos funcionarão como pontos de atração para a mídia em geral e para a distribuição do material informativo à população.

Este material será igualmente distribuído em locais estratégicos como postos de saúde, pedágios de rodovias, centros de informações turísticas etc.

A proposta atual para a instalação de 180 postos em todo o país, se deve a grande receptividade obtida junto aos Delegados Estaduais da Sociedade Brasileira de Otologia, convidados para a coordenação local do evento em seus respectivos Estados.

Nos Estados em que não haviam Delegados eleitos ou aqueles que por qualquer motivo não puderam participar, foram nomeados outros colegas para assumirem a coordenação.

São estes os coordenadores estaduais:

Acre: Carlos Alberto Beiruth Borges
Alagoas: Maria Eliete Inácio da Silva
Amazonas: Eduardo A. Kaufffman
Bahia: Paulo Sérgio Lins Perazzo
Brasília: Oswaldo Nascimento Jr.
Ceará: Fernando Sequeira Praça
Espírito Santo: Sérgio Ramos
Goiás: Antônio Thomé Júnior
Maranhão: Carlos Alberto Silva Dias
Minas Gerais: Humberto Afonso Guimarães
Mato Grosso: Ernani Albuquerque Preuss
Mato Grosso do Sul: Pedro Paulo Bidart Sampaio Rocha
Pará: Jorge Resque
Paraíba: José Pinto Brandão
Paraná: Herton Coifman
Pernambuco: Milton Souza Leão S. Júnior
Piauí: Paulo de Tarso Moura Borges
Rio de Janeiro: Shiro Tomita
Rio Grande do Norte: José Rubens Marcondes de Aguiar
Rio Grande do Sul: Alberto Alencar Nudelmann
Santa Catarina: Syriaco Atherino Kotsias
Sergipe: George Alberto S. S. Amado
São Paulo: Edigar Rezende de Almeida*
Tocantins: Antônio de Deus

* no Estado de São Paulo devido ao grande número de postos, foram organizados coordenadorias em algumas cidades:
Botucatú e região - Jair Mantovani
Campinas e região - Raul Guedes de Mello
Guarulhos - Vera Andiara Rezende da Silva
Marília - Alfredo Dell'Aringa
Ribeirão Preto e região - José Antônio A. de Oliveira
Santo André, São Bernardo e São Caetano - Luiz Antônio P. de Figueiredo

Os coordenadores enviaram um estudo preliminar da quantidade e locais dos postos:

ESTADO - /MUNICÍPIO - QUANT. DE POSTOS OBS.

 São Paulo / Capital 20 Estimado
 Guarulhos 02
 ABC 00 A definir
 Campinas 08
 Paulínia 01
 Hortolândia 01
 Valinhos 01
 Mogi-Mirim 01
 Botucatu 04
 Ituverava 01
 Araraquara 02
 Limeira 02
 Itú 01
 Lins 01
 Penápolis 01
 Barretos 01
 São Carlos 01
 Bauru 03
 Jaú 01
 Patrocínio 01
 Marília 02
 Ribeirão Preto 00 A definir
 Araçatuba 02
TOTAL SÃO PAULO - 57

 Rio de Janeiro / Capital 07
 Angra dos Reis 01
 Nilópolis 01
 S. João do Meriti 01
 Nova Iguaçu 01
 Niterói 02
 São Gonçalo 01
 Macaé 01
 Campos 01
 Volta Redonda 01
 Itaperuna 01
 Teresópolis 01
 Resende 01
TOTAL RIO DE JANEIRO 20

 Minas Gerais / Capital 04
 Montes Claros 01
 Juiz de Fora 01
TOTAL MINAS GERAIS 06

 Espírito Santo / Capital 03
 Cachoeiro do Itapemirim 01
 Serra 01
 Vila Velha 01
 Colatina 01
 São Mateus 01
 Linhares 00 A definir
TOTAL ESPÍRITO SANTO 08

TOTAL REGIÃO SUDESTE 91

ESTADO - /MUNICÍPIO - QUANT. DE POSTOS OBS.

 Paraná / Capital 03
 Londrina 01
 Maringá 01
 Ponta Grossa 01
 Cascavél 01
 Foz do Iguaçu 01
TOTAL PARANA 08

 Rio Grande do Sul / Capital 04
 Santa Maria 01
 Pelotas 01
 Passo Fundo 01
TOTAL RIO GRANDE DO SUL 07

 Santa Catarina / Capital 01
 TOTAL SANTA CATARINA 01

TOTAL REGIÃO SUL 16

 Brasília / Capital 00 A definir
TOTAL BRASÍLIA 00

 Goiás / Capital 10
 Anápolis 01
 Jataí 01
 Catalão 01
 Itumbiara 01
 Rio Verde 01
 Trindade 01
 Caldas Novas 01
 Inhumas 01
TOTAL GOIÁS 18

 Mato Grosso / Capital 04
TOTAL MATO GROSSO 04

 Mato Grosso do Sul / Capital 06
 Dourados 01
 Três Lagoas 01
 Corumbá 01
TOTAL MATO G. DO SUL 09

TOTAL REGIÃO CENTRO-OESTE 31

 Alagoas / Capital 02
 Arapiraca 01
 São Miguel dos Campos 01
 Marechal Deodoro 01
 Palmeira dos Índios 01
TOTAL ALAGOAS 06

 Bahia / Capital 00 A definir
 Feira de Santana 01
TOTAL BAHIA 01

 Ceará / Capital 05
TOTAL CEARÁ 05

 Maranhão / Capital 02
 Imperatriz 01
 Bacabal 01
TOTAL MARANHÃO 04

 Paraíba / Capital 02
 Campina Grande 02
 Patos 01
TOTAL PARAÍBA 05

 Pernambuco / Capital 04
 Caruaru 00 A definir
 Garanhums 00 A definir
 Gravata 00 A definir
TOTAL PERNAMBUCO 04

 Piauí / Capital 03
 Parnaíba 01
TOTAL PIAUÍ 04

 Rio G. do Norte / Capital 02
 Mossoró 01
TOTAL RIO G. DO NORTE 03

 Sergipe / Capital 00 A definir
 Lagarto 01
 Itabaiana 01
 Estância 00 A definir
TOTAL SERGIPE 02

TOTAL REGIÃO NORDESTE 34

 Tocantins / Capital 01
TOTAL TOCANTINS 01

 Amazonas / Capital 00 A definir
TOTAL AMAZONAS 00

 Pará / Capital 02
 Castanhal 01
 Marabá 01
 Santarém 01
 Porto Trombetas 01
TOTAL PARÁ 06

 Acre / Capital 01
 TOTAL ACRE 01

 Rondônia / Capital 00 A definir
TOTAL RONDÔNIA 00

 Roraima / Capital 00 A definir
TOTAL RORAIMA 00

 Amapá / Capital 00 A definir
TOTAL AMAPÁ 00 (coord. do Pará)

 TOTAL REGIÃO NORTE 08

ROTINA E FUNCIONAMENTO DOS POSTOS

A - Além dos postos servirem para a distribuição do material informativo, realizarão também exames gratuitos de audição na população.

As pessoas que quiserem realizar o exame de audição, deverão em primeiro lugar preencher um questionário onde responderá questões objetiva sobre sintomas auditivos.

B - Em seguida, o médico faz a otoscopia, e com base neste procedimento e nas respostas do questionário, verifica se a pessoa, está na lista dos seguintes casos que vão impossibilitá-la de fazer o exame:

1 - Crianças menores de 12 anos;

2 - Pessoas com rolha de cera obliterando qualquer um dos condutos;

3 - Em vigência de otorréia e

4 - Pessoas com deficiência mental, que impossibilitem resposta objetiva ao exame.

C - Conseqüentemente se ela não estiver na lista acima, então estará apta para a próxima etapa de encaminhamento para o exame.

D - O examinador poderá então realizar via aérea nas freqüências de 500, 1.000, 2.000, 3.000, 4.000, 6.000 e 8.000 Hz. O exame deverá determinar o limiar, iniciando-se pela freqüência de 1.000 estendendo-se progressivamente até 8.000 e finalizando-se pela freqüência de 500 Hz.

O início do teste deverá situar-se na intensidade do limiar de audição presumido (ex. 40 dB), diminuindo-se somente até as intensidade de 25 dB em 500 Hz e 20 dB nas demais freqüências.

E - Anotação dos resultados na tabela junto ao questionário.

F - A pessoa que apresentar alterações no exame, deve ser orientada a procurar um médico otorrinolarin-gologista de sua confiança ou um posto de saúde.

G - Os questionários preenchidos deverão ser enviados para a Comissão Executiva em São Paulo. Onde será dado tratamento estatístico que servirá para um primeiro censo nacional de incidência de deficiência auditiva na população brasileira.

OBSERVAÇÕES QUANTO A OPERACIONALIZAÇÃO DOS POSTOS

A princípio, todos os recursos necessários, humanos, materiais e de instalação (exceção para o material gráfico promocional e explicativo), deverão ser viabilizados pelos Coordenadores de cada Estado e Município.

As dificuldades e impossibilidades serão analisadas caso a caso pela Comissão Executiva, que prestará assessoria de acordo com as possibilidades de auxílio a serem definidas.

Uma vez que o maior objetivo do evento é atingir a população com a maior quantidade possível de informação, enfatizamos que estes postos (CHAMARIZ DA CAMPANHA) devem ser instalados em pontos estratégicos de grande circulação, tais como praças, postos de saúde, supermercados, Shopping Centers e tantos outros conforme a conveniência de cada local.

Estes postos naturalmente causarão um impacto na mídia (jornais, revistas, televisão e rádio) que noticiarão o evento e gerarão matérias sobre o assunto. Nossa assessoria de imprensa igualmente trabalhará no sentido de estimular esta divulgação.

A distribuição dos folhetos informativos e promocionais também serão fundamentais para o efeito da conscientização, portanto além dos postos, outros pontos devem ser explorados, como por exemplo, pedágios.

É neste sentido também que estaremos contando com a colaboração da Associação Nacional dos Distribuidores e Fabricantes de Aparelhos para Surdez ANIDA, composta pelas seguintes empresas que participarão da Campanha:

Centro Auditivo Widex,
Centro Auditivo Siemens,
Centro Auditivo Otosonic,
Centro Auditivo Telex,
Centro Auditivo Danavox,
Aparelhos Auditivos Unitron,
Centro Auditivo Audibel,
Centro Auditivo Vicente Camargo.

A forma de contribuição e os locais de atuação dessas empresas, só serão definidos após o recebimento das relações oficiais e definitivas dos Municípios e respectivos participantes do evento, a serem encaminhadas pelos Coordenadores Estaduais ou Municipais, conforme o caso.

RESULTADOS ESPERADOS

1 - Efetiva conscientização da população para o problema da perda auditiva, que nunca foi muito divulgado.

2 - Consolidação da Otorrinolaringologia como especialidade que trata dos problemas de audição.

3 - Conscientização de órgãos públicos quanto ao problema.

4 - Tentativa de um primeiro censo nacional de perdas auditivas.

OBSERVAÇÕES FINAIS

Contamos com o apoio de todos os otorrinolaringologistas e das fonoaudiólogas na divulgação da importância desta campanha de utilidade pública e de divulgação de sua própria especialidade.

Esta campanha será a primeira realizada em nosso meio e com certeza terá algumas dificuldades e alguns erros, porém temos certeza que a mesma trará resultados benéficos em todos os sentidos e o mais importante trará um aprendizado para a realização de outras no futuro.

Aguardamos igualmente sugestões e colaborações de todos. Aqueles que desejam se engajar efetivamente na campanha favor procurar o coordenador de seu Estado ou diretamente a coordenadoria em São Paulo:

Secretaria da Sociedade Brasileira de Otologia
Rua Pedroso Alvarenga, 1255 cj. 27
04531-012 São Paulo / SP
Tel.: (011) 3068-9855 - Fax: (011) 881-6769
e-mail: rbento@attglobal.net

Outras informações estarão igualmente disponíveis na home-page da Fundação Otorrinolaringologia: http://www.hcnet.usp.br/otorrino/

1- Professor Associada da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia.
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