Title
Search
All Issues
6
Ano: 2013  Vol. 17   Num. 4  - Oct/Dec
DOI: 10.1055/s-0033-1353139
Print:
Original Article
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Análise da Vectoeletronistagmografia em Idosos com Queixa de Tontura
Vector Electronystagmography Analysis in Elderly Individuals with Dizziness Complaint
Author(s):
Lidiane Maria de Brito Macedo Ferreira, Karyna Mirelly O. B. de Figueiredo Ribeiro, André Pestana, Arthur Jorge de Vasconcelos Ribeiro, Kenio Costa de Lima
Palavras-chave:
idoso - tontura - exames médicos
Resumo:

Introdução: A vectoeletronistagmografia é amplamente usada para avaliar a função vestibular, mas em idosos pode demonstrar alterações não decorrentes de vestibulopatias.

Objetivo: caracterizar exames de vectoeletronistagmografia em idosos participantes de um grupo da terceira idade em órgão do Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Natal-RN, que apresentam queixa de tontura.

Métodos: estudo clínico transversal para caracterizar a vectoeletronistagmografia em dez idosos participantes de um grupo da terceira idade do SUS localizado em centro de referência do município de Natal-RN com queixa de tontura.

Resultados: Dos 10 pacientes entrevistados, 9 eram do sexo feminino, e apenas 1 homem. Todos tinham queixa de tontura no último ano, e a maioria apresentava mais de um tipo de tontura. O principal diagnóstico etiológico foi VPPB. Em relação à vectoeletronistagmografia, encontramos 20% dos pacientes com nistagmo semi-espontâneo em pelo menos uma direção; alterações nos movimentos sacádicos em 100% dos pacientes referente à latência e em 20% em relação à precisão; rastreio pendular alterado em 20% na freqüência de 0,2 Hz, 10% na de 0,4 Hz e 80% na de 0,8 Hz; e 10% de alteração no ganho do optocinético. Nenhum paciente apresentou alteração à prova calórica.

Conclusão: Alterações eletonistagmográficas em idosos nem sempre indicam doenças.

  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024