Title
Search
All Issues
18
Ano: 2013  Vol. 17   Num. 4  - Oct/Dec
DOI: 10.1055/s-0033-1352500
Print:
Case Report
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Implante Coclear em Criança Portadora da Síndrome de Charge
Cochlear Implants in Children Diagnosed with CHARGE Syndrome
Author(s):
Carolina Costa Cardoso, Michelle Sales de Meneses, Isabella Monteiro de Castro Silva, Angela Maria Vaccaro Silva Alves
Palavras-chave:
Síndrome CHARGE - Implante Coclear - Escalas - Audição - Linguagem
Resumo:

Introdução: A associação CHARGE foi descrita pela primeira vez por Hall (1979), e dentre suas principais caracterÍsticas está o déficit auditivo. O presente estudo buscou verificar como o implante coclear auxilia o indivíduo com o diagnóstico da síndrome de CHARGE na aquisição e desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem.

Relato do Caso: Os dados coletados foram predominantemente descritivos, por ser um estudo transversal comparativo dos dados anteriores ao implante coclear e após determinado tempo de uso do IC. Foram realizados análises de prontuário e gravação de vídeos. Participou deste estudo uma criança portadora da síndrome de CHARGE e com idade cronológica de 07 anos. Esta criança e família foram submetidas a aplicação de testes e gravação de vídeos.

Resultados: Os testes aplicados documentaram melhora na avaliação global da criança. Teste ITMAIS 5% (antes do implante coclear) - 90% (após o implante coclear). Teste MUSS 7,5 % (antes do implante coclear) 72,5% (após o implante coclear). Categoria de audição proposta por Geers (1994): Categoria 01 antes do implante coclear e Categoria 06 após o implante coclear. Categoria de Linguagem proposta por Nascimento e Bevilacqua (1997)- Categoria 01 antes do implante coclear e Categoria 03 após o implante coclear.

Conclusão: O Implante Coclear mostrou ser um recurso tecnológico benéfico para a reabilitação dessa criança sindrômica e portadora de perda auditiva neurossensorial profunda. Porém existem muitas variavéis que interferem nos resultados positivos com o implante coclear. Pesquisas precisam ser direcionadas para essas variáveis.

  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024