Title
Search
All Issues
1
Ano: 2005  Vol. 9   Num. 4  - Oct/Dec Print:
Editorial
Versão em PDF PDF em Português
Uma despedida alegre, com a sensação de missão cumprida.
Author(s):
Tanit Ganz Sanchez
Palavras-chave:
A Arquivos de Otorrinolaringologia foi criada em 1997 (ex - Arquivos da Fundação Otorrinolaringologia), como iniciativa do Prof. Ricardo Ferreira Bento e do Prof. Aroldo Miniti, profíssíonais de mente aberta e criativa. Naquela época, o objetivo era distribuir gratuitamente aos leitores de todo o Brasil uma leitura agradável e informativa, mesclando artigos científicos com comentários de profissionais nacionais sobre estudos internacionais publicados em outras revistas e com dicas e sugestões de interesse público, sobretudo de interesse médico. A Arquivos tomou-se, também, a primeira revista eletrônica de otorrinolaringologia do mundo, disponibilizando na íntegra todos os seus artigos desde a primeira edição e mostrando seu poder inovador.


Entretanto, o cenário nacional mostrava um crescente número de publicações de valor para pouquíssimas opções - se não apenas uma - de revistas científicas no Brasil. Por isso, inúmeras mudanças gradativas foram ocorrendo, de modo a transformar a Arquivos em uma revista exclusivamente científica, entrando gradativamente na seriedade e no rigor necessários. A capa e o layout foram totalmente modificados e tomaram-se mais arrojados. O número de páginas aumentou de 28 para 40 por edição e o número de artigos publicados ultrapassou a marca de 300. Além da otorrinolaringologia, tivemos a oportunidade e o prazer de publicar artigos de audiologia, clínica médica e imunologia. Depois que a Arquivos começou a representar a Societas ORL Latina, publicamos também alguns artigos em italiano, inglês e espanhol. Já obtivemos as indexações na Lilacs e na Latindex e estamos adaptando a revista para aumentar a visibilidade internacional através da Scielo, Medline, Open Access Journals e Free Medical Journals.


Fui convidada para ser editora a partir do 2° semestre de 1997 e sempre serei grata pela confiança que depositaram em mim para enfrentar este novo desafio. Esta experiência foi extremamente construtiva, fundamental para o meu amadurecimento científico e para melhorar a minha crítica na análise de trabalhos. Entretanto, depois de 9 anos de trabalho e muitas reflexões sobre meus projetos paralelos, achei que a renovação seria salutar para a revista continuar a se desenvolver e alcançar todas as metas. Com isso, tenho o prazer de comunicar que a partir de 2006, a Arquivos de Otorrinolaringologia terá como editor o Dr. Marcelo Miguel Hueb, nosso colega de Uberaba, Mestre em Otorrinolaringologia pela USP de Ribeirão Preto, Doutor em Medicina pela USP e atual Professor e Chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.


O desenvolvimento indubitável que a Arquivos de Otorrinolaringologia teve nestes anos é fruto de um trabalho conjunto envolvendo várias pessoas. Eu gostaria de aproveitar a oportunidade para nominar aquelas que mais me auxiliaram nesta jornada: os professores Aroldo Miniti e Ricardo Bento, a amiga Stela Maris Aron, as secretárias Mariza Onishi, Patrícia Catache e Daniela Cilli, o mestre da paciência Vagner Bertaco Severino (Bios Editora) e os editores adjunto e da internet Olavo Mion, Ronaldo Frizzarini e Cláudio Lazzarini. Por fim, mas não menos importante, quero agradecer aos revisores do Corpo Editorial e aos pareceristas externos, além de todos os colegas que enviaram suas contribuições para nossa análise e àqueles que gentilmente nos deram um gratificante feedback ao elogiar a revista em relação ao seu conteúdo e à sua apresentação, também citando nossos artigos em suas teses e outros trabalhos, o que mostra que a revista está sendo rotineiramente consultada.


Com esta sensação de missão cumprida, despeço-me com um grande abraço, desejando-lhes Boas Festas e que, a partir de 2006, a Arquivos de Otorrinolaringologia inicie uma nova fase, ainda melhor!


Tanit Ganz Sanchez
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024