Title
Search
All Issues
1
Ano: 1997  Vol. 1   Num. 3  - Jul/Set Print:
Editorial
Versão em PDF PDF em Português
Editorial
Author(s):
Ricardo Ferreira Bento, Aroldo Miniti
Palavras-chave:
Prezados Colegas,

Vem aí a I SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO À SURDEZ, esta revista está totalmente empenhada nesta campanha de utilidade pública de importância capital para reduzirmos a incidência da surdez no Brasil pôr meio da informação à população. Ela será também um meio de informação sobre nossa especialidade a Otorrinolaringologia e a Fonoaudiologia

Conclamamos todos os colegas para participarem de alguma forma. Além de ser um importante exercício de cidadania, trará benefícios diretos à nossa especialidade.

Nesta revista vocês tem uma matéria que fala sobre o andamento da campanha.

Outro assunto de extrema importância e que fica para uma reflexão é a luta que toda a classe médica brasileira terá que travar nos próximos anos contra um rumo que a educação médica está tomando em nosso país. Dezenas de Faculdades de Medicina estão sendo formadas para serem abertas em todos os estados. Estima-se que com isso em poucos anos a proporção de médicos/habitante poderá ser em alguns estados até de 1 médico para 200 habitantes. A Organização Mundial de Saúde preconiza que o ideal é 1 médico para cada 1000 habitantes. A qualidade destas novas escolas e das atualmente existentes deve ser rigidamente controlada, e aquelas que não puderem oferecer um padrão de ensino não deverão funcionar. Outro dado importante é que nas negociações do MERCOSUL existem propostas de que profissionais dos países integrantes poderão atuar em qualquer dos componentes do mercosul.

Estes fatos colaborarão para a "sucatização" de nossa profissão, e será um prato cheio para a medicina de grupo cada vez mais se aproveitar dos médicos.

Lutem por nossa profissão, pressione seu representante no Congresso Nacional, trabalhem pela eleição de pessoas que nos representem dignamente nos centros de decisão governamentais.

Ricardo F. Bento
Aroldo Miniti
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024