Prezados colegas:
Há um velho ditado popular que diz que “duas cabeças pensam melhor do que uma”. Esta frase, que expressa uma verdade desde os primórdios da humanidade, aplica-se perfeitamente ao que vem ocorrendo com a Arquivos de Otorrinolaringologia.
Segundo o Dr. Robert Utiger, editor do New England Journal of Medicine, os principais papéis de uma revista científica são: informar, educar e corrigir. Vários leitores assíduos têm elogiado a crescente qualidade dos artigos publicados em nossa revista. Ficamos realmente muito gratos com este retorno dos colegas, mas precisamos dividir os méritos com todos os que o merecem:
1. os autores, pois vários artigos que chegam a nós já foram delineados de maneira apropriada para responder os objetivos do estudo. Isto é particularmente gratificante porque demonstra que a classe otorrinolaringológica está se preocupando em melhorar o seu embasamento cient ífico para se adequar às exigências atuais das universidades e agências de fomento à pesquisa.
2. os revisores do Corpo Editorial e os pareceristas externos que, com rigidez cada vez maior, têm colaborado para o aperfeiçoamento do trabalho iniciado pelos autores. Temos tido a oportunidade de acompanhar de perto e de participar ativamente deste processo de revisão por pares, tão importante para garantir o bom nível dos artigos publicados.
Portanto, quando um artigo é finalmente publicado, várias cabeças já contribuiram para o seu aperfeiçoamento, como mostra o quadro abaixo:
Assim, as melhoras ocorridas têm permitido que a revista Arquivos de Otorrinolaringologia exerça o real papel a que se propõe com a comunidade otorrinolaringológica. Além disso, tamb ém proporcionaram aos leitores o contato com artigos objetivos, inteligíveis e coerentes, escritos de maneira concisa e dentro de um raciocínio lógico... Portanto, não há como não gostar desta leitura!!
A todos os colegas, um muito obrigado pelas contribuições que temos recebido.
Abraços a todos
Dra. Tanit Ganz Sanchez
Dr. Olavo Mion
Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento
Prof. Dr. Aroldo Miniti