Title
Search
All Issues
1
Ano: 2004  Vol. 8   Num. 3  - Jul/Set Print:
Editorial
A Iniciação Científica, o Jovem Pesquisador e a Ética em Pesquisa.
Author(s):
Dra. Tanit Ganz Sanchez,
Dr. Olavo Mion,
Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento,
Prof. Dr. Aroldo Miniti
Palavras-chave:
A pesquisa na área médica é de extrema importância, pois pode levar, na prática, a avanços na qualidade de vida dos pacientes e da população como um todo. Nunca sabemos quais as conseqüências das descobertas na área da saúde. Muitas foram revolucionárias e muitas outras ainda serão mais espetaculares. Durante a graduação, muitas universidades oferecem uma iniciação científica ao aluno que se interessa por pesquisa e que quer obter conhecimento por seu próprio trabalho, permitindo sua livre escolha entre pesquisa básica, clínica, epidemiológica ou cirurgia experimental. A formulação de uma hipótese a ser testada parece exercer certo fascínio sobre estes alunos. Mesmo que o estudo seja ‘mais um’ dentro da linha de pesquisa do orientador, para o jovem pesquisador o ‘ineditismo’ do tema é sempre marcante... O papel do orientador do aluno de iniciação científica é inestimável, pois este primeiro contato com a pesquisa terá repercussões futuras. Se o aluno for bem orientado, provavelmente continuará a fazer outras pesquisas e depois será orientador de uma outra geração de alunos.

A importância da ética do orientador do jovem pesquisador é assunto que deve ser muito discutido. Somente o orientador ético vai produzir alunos éticos. O jovem pesquisador vai entender de Ética à partir de seus estudos na faculdade, mas a prática da ética ele vai absorver de seus mestres. Em muitas universidades os alunos recebem uma bolsa de iniciação científica, seja da própria universidade ou de órgãos de fomento do governo. Alguns alunos se inscrevem apenas para obter incentivo financeiro e devem entender que o seu trabalho é recompensado financeiramente, mas sem que ocorra falta de ética. Por vezes, o próprio orientador não tem remuneração para aquele estudo, servindo de bom exemplo para o aluno, pois este percebe que o orientador faz o estudo com o verdadeiro intuito de auxiliar a formação do aluno, recebendo auxílio na pesquisa dentro da sua linha de trabalho.

Os trabalhos de iniciação científica desenvolvem pensamento lógico no aluno, que vai ser utilizado durante toda a sua formação. Entretanto, seu maior valor é a ética na formação do aluno, reforçando o cuidado com os animais e as condutas com os pacientes e voluntários de grupos controle. Embora algumas condutas de estudos científicos sejam polêmicas, geram questionamentos e desenvolvem mais raciocínio ético no aluno.

A nossa revista estimula a publicação de estudos de iniciação científica, pois a maior recompensa destes alunos é ver o resultado do seu trabalho reconhecido pela comunidade acadêmica e científica, assim como este mesmo reconhecimento de seus futuros colegas de profissão. O estímulo à ciência deve começar cedo, para gerar frutos durante muitos anos.

Um abraço,

Dra. Tanit Ganz Sanchez
Dr. Olavo Mion
Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento
Prof. Dr. Aroldo Miniti
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024