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Ano: 2007  Vol. 11   Num. 4  - Out/Dez Print:
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Satisfao de Idosos com Aparelhos Auditivos Concedidos no Estado do Tocantins
Satisfaction of Elderly with Hearing Aid Conceded in Tocantins State
Author(s):
Janaina Santo Amore de Carvalho
Palavras-chave:
Presbiacusia. Polticas pblicas de sade. Prtese auditiva. Satisfao do usurio.
Resumo:

Introduo: A deficincia auditiva afeta milhares de brasileiros, o que levou o Ministrio da Sade a criar polticas de ateno sade auditiva, que incluem a concesso de aparelhos de amplificao sonora individual. Objetivo: O presente trabalho teve o objetivo de avaliar o grau de satisfao com a prtese auditiva de indivduos que a receberam atravs de concesses da Secretaria Estadual de Sade do Tocantins/Ministrio da Sade, no perodo de janeiro de 2004 a dezembro de 2005. Casustica e Mtodo: Foram selecionados 40 idosos que responderam ao questionrio Satisfaction with Amplification in Daily Life - COX e ALEXANDER (1999), o qual foi traduzido e adaptado realidade dos sujeitos. Para favorecer a interpretao sobre os fatores que interferem na satisfao com o aparelho auditivo, o questionrio Satisfaction with Amplification in Daily Life foi aplicado juntamente com instrumentos complementares. Resultados: Entre a populao estudada, verificou-se 85% de satisfao geral com a prtese auditiva e seu maior descontentamento foi em relao auto-imagem e estigma da deficincia auditiva. Concluso: Identificou-se a necessidade de repensar a importncia do tipo de aparelho nas concesses realizadas no Tocantins e de implantar programas de orientao e treinamento auditivo durante o processo de seleo e adaptao de prtese auditiva.

INTRODUO

No ano de 2000, o Ministrio da Sade (MS) normatizou a Portaria SAS n 432 (1), focada na importncia social das conseqncias da deficincia auditiva e na necessidade de ampliao das concesses de aparelhos de amplificao sonora individual (AASI) aos pacientes do Sistema nico de Sade (SUS). O acompanhamento e os programas de reabilitao auditiva destes indivduos, contudo, no cresceram na mesma proporo, tornando as prteses auditivas, muitas vezes, subestimadas e/ou subutilizadas.

Com o intuito de potencializar o cuidado com a deficincia auditiva, em 2004, foi instituda a Poltica Nacional de Ateno Sade Auditiva atravs das Portarias GM n 2073 (2) e SAS n 587 (3). De acordo com esta poltica, esto previstas medidas de interveno na histria natural da deficincia auditiva, atravs de aes integrais de promoo de sade, proteo especfica, tratamento (envolvendo as concesses de aparelhos auditivos quando houver indicao) e reabilitao auditiva.

O Estado do Tocantins foi habilitado pela Portaria SAS n 432/00 no ano de 2002 e atualmente est se reorganizando para cumprir as normas das Portarias GM n 2073/04 e SAS n 587/04.

No perodo de 2002 a 2005, foram protetizados 1364 usurios no Tocantins. Entre os adultos, sobretudo aqueles acima de 60 anos, concentrou-se a maior parte das protetizaes do Estado.

Entre os indivduos idosos, a presbiacusia uma causa recorrente de perda auditiva adquirida. Neves e Feitosa (4) citam estudos americanos que mostram que aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade, e 50% das pessoas com mais de 75 anos de idade afirmam ter alguma perda auditiva; e numa amostra de 3.753 pessoas com idades entre 48 e 92 anos, foi registrada uma prevalncia de 45,9 % de perdas auditivas, havendo piora do nvel de audio com o envelhecimento.

A presbiacusia caracterizada pelo declnio progressivo da audio em funo da idade, que ocorre bilateralmente e de forma mais acentuada nas freqncias altas, prejudicando a percepo dos sons consonantais e, conseqentemente, a inteligibilidade de fala. Alm disso, existe um declnio no processamento auditivo central com o aumento da idade, j que as redundncias intrnsecas dependentes da integridade da via auditiva perifrica e central tendem a diminuir em funo do envelhecimento. Nos idosos deficientes auditivos isso potencializado pela alterao na filtragem e codificao do sistema auditivo perifrico, o que explica o grau desproporcional de dificuldade comunicativa destes indivduos. Acrescenta-se o fato de que esto expostos a um mundo de pessoas e ambientes que mascaram as redundncias extrnsecas da linguagem, dependentes das pistas contextuais (5).

Em funo do impacto da deficincia auditiva sobre a vida psicossocial dos idosos, a possibilidade de usar aparelhos de amplificao sonora, minimizando sua perda auditiva e facilitando sua comunicao, pode ser motivadora e significativa para a melhoria da sua qualidade de vida. No entanto, as prteses auditivas no so capazes de restaurar a audio normal; elas se destinam a fornecer a maior quantidade de informao acstica possvel, mas no modificam o crebro ou o comportamento do usurio (6).

Muitos autores citam uma srie de variveis que so apontadas por usurios de prteses auditivas como importantes para o processo de adaptao, tais como: conforto; adequao do molde; habilidade auditiva em ambientes silenciosos; possibilidade de conversar em ambientes ruidosos; qualidade sonora; assistncia tcnica; facilidade de limpar o aparelho; de operar os seus controles; de coloc-lo e remov-lo da orelha (7,8).

O benefcio dos aparelhos auditivos est relacionado melhora da comunicao na vida diria, incluindo a reduo da inabilidade e do handicap auditivo dos usurios de AASI. Os resultados do aparelho auditivo, no entanto, vo muito alm do seu benefcio (7) e a satisfao desponta como uma medida mais fiel de tais resultados, uma vez que engloba uma constelao de fatores, tem carter dinmico, depende da percepo e atitudes do usurio e no tem relao apenas com a performance da prtese auditiva (7,9,10).

O objetivo desta pesquisa foi verificar o grau de satisfao com as prteses auditivas de indivduos que receberam os aparelhos atravs de concesses da Secretaria Estadual de Sade do Tocantins (SESAU - TO), com subsdios do MS. Para tanto foi utilizado o questionrio SADL (Satisfaction with Amplification in Daily Life Scale - COX e ALEXANDER, 1999), que foi traduzido e adaptado realidade dos sujeitos da pesquisa. A aplicao de instrumentos complementares juntamente com o SADL teve o intuito de favorecer maior compreenso dos fatores associados satisfao com os aparelhos auditivos e a busca de alternativas para o seu melhor aproveitamento.


CASUSTICA E MTODO

A pesquisa foi, primeiramente, autorizada pelo gestor da SESAU - TO, sendo o projeto registrado no CONEP em 22/02/2006, analisado e aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa da Universidade Catlica de Gois sob o nmero 0279 de 20 de abril de 2006.

Os indivduos que participaram do estudo assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido.

Seleo e caracterizao da amostra

De 2002 a 2005, perodo em que o Tocantins estava habilitado pela Portaria SAS n 432/00, a SESAU - TO/MS forneceu aparelhos de amplificao sonora a 1364 usurios.

No presente trabalho, foram consideradas as concesses que ocorreram entre janeiro de 2004 e dezembro de 2005. Decidiu-se por este perodo porque nesta fase j estavam consolidadas as aes da SESAU - TO junto s empresas fornecedoras de AASI, visando a melhor assistncia aos usurios.

Foram estudados os sujeitos idosos, residentes no municpio de Palmas, todos com tempo de adaptao superior a seis semanas, que de acordo com a literatura o adequado para a avaliao da satisfao.

Os sujeitos foram definidos a partir do banco de dados da Coordenao de rtese e Prtese da SESAU - TO, selecionando-se aqueles que tinham 60 anos ou mais e que residiam em Palmas, em funo do maior nmero de indivduos deste municpio e pela facilidade de contato direto com os usurios, indispensvel para garantir a fidedignidade dos dados do trabalho.

Inicialmente, foi definido um universo de 129 sujeitos. Destes, 74 no foram localizados por motivo de mudana de domiclio para outras cidades, nmeros de telefone incorretos, bloqueados e de recado, sem retorno por parte dos sujeitos. Dos 55 indivduos encontrados, 3 estavam doentes e sem condies clnicas para participar da pesquisa. Entre os 52 sujeitos que responderam o questionrio, 12 foram excludos da anlise: 6 tinham grande dificuldade de compreenso oral e escrita e no responderam o questionrio de forma confivel; 5 no usaram o aparelho efetivamente e no tinham parmetro para perceber os aspectos positivos e negativos do AASI; e 1 tinha perda auditiva congnita, fugindo ao perfil dos demais sujeitos do trabalho. Sendo assim, a amostra da pesquisa ficou restrita a 40 usurios de aparelho auditivo.

Entre os sujeitos estudados, 65% (n=26) eram do sexo masculino e 35% (n=14) eram do sexo feminino, com a idade variando entre 62 e 87 anos (mdia de 72,2 anos).

Seguindo a classificao de Davis e Silvermann (1970) (11) e considerando a melhor orelha de cada indivduo, 12,5% deles apresentavam mdia tonal normal, 35,0% tinham perda auditiva leve, 42,5% tinham perda moderada, 7,5% tinham perda severa e apenas 2,5% apresentavam perda de grau profundo. Quanto ao tipo do problema auditivo, 95% dos sujeitos tinham perda sensrio-neural, havendo perda do tipo mista entre os 5% restantes. A configurao audiomtrica de 62,5% dos indivduos era descendente, e os demais mostraram configurao horizontal (17,5%), irregular (17,5%) e em U invertido (2,5%).

Todos os indivduos tinham prteses auditivas do tipo retroauricular (BTE), sendo 85% dos casos de adaptao binaural e 15% de adaptao monoaural. O tempo de experincia com AASI variou de 6 semanas a 11 meses em 45% dos sujeitos e de 1 a 10 anos nos demais 55%. As horas dirias de uso do aparelho foram bastante diversificadas, mas 65% dos sujeitos usavam o aparelho mais de 4 horas por dia.

A maioria dos indivduos (62,5%) possua prteses auditivas com tecnologia digital, 15% tinham aparelhos digitalmente programveis e 22,5% usavam aparelhos analgicos. As marcas de AASI eram variadas e os seus modelos no foram levados em considerao devido pequena representatividade de cada um na amostra estudada. Vale ressaltar que nenhum deles considerado de alta performance.

A maior parte dos idosos da pesquisa (60%) teve iniciativa prpria de buscar o programa de concesso de prteses auditivas do Estado do Tocantins. Os demais receberam os aparelhos graas atitude de familiares (32,5%) ou de profissionais de sade envolvidos (7,5%).

Quanto socializao, o perfil dos sujeitos foi estimado atravs de trs categorias: nmero de pessoas que dividem moradia, trabalho e participao em grupos sociais. Foram considerados indivduos de baixa socializao aqueles que moravam com duas pessoas ou menos, no trabalhavam e no participavam de qualquer grupo social. Estes corresponderam a 10% dos sujeitos estudados. Apesar desta caracterstica ser de difcil avaliao, procurou-se registr-la dada sua importncia para a compreenso do contexto em que vive o idoso e das suas exigncias e necessidades de comunicao.

Material

A satisfao dos usurios idosos com as prteses auditivas foi avaliada atravs do questionrio Satisfaction with Amplification in Daily Life - SADL (COX E ALEXANDER, 1999), que foi traduzido e adaptado de acordo com a linguagem e realidade dos sujeitos pesquisados. A verso original do questionrio, assim como a verso traduzida para o portugus proposta pelos autores esto disponveis no site www.ausp.memphis.edu/harl/sadl.html (12,13).

O instrumento composto por quinze perguntas, subdivididas em quatro subescalas: Efeito Positivo; Fatores Negativos; Servios e Custos; e Imagem Pessoal.

A subescala Efeito Positivo engloba questes relacionadas habilidade comunicativa, localizao sonora, qualidade sonora, alm de abordar questes psicolgicas. Durante a elaborao do SADL, os autores verificaram que esta subescala isoladamente a que mais interfere na varincia da satisfao. Em funo disso, atriburam um nmero relativamente grande de itens (seis) a este domnio: dois itens so sobre benefcio acstico do AASI; um item sobre qualidade sonora; e os outros trs so relacionados a aspectos psicolgicos.

A subescala Fatores Negativos abrange apenas trs itens, que investigam aspectos bem diferentes da protetizao: desempenho em ambiente ruidoso; microfonia; e uso do telefone. Estes itens foram comumente identificados como insatisfatrios pelos usurios de aparelho e tal domnio foi, ento, criado pelos autores como um "termmetro" dos problemas da adaptao.

A subescala Servios e Custos formada por trs itens, dos quais dois esto relacionados ao servio de reabilitao auditiva e um aborda o custo da protetizao.

A subescala Imagem Pessoal apresenta trs itens que pesquisam a auto-imagem do usurio de AASI e o estigma do aparelho auditivo. Na elaborao do SADL, de modo geral, tais fatores mostraram baixo grau de importncia e alto grau de satisfao para os usurios, o que justificaria sua excluso do questionrio final. No entanto, a subescala foi mantida por Cox e Alexander a partir da constatao que para algumas pessoas a aparncia dos aparelhos e a impresso que estes causam aos outros extremamente significativa, embora vrios usurios no se preocupem com tais aspectos.

No presente trabalho, optou-se por elaborar uma nova traduo do questionrio (Anexo), o que permitiu adequar problemas semnticos e sintticos da verso oficial em portugus, alm de possibilitar a adaptao de algumas perguntas vivncia dos sujeitos estudados.




A marcao das respostas tambm foi alterada. Na verso original, os indivduos respondiam cada questo escolhendo uma letra de A a G, com a seguinte legenda: A: De jeito nenhum; B: Um pouco; C: s vezes; D: Mdio; E: Consideravelmente; F: Otimamente e G: Tremendamente. Posteriormente, as respostas eram associadas a valores de 1 a 7, com a pontuao mxima indicando maior satisfao.

No atual estudo, decidiu-se oferecer possibilidades de resposta numrica (de 1 a 7) aos indivduos, j que as diferenas sutis entre os termos da verso original poderiam gerar dvidas e inconsistncia na marcao.

Considerando os 15 itens do SADL (verso traduzida e adaptada), em 11 a nota fornecida pelos sujeitos coincide com a escala de pontuao e nos outros 4 itens (questes 2, 4, 7 e 13) h uma relao inversa entre a nota e a escala (ou seja, nestes casos a nota 1 recebe 7 pontos e expressa maior satisfao).

Para assegurar a sensibilidade do instrumento insatisfao dos usurios, foi utilizada tambm uma escala de satisfao com um nico item como sugerido por COX E ALEXANDER (2001), no estudo de validao do questionrio SADL (14).

A escala de satisfao de nico item corresponde resposta por mltipla escolha a uma pergunta sobre o grau de satisfao geral com os aparelhos auditivos. As opes de resposta so: Muito satisfeito; Satisfeito, Nem satisfeito, nem insatisfeito; Insatisfeito; e Muito insatisfeito. A pontuao varia de 1 a 5, de forma proporcional ao nvel de satisfao.

Alm das escalas de satisfao, foi usado um informativo complementar para auxiliar na interpretao dos resultados e na determinao dos fatores associados satisfao ou insatisfao dos usurios com as prteses auditivas. O informativo incluiu questes sobre: tempo total de experincia com aparelhos; uso dirio dos aparelhos; vnculos familiares; atividades sociais; motivao pelo uso do aparelho; assistncia tcnica; caractersticas da perda auditiva; e possveis causas do abandono do AASI.

Procedimento

O questionrio SADL (verso traduzida e adaptada), assim como a escala de satisfao de nico item e o informativo complementar foram aplicados por duas pesquisadoras em contato direto com os usurios.

Optou-se pela leitura em voz alta e anotao das respostas pelas pesquisadoras para todos os instrumentos utilizados, com o intuito de minimizar as dificuldades de compreenso das perguntas, relacionadas com o baixo nvel de escolaridade de boa parte dos sujeitos.

Como descrito por COX E ALEXANDER (7), as respostas obtidas aps a aplicao da escala SADL (verso traduzida e adaptada) foram pontuadas de 1 a 7, onde a pontuao mxima indica maior satisfao. Em seguida, foram calculados os escores das quatro subescalas (Efeito Positivo, Fatores Negativos, Servios e Custos, e Imagem Pessoal) atravs da mdia aritmtica dos pontos obtidos em cada uma. J o escore global correspondeu mdia aritmtica dos pontos atribudos as 15 perguntas do SADL.

A escala de satisfao de nico item, por sua vez, foi pontuada de acordo com Cox e Alexander (14): os pontos variam de 1 a 5, de forma proporcional ao nvel de satisfao (Muito insatisfeito=1 a Muito satisfeito=5).

Depois de computados os pontos de cada subescala do SADL, bem como o escore global, os pontos de cada indivduo foram tabulados e comparados com a norma da tabela Valores da mdia, do desvio padro, do 20 e do 80 percentil para os escores global e de cada subescala do SADL (15) (Tabela 1).




A partir dos valores de referncia de COX E ALEXANDER (7) foi determinado o perfil dos sujeitos nos domnios Efeito Positivo, Servios e Custos, Fatores Negativos e Imagem Pessoal, alm da sua satisfao geral.

Foram definidos como indivduos insatisfeitos aqueles que estavam abaixo do valor normativo relativo ao 20 percentil. Aqueles que estavam acima do valor normativo relativo ao 80 percentil foram considerados muito satisfeitos e os que estavam entre o 20 e o 80 percentil corresponderam aos indivduos satisfeitos.

Os dados do escore global do SADL foram comparados aos resultados da escala de nico item. A sobreposio dos resultados das duas escalas permitiu a confirmao das respostas dos sujeitos a respeito de sua satisfao com o AASI. Por outro lado, a incongruncia entre os dois instrumentos possibilitou a anlise de fatores que interferem na satisfao. Para tanto, foram utilizadas as informaes complementares dos indivduos referentes a: caractersticas do aparelho; dados pessoais; perda auditiva (melhor orelha); e socializao.


RESULTADOS

Na subescala Efeito Positivo, a amostra estudada teve escores variando de 2,67 a 7,00, com pontuao mdia de 5,66. A comparao destes resultados com a norma de COX E ALEXANDER (7) indicou que 35% dos sujeitos estavam muito satisfeitos, 62,5% estavam satisfeitos e 2,5% estavam insatisfeitos em relao ao benefcio acstico e aos aspectos psicolgicos do AASI (Grfico 1).


Grfico 1. Nvel de satisfao dos sujeitos estudados no domnio Efeito Positivo do SADL (verso traduzida e adaptada), de acordo com as normas de COX E ALEXANDER (1999).



Na subescala Servios e Custos, a amostra estudada teve escores variando de 2,67 a 7,00, com pontuao mdia de 5,61. A comparao destes resultados com a norma de COX E ALEXANDER (7) indicou que 47,5% dos sujeitos estavam muito satisfeitos, 50% estavam satisfeitos e 2,5% estavam insatisfeitos em relao ao servio de reabilitao auditiva e ao custo da protetizao (Grfico 2).


Grfico 2. Nvel de satisfao dos sujeitos estudados no domnio Servios e Custos do SADL (verso traduzida e adaptada), de acordo com as normas de COX E ALEXANDER (1999).



Os pontos dos 40 sujeitos na subescala Fatores Negativos variaram de 1,00 a 6,34, com pontuao mdia de 4,18. A comparao destes resultados com os valores de referncia de COX E ALEXANDER (7) indicou que 20% dos sujeitos estavam muito satisfeitos, 75% estavam satisfeitos e 5% estavam insatisfeitos quanto aos problemas da protetizao - desempenho em ambiente ruidoso, microfonia, e uso do telefone (Grfico 3).


Grfico 3. Nvel de satisfao dos sujeitos estudados no domnio Fatores Negativos do SADL (verso traduzida e adaptada), de acordo com as normas de COX E ALEXANDER (1999).



A pontuao dos 40 sujeitos na subescala Imagem Pessoal variou de 3,00 a 7,00, com mdia de 5,30 pontos. Comparando tais resultados com os valores de referncia de COX E ALEXANDER (7), verificou-se que no domnio Imagem Pessoal se concentrou a maior porcentagem de insatisfeitos, que corresponderam a 37,5% dos indivduos. No entanto, a maioria da amostra estudada (47,5%) esteve satisfeita e 15% estiveram muito satisfeita quanto auto-imagem e ao estigma associado ao aparelho auditivo (Grfico 4).


Grfico 4. Nvel de satisfao dos sujeitos estudados no domnio Imagem Pessoal do SADL (verso traduzida e adaptada), de acordo com as normas de COX E ALEXANDER (1999).



O cmputo geral dos itens do SADL correspondeu ao escore Global. Os pontos variaram de 2,80 a 6,80, com mdia de 5,28. Com base nos valores de referncia de COX E ALEXANDER (7), o nvel de satisfao Global dos sujeitos com o AASI se distribuiu entre 52,5% de satisfeitos e 40% de muito satisfeitos. Apenas uma minoria (7,5%) esteve insatisfeita quanto ao aparelho auditivo (Grfico 5).


Grfico 5. Nvel de satisfao Global dos sujeitos estudados no questionrio SADL (verso traduzida e adaptada), de acordo com as normas de Cox e Alexander (1999).



Estes resultados foram comparados com a Escala de nico Item, a fim de confirmar o grau de satisfao com o AASI e/ou compreender as razes de possveis incompatibilidades entre os dois instrumentos.

Na Escala de nico Item, as respostas dos sujeitos variaram entre Muito Satisfeito (32,5%); Satisfeito (55%); Nem Satisfeito, Nem Insatisfeito (10%); e Insatisfeito (2,5%). Nenhum indivduo escolheu a alternativa Muito Insatisfeito. De acordo com COX E ALEXANDER (14), cada um desses termos tem uma correspondncia numrica: Muito Satisfeito=5; Satisfeito=4; Nem Satisfeito, Nem Insatisfeito=3; e Insatisfeito=2.

Para viabilizar a comparao dessa escala com o SADL, foram utilizados os mesmos ndices numricos para as condies Muito Satisfeito, Satisfeito e Insatisfeito, definidas para o SADL a partir das referncias de COX E ALEXANDER (7), conforme o Grfico 6.


Grfico 6. Comparao entre os resultados do SADL Global (verso traduzida e adaptada) e da Escala de Satisfao de nico Item para os sujeitos estudados.



A maior parte dos indivduos (85%) se mostrou satisfeita ou muito satisfeita, quando avaliada pelos dois instrumentos.

Entre os demais indivduos, para um nico (sujeito 36) as duas escalas confirmaram insatisfao. Nos outros casos (12,5%), as respostas do SADL e da Escala de nico Item foram incompatveis e o informativo complementar mostrou-se adequado para compreender os resultados incongruentes.


DISCUSSO

De acordo com a literatura, o SADL de fcil compreenso e rpida aplicao (7,9,16). Na prtica, isso nem sempre se confirmou, mas a aplicao dos questionrios em contato direto com os sujeitos, diferentemente da proposta original, minimizou alguns problemas com os instrumentos. Alm de eliminar a dificuldade de leitura, relacionada com o baixo nvel de escolaridade de boa parte da amostra estudada, a marcao das respostas pelas pesquisadoras permitiu gradu-las na forma de escala e impediu que houvesse perguntas em branco.

Quanto pontuao, notou-se que o SADL bastante prtico e seus ndices numricos permitem entender como o indivduo se comporta em relao a um grupo normativo e como ele evolui na sua satisfao com o AASI aps uma dada interveno (mudana do ajuste do aparelho, do seu tipo ou de sua tecnologia). Isso interessante tanto para o prprio usurio de aparelho, que pode visualizar sua condio em relao a uma norma, como para um servio de seleo e adaptao de AASI, uma vez que a anlise do desempenho do grupo pode levar a criao de novas estratgias de atendimento.

No que se refere pontuao dos indivduos na subescala Efeito Positivo e sua relao com a norma dos autores do SADL, observa-se que a mdia obtida no presente estudo bastante superior encontrada por eles. Os resultados favorveis nesse domnio so confirmados pelo fato de apenas um sujeito se mostrar insatisfeito quanto ao benefcio acstico do aparelho auditivo e aos aspectos psicolgicos associados.

Os estudos de elaborao do SADL e de sua validao para diferentes populaes (7,9) indicam que o domnio Efeito Positivo tem forte influncia na construo da satisfao. A importncia desta subescala ratificada pelo fato da melhora da comunicao e da qualidade sonora serem identificadas precocemente quando se inicia o uso do AASI e serem pouco susceptveis a mudanas ao longo do tempo (17).

A questo 10, sobre a naturalidade do som percebido com o AASI, considerada pelos autores como um dos entraves do SADL. Isso porque muito difcil de ser avaliada por indivduos protetizados h muito tempo (7). Nesta pesquisa, no entanto, os sujeitos no mencionaram dificuldade em julgar a qualidade sonora do aparelho, apesar da maioria deles ter tempo de experincia com o AASI de 1 a 10 anos.

Indivduos que esperam mais benefcios psicolgicos e psicoacsticos dos seus aparelhos antes da adaptao tendem a apresentar maior satisfao nestes aspectos aps a protetizao (8). Isso no quer dizer que a alta expectativa em relao a estas questes seja a causa de um bom resultado com o AASI, mas indica que existe uma influncia preditiva da expectativa e da aceitao da perda auditiva antes da amplificao no uso e no benefcio do AASI (18). Essas afirmaes so compatveis com os dados deste estudo quanto iniciativa prpria da maior parte dos sujeitos em buscar o programa de concesso de prteses auditivas do Estado do Tocantins.

A subescala Servios e Custos apresentou um valor mdio muito superior a mdia do estudo conduzido por COX E ALEXANDER (7). O alto custo do aparelho auditivo desponta como uma justificativa significativa para os indivduos no o adquirirem (19). Assim, esta diferena de pontuao pode estar relacionada ao fato dos sujeitos desta pesquisa terem recebido o AASI atravs do programa de concesso da SESAU - TO/MS.

Os autores do SADL apontam a questo 15, sobre conserto do AASI, como uma limitao do questionrio, visto que difcil de ser avaliada pelos indivduos protetizados h pouco tempo (7). Neste estudo, todos os sujeitos tinham tempo de adaptao suficiente para julgar se a necessidade de manuteno do seu AASI estava ou no adequada.

Na adaptao do SADL no presente trabalho, foram enfatizados os gastos com a compra de pilhas e com o deslocamento para realizar a adaptao nas empresas responsveis. Apesar de tais despesas serem incompatveis com a renda mensal da maioria dos sujeitos, uma possvel explicao para o alto ndice de satisfao nesta subescala (50% de satisfeitos e 47,5% de muito satisfeitos) que os indivduos se sentem gratos pela concesso do aparelho e julgam que arcar com o gasto de pilhas e de deslocamento uma contrapartida mnima frente ao benefcio que receberam do Estado. Esta interpretao deriva de uma poltica assistencialista do Estado, que prov a populao com benfeitorias, no desenvolve meios para suprimento prprio de suas necessidades e cria uma relao de dependncia e subordinao ao poder pblico.

Apenas um sujeito deste estudo teve pontuao de insatisfeito no domnio Servios e Custos e seu baixo escore tambm na subescala Efeito Positivo justifica seu julgamento negativo quanto relao custo X benefcio do aparelho auditivo. Tal idia suportada por COX E ALEXANDER (7), que verificaram forte correlao entre os domnios Efeito Positivo e Servios e Custos, indicando que as queixas sobre questes acsticas e psicolgicas esto associadas opinio negativa sobre a competncia do fonoaudilogo responsvel pela adaptao e sobre a qualidade do AASI.

Na subescala Fatores Negativos, a mdia dos escores apresentada por COX E ALEXANDER (7) foi muito aqum da mdia obtida nesta pesquisa. Pode-se observar que tanto no estudo original, como no atual esta foi a subescala com menor pontuao.

As questes 7 e 11, referentes ao incmodo com o aumento de volume dos aparelhos e ao uso do telefone, so consideradas problemticas pelos autores do SADL (7). Neste trabalho, no entanto, suas limitaes foram superadas pela forma de aplicao do questionrio face a face. Foi possvel marcar as alternativas correspondentes mxima e mnima satisfao, respectivamente, nos casos em que ocorreram comentrios do tipo: "no mexo no volume e o AASI no apita" ou "no uso o AASI no telefone". A estratgia de anotar a alternativa de satisfao mxima na pergunta 7 quando os sujeitos usam AASI automtico, sem controle manual do volume, tem o respaldo da literatura (9).

O domnio Fatores Negativos abrange itens que, segundo os autores do SADL, so comumente identificados como insatisfatrios pelos usurios de aparelho e servem como um "termmetro" dos problemas da adaptao. A dificuldade no uso do telefone um dos itens mais importantes na explicao de baixos ndices de satisfao com a prtese auditiva (9).

A mdia obtida para a amostra atual na subescala Imagem Pessoal foi prxima e pouco inferior mdia apresentada pelos autores. Vale ressaltar, todavia, que tanto no trabalho original como em outros estudos esta foi a subescala com maior pontuao (7,10). J na presente pesquisa, o escore em Imagem Pessoal foi o segundo mais baixo considerando os quatro domnios, alm de ter sido o nico que ficou abaixo da mdia de COX E ALEXANDER (7).

O domnio Imagem Pessoal se refere auto-imagem do usurio de AASI e ao estigma do aparelho auditivo. A crena que a prtese auditiva faz a pessoa parecer incompetente um srio impedimento ao resultado bem sucedido da amplificao e isso reforado pela constatao que novos usurios de AASI apresentam expectativa mais baixa que usurios experientes (8).

O tabu da deficincia auditiva e do uso de AASI abordado amplamente na literatura. Autores demonstraram que um alto ndice de indivduos que no usam AASI citam o estigma como razo para no o adquirirem e que idosos rejeitam o aparelho por considerarem-no muito "chamativo", tornando a perda auditiva evidente (19).

No presente trabalho, todos os indivduos possuem aparelhos retroauriculares, que so mais visveis. Tambm foi possvel constatar que quase a totalidade dos indivduos insatisfeitos no domnio Imagem Pessoal apresentam ampla socializao, de acordo com os dados do Informativo Complementar. Isso indica que existe uma preocupao esttica entre os sujeitos estudados, sobretudo entre aqueles com maior crculo de relaes pessoais.

O alto grau de insatisfao em Imagem Pessoal sugere ser necessrio repensar a indicao do tipo de aparelho nas concesses da SESAU - TO/MS, bem como incluir programas de orientao e treinamento auditivo, que se iniciem antes da protetizao e se estendam at a adaptao plena do indivduo com o AASI. Estas aes podem ser teis para desmistificar o uso do aparelho auditivo e quebrar preconceitos sobre a deficincia auditiva, alm de terem benefcios prticos como o aprendizado do manuseio da prtese auditiva e de estratgias de comunicao.

No que se refere Satisfao Global dos indivduos, a mdia obtida nesta pesquisa foi um pouco superior mdia apresentada por COX E ALEXANDER (7). A comparao deste escore Global com a Escala de nico Item foi til para esclarecer alguns casos com pontuao limtrofe, possibilitando compreender melhor o peso de cada subescala do questionrio. Alm disso, o Item nico de fcil e rpida aplicao, justificando sua utilizao conjunta com o SADL.

Segundo os prprios autores do questionrio SADL, os escores Global, do Efeito Positivo e dos Servios e Custos so mais confiveis que os pontos dos Fatores Negativos e da Imagem Pessoal. Na atual pesquisa, porm, a subescala Imagem Pessoal teve grande importncia para alguns sujeitos. Este dado compatvel com achados da literatura que indicam a influncia de fatores psicolgicos e subjetivos, como expectativa pelo AASI e aceitao da perda auditiva, nos resultados da protetizao (18,19).

De forma geral, o ndice de satisfao obtido neste trabalho foi bastante elevado: 85% dos sujeitos se mostraram satisfeitos ou muito satisfeitos, de acordo com o cruzamento dos resultados do Escore Global do SADL com a Escala de nico Item. O estudo original (7) mostrou 70% de Satisfao Global no SADL e outros pesquisadores obtiveram satisfao de 76% entre usurios de aparelhos auditivos (18).

Considerando o altssimo grau de satisfao do grupo estudado a partir de suas caractersticas pessoais, da perda auditiva e dos seus aparelhos auditivos, algumas justificativas podem ser elencadas.

Grande parte dos indivduos (67,5%) tem at 75 anos de idade, que entre os idosos uma faixa mais favorvel para enfrentar os desafios do processo de adaptao do AASI. Boa parte deles (60%) teve iniciativa prpria para buscar o programa de concesso de aparelhos da SESAU - TO/MS. Isso demonstra atitude da maioria dos sujeitos para a resoluo de um problema de sade, o que comprovadamente contribui para um resultado positivo. Apenas indivduos com certa atitude sobre sua perda auditiva e sobre o impacto psicossocial do uso de um AASI se mobilizam e procuram ajuda (8).

Outro fator que pode ser relacionado ao alto nvel de satisfao neste trabalho que 90% da amostra apresentam boa socializao, de acordo com suas informaes complementares. Os contatos sociais criam maiores necessidades de comunicao e expem os indivduos a diferentes situaes de escuta. Vrios autores comentam sobre a relao positiva da satisfao com o AASI com o suporte social (18,19).

Na presente pesquisa, tambm se verificou que 65% dos indivduos referiram uso dirio do aparelho superior a 4 horas, o que uma medida valiosa do resultado com a prtese auditiva (18).

Quanto s caractersticas da perda auditiva, 90% dos sujeitos apresentam mdia tonal de grau normal, leve ou moderado. possvel que isso tenha favorecido os bons resultados de satisfao obtidos, visto que a performance do AASI pior em casos de perdas auditivas mais graves. Alm disso, a maior parte dos aparelhos auditivos (62,5%) dos indivduos estudados de tecnologia digital, que proporciona melhora na qualidade do som amplificado comparada tecnologia analgica ou digitalmente programvel.

Mesmo diante de todas essas ponderaes positivas, necessrio questionar se um ndice de satisfao to elevado (92,5% no Escore Global do SADL) realmente o reflexo da realidade.

A concesso de aparelhos auditivos uma iniciativa federal, mas os representantes estaduais tradicionalmente se valem desse tipo de programa para embutir na populao a idia de favorecimento. Dessa forma, criada uma relao de subordinao e dependncia entre o povo e o poder pblico.

Os indivduos estudados receberam o AASI atravs da Portaria SAS n 432/00, que no garantia o diagnstico e o acompanhamento dos usurios. Dessa forma, os sujeitos desta pesquisa no passaram por um processo adequado de seleo e adaptao do AASI. Esse fato associado ao contexto poltico do Tocantins permite supor que os altos nveis de satisfao dos indivduos traduzem sua gratido pelo recebimento do aparelho auditivo e seu receio de no serem mais beneficiados caso no se mostrem agradecidos. Durante a aplicao dos questionrios, tentou-se controlar esses vieses orientando-se os sujeitos sobre os objetivos do trabalho. No entanto, o fato das pesquisadoras serem servidoras pblicas, e portanto, representantes do Estado, pode ter comprometido a espontaneidade dos indivduos, ainda que no tenha havido uma atitude intencional de omitir dados.


CONCLUSES

O presente estudo permitiu verificar um elevado grau de satisfao com o AASI de indivduos idosos, que receberam os aparelhos auditivos atravs de concesses da SESAU - TO/MS.

O SADL despontou como um instrumento adequado para estimar a satisfao com o AASI por ser curto, ser voltado ao uso clnico e por permitir a medio objetiva e independente de elementos constituintes da satisfao.

Houve elevado ndice de satisfao com o aparelho auditivo em todos os domnios do SADL. A subescala Imagem Pessoal foi a que apresentou maior nmero de insatisfeitos e o fato pode estar relacionado ao tipo de aparelho retroauricular para a totalidade da amostra.

A utilizao da Escala de nico Item e do Informativo Complementar propiciou uma interpretao mais adequada dos escores do SADL, alm de permitir melhor compreenso dos fatores associados satisfao. Variveis como idade dos sujeitos, sua iniciativa para protetizao, sua socializao, grau da perda auditiva e tecnologia do AASI foram favorveis para o alto ndice de satisfao geral obtido.

Os resultados encontrados mostraram a necessidade de repensar a importncia do tipo de aparelho nas concesses realizadas pela SESAU - TO/MS, bem como a pertinncia da criao de programas de orientao aos candidatos e usurios de AASI para negociao e ajuste das suas expectativas realidade.


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Especializao em Audiologia. Fonoaudiloga.

Instituio: CEDRAU - Centro Estadual de Diagnstico e Reabilitao Auditiva do Tocantins.

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Este artigo foi submetido no SGP (Sistema de Gesto de Publicaes) da R@IO em 10 de setembro de 2007. Cod. 318. Artigo aceito em 16 de outubro de 2007.
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