Title
Search
All Issues
18
Ano: 2010  Vol. 14   Num. 2  - Abr/Jun
DOI: 10.7162/S1809-48722010000200018
Print:
Versão em PDF PDF em Português Versão em PDF PDF em Inglês TextoTexto em Inglês
Resenha do livro: Salivary Gland Diseases - Surgical and Medical management de Robert Lee Witt
Book review: Salivary Gland Diseases - Surgical and Medical Management by Robert Lee Witt
Author(s):
Rui Imamura1
Palavras-chave:
resenha, Salivary gland diseases: surgical and medical management
O livro Salivary Gland Diseases -Surgical and Medical Management, de Robert Lee Witt (ed), Thieme, 1ª. edição (2005), em inglês, contém 272 páginas, ricas em ilustrações, fotomicrografias e imagens radiológicas, clínicas e cirúrgicas que complementam e enriquecem o texto.

É um livro que aborda as glândulas salivares e suas diversas afecções de forma abrangente e didática. Mais de 30 autores de diferentes áreas como otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia plástica e reconstrutiva, cirurgia crânio-maxilo-facial, patologia, radiologia, oncologia e radioterapia, participam de seus 17 capítulos, que são referência não só para clínicos e cirurgiões que atuam nestas áreas, como para alunos de graduação e residentes
que necessitam de um texto de referência sobre o assunto.

Os primeiros capítulos são dedicados a temas básicos sobre a anatomia, fisiologia, histologia e imagenologia das glândulas salivares. A preocupação com a aplicação clínica dos conceitos teóricos torna a leitura estimulante e agradável. A discussão da anatomia é direcionada para as relações topográficas importantes durante a abordagem cirúrgica das glândulas salivares. Uma detalhada apresentação da fisiologia das glândulas salivares é acompanhada da descrição de processos fisiopatológicos que ocorrem em doenças sistêmicas (por exemplo, síndrome de Sjöegren), após radioterapia da região da cabeça e pescoço, com o uso de medicações de feito xerostômicos, entre outros.

Doenças triviais como sialoadenites e sialolitíases ganham destaque em capítulos ao mesmo tempo abrangentes e didáticos sobre o diagnóstico diferencial, métodos diagnósticos e condutas terapêuticas, tanto clínicas como cirúrgicas.

Os capítulos que abordam tumores benignos, cistos e lesões pseudotumorais, tumores malignos e metastáticos das glândulas salivares fornecem uma visão panorâmica das diversas enfermidades que podem acometê-las, abordando aspectos clínicos, histológicos, diagnósticos, prognósticos e terapêuticos.

Capítulos especiais sobre afecções salivares na faixa pediátrica (incluindo abordagem de sialorréia e aspiração de saliva), o uso de radioterapia no tratamento de neoplasias malignas, xerostomia, reabilitação da paralisia do nervo facial e perspectivas médico legais em doenças das glândulas salivares complementam o texto.

Finalmente, um capítulo contendo um atlas de cirurgia aborda de modo bem ilustrado as principais cirurgias para tumores das glândulas parótidas, submandibulares, glândulas salivares menores e do espaço parafaríngeo.

Quanto às limitações da obra, pouco nos chamou a atenção. Existem alguns erros tipográficos e referências imprecisas ao longo do texto, incorreções compreensíveis para uma primeira edição. O capítulo de imagenologia dá ênfase à avaliação de processos neoplásicos benignos e malignos das glândulas salivares, através da tomografia computadorizada e da ressonância nuclear magnética. Outras técnicas de imagem ainda utilizadas em algumas situações como ultrassonografia, radiografia simples e sialografia são citadas, mas não adequadamente ilustradas.

O leitor é freqüentemente referenciado para outros capítulos durante a leitura, o que pode parecer um incômodo para alguns, mas serve a um propósito maior. O texto foi sistematicamente revisado para evitar sobreposição de informações e contradições entre os capítulos.

Em resumo, trata-se de uma referência interessante para todos aqueles que lidam com afecções das glândulas salivares. Graças à didática com que os assuntos são apresentados, este livro pode ser utilizado tanto como um texto introdutório, como de referência avançada e para leitores em diferentes níveis de formação e atuação.









1 Diretor do Serviço de Bucofaringolaringologia da Clínica Otorrinolaringológica do HCFMUSP
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024