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Ano: 2010  Vol. 14   Num. 3  - Jul/Set Print:
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Satisfao de Usurios de Prteses Auditivas, com Perda Auditiva de Graus Severo e Profundo
Satisfaction of Hearing Aids Users With Hearing Loss of Severe and Deep Degree
Author(s):
Alexandre Hundertmarck Lessa1, Maristela Julio Costa2, Karine Thais Becker3,
Ana Valria Almeida Vaucher4.
Palavras-chave:
sade pblica, perda auditiva, auxiliares de audio, satisfao do paciente, adulto, idoso.
Resumo:

Introduo: necessrio analisar a eficcia da protetizao, considerando a necessidade de amplificao e dificuldade na comunicao. Objetivo: Analisar a satisfao de adultos e idosos, usurios de prteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo, usando um questionrio e pesquisar fatores que possam dificultar a adaptao. Mtodo: Estudo retrospectivo de 56 pacientes, com idades entre 18 e 86 anos, perda auditiva de graus severo e profundo e protetizados por um programa de concesso de prteses auditivas, submetidos ao questionrio [i]Satisfaction with Amplification in Daily Life[/i]. Foram calculadas as mdias global, por subescala e por questo e deu-se nfase s questes que resultaram em melhores e piores mdias. Resultados: 58,9% mulheres e 41,1% homens, cerca de 55% dos pacientes apresentaram perda auditiva de grau severo e 45% profundo. 87,5% referiu uso maior que 8 horas dirias. Os usurios acreditam que a aquisio da prtese auditiva foi a melhor opo e que esta auxilia muito no entendimento da fala. Sentem-se mais confiantes e capazes com a amplificao sonora e referem bom atendimento pelos profissionais do servio. O desempenho ao telefone foi o problema encontrado. Concluso: Foi demonstrado elevado grau de satisfao na populao estudada. O grau da perda auditiva, assim como a incompatibilidade de sistemas entre telefone e bobina telefnica e a dificuldade no posicionamento do telefone so fatores que dificultam o bom desempenho ao telefone. A acentuada perda auditiva colabora para que a prtese auditiva seja parte integrante do dia-a-dia e essencial no auxlio comunicao. ACTRN12610000424000

INTRODUO

A deficincia auditiva considerada a terceira incapacidade mais comum na populao (1). Ela causa no indivduo, alm da dificuldade para ouvir, comprometimentos psicossociais, j que pode haver afastamento do convvio social e das atividades ocupacionais, acometendo a qualidade de vida do mesmo.

Uma das formas de diminuir o impacto da perda auditiva na vida de um indivduo atravs do uso de prteses auditivas. Assim, os sons ambientais e de fala sero amplificados, alm de sinais de perigo e alerta (2).

Em 2004, considerando as condies de acesso da populao brasileira aos procedimentos de sade auditiva, o Ministrio da Sade instituiu a Poltica Nacional de Ateno Sade Auditiva, atravs da Portaria n 2.073 (3) de 28 de setembro de 2004, que garante desde o diagnstico at a protetizao de usurios do Sistema nico de Sade.

No ano de 2006, a Universidade Federal de Santa Maria assinou o convnio com o Ministrio da Sade e passou a realizar a concesso de prteses auditivas, de acordo com a Poltica citada.

Pelo fato de ser um amplificador sonoro, a prtese auditiva necessita de uma reserva coclear suficiente para que possa haver uma boa percepo do som e da fala pelo paciente. Alguns indivduos, porm, apresentam uma disfuno auditiva to importante que mesmo uma prtese auditiva potente no consegue ajud-los (4).

Em alguns casos, curiosamente, observamos que existem pacientes que, apesar de apresentarem benefcio com o aparelho, no se encontram muito satisfeitos. Em contrapartida, outros, mesmo sem grande benefcio, demonstram grande satisfao em serem usurios de aparelho de amplificao sonora individual - AASI (5).

A experincia clnica mostrou ao fonoaudilogo que a relao entre sistemas de amplificao e necessidades acsticas encontradas nos exames clnicos no garantem a efetividade da adaptao do usurio ao equipamento. Foi necessrio que o fonoaudilogo enfocasse sua avaliao no sujeito e no mais na deficincia auditiva, para encontrar uma prtica clnica mais satisfatria (6).

Testes objetivos, como ganho funcional e inteligibilidade de fala no bastam para sabermos o quanto foi efetiva a adaptao, j que mesmo que a prtese auditiva fornea uma boa audibilidade, o paciente poder no estar satisfeito se ainda assim no houver reduo das dificuldades auditivas e desvantagens psicossociais (7-8).

Assim, h um interesse crescente no desenvolvimento de procedimentos de validao que permitam avaliar o benefcio do usurio fora do ambiente clnico, constituindo-se em questionrios de auto-avaliao (9).

O questionrio Satisfaction With Amplification In Daily Life - SADL (10) foi desenvolvido com a inteno de prover no apenas um ndice de satisfao global, mas tambm um perfil que possa ser utilizado para identificar as reas dos problemas que causam a insatisfao (11).

Diversos estudos (10,12-16) que utilizaram o questionrio SADL mostraram que os pacientes estavam consideravelmente satisfeitos, mas identificaram tambm em quais aspectos houve menor satisfao.

Em um destes (15), o autor hipotetiza que o fato de 90% dos indivduos de sua amostra apresentar mdia tonal de grau normal, leve ou moderado tenha favorecido os bons resultados de satisfao obtidos, visto que acredita que a performance do AASI seja pior em casos de perdas auditivas mais graves.

Essa hiptese instigou investigao da satisfao nos casos em que as perdas auditivas so bastante acentuadas. Assim, a populao avaliada pelo presente estudo apresenta a importante particularidade de ser composta justamente por estes indivduos. Dessa forma, analisamos a eficcia da protetizao nestes usurios, considerando dentre outros fatores, a grande necessidade de amplificao e a dificuldade na comunicao dos mesmos.

Alm disso, na rotina de atendimentos realizados no programa de concesso de prteses auditivas, aps o trmino das consultas obrigatrias, em muitos casos o servio perde o contato com os pacientes. Esse fato pode conduzir desistncia do uso dos aparelhos auditivos, alm da possibilidade de conservao inadequada dos mesmos, devido ausncia do reforo das informaes quanto ao uso, manuseio e manuteno adequados.

A falta de acompanhamento dos deficientes auditivos traz consequncias negativas para os mesmos e para a sociedade. O uso no efetivo da prtese compromete a integrao social, incluindo o meio educacional e ocupacional.

Devido ao custo despendido pelos servios de sade que fornecem prteses auditivas, complexidade da adaptao amplificao sonora e importncia do sucesso da reabilitao aural na vida do portador de perda auditiva, de extrema relevncia o acompanhamento do processo de adaptao. Tal monitoramento deve objetivar a avaliao dos procedimentos clnicos e a garantia da qualidade dos servios, alm de analisar a satisfao dos usurios com os aparelhos que lhe foram disponibilizados, pois tais aes refletem a realidade dos resultados alcanados com o programa de concesso.

Contudo, o objetivo deste estudo verificar a satisfao com as prteses auditivas de usurios adultos e idosos com perdas auditivas de graus severo a profundo, atendidos pelo programa de concesso de prteses auditivas de fluxo contnuo da Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade, desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria e pesquisar os fatores que possam dificultar a adaptao efetiva das prteses auditivas nessa populao.


MTODO

O estudo foi realizado no Laboratrio de Prteses Auditivas do Servio de Atendimento Fonoaudiolgico (SAF) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A coleta dos dados se deu no perodo compreendido entre maio e agosto de 2009.

Esta pesquisa um subprojeto dentro de um projeto maior intitulado: Pesquisa e Base de Dados em Sade Auditiva, registrado no Gabinete de Projetos sob o n 019731 e aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa com certificado de n 0138.0.243.246-06, em 05/12/2006.

Foram selecionados usurios de prteses auditivas, com idade superior a 18 anos; perda auditiva de grau severo a profundo em ambas as orelhas; protetizados no Laboratrio de Prteses Auditivas da UFSM por meio do credenciamento celebrado entre a Secretaria de Sade do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria, a partir de 2005, com base nas Portarias 587 e 589 (3), da Secretaria de Assistncia Sade do Ministrio da Sade, publicadas em outubro de 2004; com tempo mnimo de trs meses de uso da amplificao, pois a experincia clnica tem demonstrado ser este um tempo razovel para adaptao prtese auditiva, sendo possvel verificar os reais resultados da interveno, j que os benefcios advindos do uso da amplificao no emergem de imediato (17).

Tentou-se, atravs de contato telefnico, a convocao de 166 pacientes que atendiam aos critrios de incluso. Destes, 60 no foram encontrados, j que no atenderam s ligaes, os telefones estavam desatualizados ou os celulares desligados. Os 106 restantes foram questionados quanto possibilidade de comparecimento ao Laboratrio de Prteses Auditivas - 3 haviam falecido, 1 tido os AASI roubados, 2 sido submetidos recentemente cirurgia, 3 estavam internados no hospital, 5 aguardavam conserto dos aparelhos, 12 haviam consultado h pouco tempo, 8 no poderiam comparecer e afirmaram que entrariam em contato quando possvel.

Os 72 indivduos restantes tiveram a consulta marcada, sendo que 66 compareceram. A estes foram prestados esclarecimentos sobre o objetivo e metodologia da pesquisa e, ento, foram submetidos s avaliaes aps concordarem com a realizao dos procedimentos e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Na consulta, detectou-se que um dos pacientes, aps cirurgia otolgica teve melhora dos seus limiares auditivos, tendo a nova configurao da perda auditiva caracterizada como moderadamente severa; 2 pacientes no faziam uso dos aparelhos; 2 apresentaram alteraes neurolgicas e 5 tiveram os aparelhos mandados para conserto - fatos que interfeririam na coleta de dados e, portanto, foram excludos do estudo.

Assim, 56 indivduos, que atenderam a todos os critrios de incluso, compuseram a amostra.

Procedimentos

Os pacientes foram submetidos a uma anamnese, que serviu para seleo da amostra e contm questionamentos, principalmente acerca da protetizao, do uso efetivo do aparelho auditivo e qualidade do mesmo.

J a medida da satisfao com o aparelho auditivo na vida diria foi realizada por meio do questionrio Satisfaction With Amplification in Daily Life - SADL (10), composto por um total de 15 questes.

Para cada questo, h 7 alternativas, com escala de 1 a 7 pontos atribudos resposta, que indica de "nenhum pouco" a "extremamente" satisfeito. Assim, o teste quantifica a satisfao por meio de um escore de quatro subescalas:

A subescala de "Efeitos Positivos" composta por 6 itens que englobam questes relacionadas habilidade comunicativa, localizao e qualidade sonora, alm de abordar questes psicolgicas, j a de "Fatores Negativos", por 3 itens relacionados com desempenho em ambiente ruidoso, microfonia e uso do telefone, criados como um "termmetro" dos problemas da adaptao.

H ainda a subescala de "Servios e Custos", com 3 itens associados competncia profissional, preo do produto e qualidade do aparelho e a referente "Imagem Pessoal", na qual esto compreendidos 3 itens relacionados com fatores estticos e o estigma do uso da prtese auditiva.

Considerando que o grupo de amostra composto por pacientes usurios do Sistema nico de Sade e que, portanto, tiveram os aparelhos doados, a questo relacionada ao preo do produto no foi aplicada.

Embora a proposta original sugira que o questionrio seja respondido pelo prprio paciente, os pesquisadores realizaram leitura em voz alta e anotao das respostas para o instrumento utilizado, com o intuito de minimizar as dificuldades de compreenso das perguntas, relacionadas ao grau da perda auditiva.

Anlise dos dados

A anlise dos dados foi feita segundo os valores estabelecidos pelo estudo original (10), que norteou a presente anlise.

Assim sendo, para calcular o score global do SADL, realizou-se a mdia aritmtica entre os valores atribudos s respostas obtidas nas 14 questes aplicadas aos 56 pacientes - sendo 7 a pontuao mxima, que indica maior satisfao. Para o escore de cada subescala, a mdia aritmtica calculada foi realizada com a pontuao referente s respostas dadas s questes que compem cada subescala.

A fim de melhorar a compreenso dos dados usados, sero apresentados na Tabela 1 os valores encontrados pelos autores do questionrio com a interpretao dos seus resultados.

Se os escores ficarem abaixo do 20 percentil indicativo de usurios "insatisfeitos", ao passo que entre o 20 e o 80 percentil, pacientes estariam "satisfeitos" e acima do valor do 80 percentil, "muito satisfeitos".

Tambm foram calculadas as mdias aritmticas de todos os indivduos em cada uma das questes e realizada a anlise descritiva dos dados, dando nfase s questes que resultaram em melhores e piores mdias.


RESULTADOS

Foram avaliados 56 pacientes, sendo 23 homens (41,1%) e 33 mulheres (58,9%), com idades entre 18 e 86 anos (mdia de 52,5 anos). Sero apresentados a seguir resultados, em forma de tabelas, mostrando a distribuio dos pacientes, segundo diferentes variveis. Estas, consideradas a partir dos dados de anamnese e do questionrio SADL (Tabelas 2, 3 e 4).















DISCUSSO

O gnero predominante dos pacientes avaliados foi o feminino, assim como nos estudos (16,18-19), que pesquisaram a satisfao de usurios de prteses auditivas. De uma forma geral, h um consenso em relao ao maior prejuzo auditivo nos homens do que nas mulheres (20-21), porm h, por parte do homem, em relao mulher, pouca procura por servios de sade (22-24), o que se apresenta como uma justificativa para o maior nmero de mulheres em estudos que pesquisam a surdez.

A idade dos indivduos avaliados se mostrou bastante diversificada e bem distribuda, uma vez que a mdia da idade de todos eles foi bastante aproximada da que resultaria entre a idade mnima e mxima dos testados e que ficaram assim distribudos: 21 adultos, 15 de meia idade e 20 idosos.

No se encontra na literatura trabalhos que se proponham a avaliar especificamente a satisfao de usurios de amplificao sonora com perdas auditivas de graus severo e profundo. Nas pesquisas encontradas, a maioria avalia indivduos com perdas auditivas de graus leve e moderado, algumas incluem os de grau severo e apenas um destes estudos (15) incluiu 2,5% de pacientes com perda auditiva de grau profundo.

Com relao ao tempo de uso das prteses a maioria dos pacientes avaliados utiliza a amplificao sonora por mais de 8 horas dirias, o que significa que o indivduo passa a maior parte do dia usando as prteses, ou usa durante os perodos que mais estar sujeito s situaes de comunicao. Este um tempo considervel, pois das 24 horas dirias, aproximadamente 8 horas passamos dormindo, restam 16 horas, das quais, no mnimo em 8 est sendo feito o uso pela maioria, o que demonstra que as prteses auditivas fazem parte integrante do dia-a-dia destes indivduos.

A mdia final do score global do SADL ficou em 5,77, superior s encontradas em pesquisas (12,15-16), que obtiveram valores de 5,05; 5,28 e 5,5 e superior ainda mdia e ao 80 percentil do estudo original (10), revelando pacientes muito satisfeitos.

Um pesquisador (15) afirmou em seu estudo que o alto ndice de satisfao dos seus indivduos poderia ser explicado pelo fato de que a maioria deles apresentava mdia tonal normal ou de grau leve a moderado e hipotetizou que a performance das prteses auditivas pior em casos de perdas auditivas mais graves. No entanto, no presente estudo todos os pacientes eram acometidos por perda auditiva de grau severo e profundo e a mdia de escore global foi superior - 5,77 - ao do estudo referido - 5,28.

A subescala de Efeitos Positivos teve maior mdia - 6,15, do que as encontradas em estudos (12,15-16), que pontuaram 4,99; 5,66 e 5,87; e do que a mdia e o 80 percentil encontrado na pesquisa original (10). Esta foi a subescala com maior score, e em comparao ao estudo original, demonstra grande satisfao neste importante item que verifica a qualidade sonora e a melhora na comunicao.

Na subescala de Fatores Negativos, outras pesquisas (12,15-16) encontraram mdias de 4,5; 4,18 e 5,2 - apenas este superior a do presente estudo - 5,08. Como em todas as outras pesquisas, esta foi a subescala com o menor score, j que avalia aspectos considerados problemticos na adaptao. Ainda assim, os usurios avaliados no presente estudo esto muito satisfeitos, em comparao aos resultados da pesquisa original do SADL (10), tendo obtido mdia superior ao 80 percentil. Dois problemas correntes nas pesquisas realizadas com o questionrio so: o uso do telefone (confirmado nesta pesquisa) e o incmodo com rudos ambientais (que possivelmente pelas caractersticas auditivas dos pacientes estudados no mostrou influncia na queda do score, j que muitas vezes no os escutam e, quando o fazem, no lhes incomoda ou mesmo gostam).

A subescala que avalia a Imagem Pessoal teve mdia de 5,53, compatvel s mdias encontradas em outros estudos (10,12,15-16) e indica satisfao para este grupo de questes que abordam o estigma da prtese auditiva.

J a subescala de Servios e Custos foi aplicada aos indivduos de estudos (12,15), que obtiveram mdias de 4,94 e 5,61 - inferiores a encontrada no presente estudo - 6,01. Este score superior ao 80 percentil da pesquisa original (10) e indica muita satisfao no item. Na avaliao destes aspectos foi excluda a questo referente ao custo da prtese auditiva - j que os indivduos do estudo foram beneficiados pelo programa de concesso de prteses auditivas - o que possivelmente, em conjunto ao contentamento com o atendimento recebido e a baixa necessidade de consertos, ajudou na elevao desta mdia.

Algumas questes do teste merecem destaque, pois se sobressaram na elevao do escore global: a pergunta que aborda se "a aquisio do aparelho foi a melhor opo" teve a maior mdia - 6,84. Tambm resultaram em mdias altas as questes referentes competncia dos profissionais que atenderam o usurio - 6,66, ao aumento da confiana com a utilizao do aparelho auditivo - 6,53, ao auxlio que a prtese d ao usurio no entendimento da fala - 6,43, a no se sentir menos capaz pela necessidade do uso da prtese auditiva - 6,23 e ausncia de microfonia, quando o volume aumentado - 6,2.

Assim como as citadas anteriormente, que elevaram a mdia, deve-se dar ateno questo que diz respeito ao uso do telefone, pois apenas nesta foi evidenciado um baixo escore - 3,61.

A alta mdia para a questo que aborda se o aparelho auditivo foi a melhor opo para o usurio - 6,84 - traduz o alto nvel de satisfao dos indivduos pesquisados. Nesse caso, o grande comprometimento auditivo pode justamente ser a justificativa para o alto ndice, j que durante a aplicao do questionrio, comentrios como "gosto muito, eu no vivo sem meu aparelho" foram frequentes. Ou seja, estes usurios so to dependentes da prtese auditiva - e escutam to pouco sem ela - que o benefcio sentido extremamente grande. Assim, pode ser suposta uma relao entre a satisfao e a dependncia do usurio prtese auditiva.

A questo referente competncia dos profissionais do servio tambm obteve um alto escore - 6,66. Ressalta-se que o pesquisador que aplicou o questionrio no o mesmo responsvel pela protetizao do paciente, deixando-o assim vontade para quaisquer colocaes quanto s reais condies de atendimento. Sabemos que os aparelhos auditivos tm um custo bastante elevado e, a possibilidade do portador de deficincia auditiva receber os seus, gratuitamente, pode exercer funo neste alto ndice. A extrema gratido demonstrada pelos usurios, alm do bom desempenho dos funcionrios, parece influenciar no escore e estar intimamente ligada ao fato de terem sido beneficiados pelo programa de concesso de prteses, j que houve diversos relatos, como "eu no quero incomodar" e "muito obrigado, aqui vocs so muito atenciosos, nem parece SUS".

O alto ndice referente ao aumento da confiana com a utilizao do aparelho auditivo - 6,53 - mostra o quanto a amplificao sonora importante para estes pacientes.

Isso pode ser percebido tambm atravs da anlise do escore elevado - 6,23 - para a questo "Voc acha que usar o aparelho faz voc se sentir menos capaz?". Os pacientes reagiam com surpresa a este questionamento e respondiam afirmando que "no, pelo contrrio, com ele que eu me sinto mais capaz" ou "sem ele que eu no escutava e no podia falar com as pessoas". A confiana e o bom desempenho deles na conversao, demonstrados atravs da elevada satisfao em outros questionamentos, nos faz perceber e entender o quanto realmente se sentem mais capacitados. O indivduo com perda auditiva, principalmente de graus mais acentuados, geralmente acometido por comprometimentos psicossociais - utilizar a prtese, conseguir se comunicar e sentir-se inserido/reinserido na sociedade faz com que ele se sinta mais capaz.

A mdia referente ao auxlio que as prteses do ao usurio no entendimento da fala - 6,43 - demonstra o quanto elas auxiliam e permitem a compreenso desta. Considerando a perda auditiva dos pacientes avaliados, este resultado remete tambm confiana adquirida pelos usurios com o uso das prteses auditivas, j que por mais que, muitas vezes, as prteses no dem um ganho to grande a ponto de os usurios escutarem a fala, em associao s pistas visuais, consideram-na um grande auxlio por os deixarem mais confiantes conversao.

A maioria dos usurios relatou ausncia de microfonia, quando o volume aumentado, o que gerou o elevado escore de 6,2 para a questo que avalia tal aspecto. No entanto, pelo fato de serem acometidos por perdas auditivas de graus severo e profundo, muitas vezes a microfonia ocorre ao aumento do volume - como visto durante as consultas -, mas eles no escutam o sinal sonoro.

Como referido, a pergunta relacionada ao auxlio que a prtese auditiva d ao usurio no uso do telefone teve um baixo ndice - 3,61 -, assim como em pesquisas (10,12-14,16), em que este foi o item de menor satisfao.

Como pesquisadores (12) afirmaram, o uso do telefone uma situao auditiva, na qual as limitaes tecnolgicas das prteses ficam evidenciadas.

Nesse caso, importante ressaltar que em pacientes com perdas auditivas de grau severo e profundo, tem-se como fator agravante a necessidade de grande amplificao sonora, e a perda da pista visual, que muito utilizada por estes, dificulta ainda mais o uso do telefone.

Alm disso, deve-se tambm ressaltar que, ao aproximar o telefone da prtese, pode ocorrer microfonia. Alm do que, de uma maneira geral, mas mais frequentemente nos idosos, h uma dificuldade com relao colocao do telefone na posio correta prxima ao microfone da prtese, que nos casos de prteses retroauriculares, fica acima da orelha, ou prximo do local onde o sinal da bobina telefnica estar mais ativa; assim como, a limitao de sistemas, que devem ser compatveis entre o telefone e a bobina telefnica para que a transmisso do sinal se d de forma satisfatria.

Dessa forma, treino e reorientaes, principalmente quanto ao posicionamento do telefone no microfone da prtese auditiva e melhora no desempenho com o uso da bobina telefnica nesta situao, devem ser reforados a estes pacientes.


CONCLUSO

O presente estudo demonstrou o elevado grau de satisfao dos adultos e idosos, usurios de prteses auditivas, com perda auditiva de graus severo e profundo, protetizados atravs de um programa de concesso de prteses auditivas.

Mesmo no havendo insatisfao, a problemtica percebida foi em relao ao desempenho dos indivduos em situaes do uso do telefone, que, no caso dos avaliados, combina algumas variveis: grau da perda auditiva, incompatibilidade de sistemas entre telefone e bobina telefnica e dificuldade no posicionamento do telefone para conversao. Portanto, h necessidade de treinamento para sanar esta e outras dificuldades que possam surgir no processo de adaptao.

A acentuada perda auditiva dos avaliados colabora para que a prtese auditiva seja parte integrante do seu dia-a-dia e essencial no auxlio comunicao. Assim, eles acreditam ser esta a melhor opo para reduzir suas dificuldades e esto satisfeitos com a escolha, que os faz sentirem-se mais capazes.


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1 Fonoaudilogo. Mestrando em Distrbios da Comunicao Humana pela Universidade Federal de Santa Maria. Ps-graduando em nvel de mestrado. Bolsista CAPES.
2 Fonoaudiloga. Doutora em Cincias dos Distrbios da Comunicao Humana pela Universidade Federal de So Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria.
3 Fonoaudiloga. Mestranda em Distrbios da Comunicao Humana pela Universidade Federal de Santa Maria. Ps-graduanda em nvel de mestrado.
4 Fonoaudiloga. Mestre em Lingustica Aplicada pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul.

Instituio: Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria / RS - Brasil. Endereo para correspondncia: Alexandre Hundertmarck Lessa - Rua Conde de Porto Alegre, 961, Apto. 801 - Centro - Santa Maria / RS - Brasil - CEP: 97015-110 - Telefone: (+55 55) 8432-9337 - E-mail: alexandrehl@gmail.com

Bolsa Fundo de Incentivo Extenso (FIEX-UFSM).

Artigo recebido em 26 de Maio de 2010. Artigo aprovado em 20 de Junho de 2010.
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