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Ano: 2011  Vol. 15   Num. 1  - Jan/Mar Print:
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Efeito do Programa de Orientao a Pais no Desenvolvimento Lexical de Crianas Usurias de Implante Coclear
Effect of the Parents Guiding Program for the Lexical Development of Children using Cochlear Implant
Author(s):
Juzzie Melo Mota1, Talita Fortunato Tavares2, Robinson Tsuji Koji3, Ricardo Ferreira Bento4, Carla Gentile Matas5, Claudia Regina Furquim de Andrade6, Dbora Befi Lopes7.
Palavras-chave:
implante coclear, desenvolvimento da linguagem, linguagem, linguagem infantil.
Resumo:

Introduo: Crianas com perda auditiva profunda possuem atraso no repertrio vocabular em comparao a crianas ouvintes de mesma idade cronolgica. Um dos fatores considerados fundamental durante o processo de desenvolvimento da linguagem a interveno da famlia. Objetivo: Propor um programa controlado para orientao a pais de crianas usurias de implante coclear (CIC) e verificar a efetividade do programa atravs da variao de desempenho lexical das crianas. Mtodo: Estudo prospectivo.Participaram da pesquisa oito CIC e suas respectivas famlias as quais foram divididas em dois grupos: GI (com programa de orientao) e GII (sem programa de orientao). O desempenho lexical das crianas foi mensurado atravs do LAVE (Lista de Avaliao do Vocabulrio Expressivo) pr e ps-programa de orientao. O programa de orientao Famlia Participativa para CIC foi constitudo por quatro sesses, de aplicao semanal, com durao de 60 minutos cada. Os temas abordados foram desenvolvimento de habilidades auditivas e lingusticas. Resultados: As ANOVAs intra-grupos no indicaram desempenho significantemente diferenciado no LAVE na comparao pr- e ps programa de orientao em ambos os grupo. ANOVAs entre-grupos no revelaram diferena estatisticamente significante entre os grupos para performance lexical. Concluso: Os grupos no se diferenciaram na efetividade do programa como medido pelo LAVE. Tal resultado deve ser um indicador importante de medidas de evoluo lexical baseadas somente na percepo familiar. Em estudos futuros devem ser considerados extenso temporal do programa, expanso da amostra, e medidas objetivas do desenvolvimento lexical.

INTRODUO

O desenvolvimento lexical relaciona-se de maneira direta ao desenvolvimento da linguagem. O desempenho em testes padronizados de vocabulrio tem sido utilizado em muitos estudos como preditor de atrasos lingusticos tanto de crianas ouvintes quanto de crianas com deficincias auditivas usurias de aparelhos de amplificao sonora individuais (AASI) e implante cocleares (IC) (1,2,3,4,5,6).

O MacArthur-Bates Communicative Development (7,8,9) e o Language Development Survey (LDS) (10,11) so instrumentos bastante utilizados para verificar o desenvolvimento do lexical. Ambos os testes so compostos por uma checklist de palavras a qual deve ser preenchida pelos pais. Validaes concordantes entre os dois testes j foram comprovadas e so amplamente aceitas na literatura (11,12). Uma verso e adaptao do LDS para o Portugus Brasileiro foi publicada por Capovilla (13) sendo o nome do teste traduzido para Lista de Avaliao de Vocabulrio Expressivo (LAVE). At o momento, no so reportadas pesquisas com estes instrumentos em crianas brasileiras usurias de IC.

Pesquisas revelam que crianas com perda auditiva profunda possuem atraso no repertrio vocabular em comparao a ouvintes de mesma idade cronolgica (3,14,15,16). Um dos fatores considerados responsveis o fato de a integridade antomo-fisiolgica do sistema auditivo constitui um pr-requisito para a aquisio e o desenvolvimento normal das habilidades lingusticas acarretando, portanto, em dficit no desenvolvimento lexical. Outro fator fundamental durante o processo de desenvolvimento da linguagem a interveno da famlia. O desempenho de linguagem de crianas influenciado positivamente pelo envolvimento familiar e interao me-filho, e consequentemente, pelo input lingustico dado pela famlia o qual determinar o lxico da criana.

Com base nos programas de reabilitao com famlia participativa - prtica baseada em evidncias - o objetivo da pesquisa realizada foi proposio de um programa controlado para a orientao a pais de crianas surdas usurias de implante coclear. O programa recebeu o ttulo de Famlia Participativa para Crianas Surdas Usurias de Implante Coclear. Este programa abordou temticas relacionadas ao desenvolvimento das habilidades lingusticas e auditivas. A hiptese do estudo a verificao da efetividade do programa pela variao de desempenho das crianas, pr e ps-programa, pelo teste LAVE.


MTODO

Esta pesquisa foi aprovada pela comisso de tica da instituio sob protocolo nmero 0290/10. Todos os responsveis assinaram termo de consentimento livre e esclarecido concordando com a participao na pesquisa e na posterior divulgao dos dados. Seguindo os preceitos ticos e morais pertinentes os familiares das crianas em grupo controle estavam cientes que no caso de confirmao da hiptese do estudo haveria o imediato incio de programa de orientao especfico para esse grupo.

Casustica

Participaram da pesquisa oito crianas surdas usurias de implante coclear (CIC) atendidas no Ambulatrio de Otorrinolaringologia do Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo (HCFMUSP) e suas respectivas famlias (Tabela 1).

A seleo inicial das famlias foi realizada com base no questionrio econmico Critrio de Classificao Econmica Brasil (17) (CCEB). Este questionrio classificou as famlias de classes econmicas e graus de escolaridade semelhantes.

Os participantes foram divididos em dois grupos:

- Grupo Pesquisa (GI): quatro CIC e seus respectivos pais, participantes do programa de orientao - Famlia Participativa CIC;

- Grupo Controle (GII): quatro CIC e seus respectivos pais, no participantes do programa de orientao.

A escolha para composio de GI e GII foi realizada por meio do uso de nmeros aleatrios (Extrato de Tbula de Nmeros Aleatrios). O pareamento dos grupos foi realizado com base no questionrio de Permeabilidade da Famlia que possibilita qualificar a abertura da famlia quanto ao processo teraputico (18). O critrio de pareamento foi por pontuao similar ou de variao inferior a 1.

Procedimentos

Etapa 1: Composio dos Grupos

Os familiares (pai e/ou me) foram convidados a disponibilizar voluntariamente seus dados socioeconmicos para a pesquisa. Aps concordarem, familiares foram convocados individualmente em uma sala separada para preenchimento do questionrio. Durante o preenchimento do questionrio, a pesquisadora apresentou as perguntas oralmente aos participantes, transcrevendo suas respostas. O tempo utilizado no preenchimento variou de cinco a dez minutos por participante. Uma vez compatibilizados os extratos econmicos e nveis de escolaridade foram sorteados e pareados os grupos.

Etapa 2: Aplicao do LAVE

O LAVE (teste de passa/falha onde os pais assinalam as palavras que so faladas, espontaneamente, pelas crianas, nas diversas categorias lexicais) foi aplicado em duas coletas. O pr-teste foi aplicado em GI e GII no mesmo perodo de tempo. O ps-teste de GI foi aplicado imediatamente aps o fim do programa para todos os participantes (entre 30 e 40 dias). O ps-teste de GII foi aplicado entre 30 e 40 dias aps o pr-teste para todos os participantes.

Etapa 3: Realizao do Programa de Famlia Participativa para Crianas Surdas Usurias de Implante Coclear.

O Programa de Famlia Participativa para Crianas Surdas Usurias de Implante Coclear foi constitudo por quatro sesses, de aplicao semanal, com durao de 60 minutos cada. A durao do programa foi de quatro semanas. Os mdulos abordados foram: habilidades auditivas e habilidades lingusticas. As sesses foram estruturadas na forma: objetivo; contedo programtico; tcnica de abordagem e relao dialtica (19).


RESULTADOS

Anlise intra-grupos

A anlise intra-grupos foi realizada considerando a predominncia entre as categorias lexicais no pr, ps e na comparao pr-ps aplicao do LAVE. Foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis ANOVA por ranques nas testagens pontuais e Friedman ANOVA para a testagem comparativa. As Figuras 1 e 2 permitem visualizao desses resultados.

Para 9GI foi obtido:

- Pr-teste - H (13, N=42)=22.007 p = .055; indicando uma tendncia a desempenho diferenciado entre as categorias;

- Ps-teste - H (13, N=42)=15.621 p = .270; indicando que no h desempenho diferenciado entre as categorias;

- Pr x Ps - (N=42, gl=1) = 9.783 p = .002*; indicando que h desempenho significantemente diferenciado entre as performances pr e ps.

Para GII foi obtido:

- Pr-teste - H (13, N=42)=30.764 p = .003*; indicando uma tendncia a desempenho diferenciado entre as categorias;

- Ps-teste - H (13, N=42)=15.459 p = .280; indicando que no h desempenho diferenciado entre as categorias;

- Pr x Ps - (N=42, gl=1) = 2.454 p = .117; indicando que no h desempenho significantemente diferenciado entre as performances pr e ps.

Anlise entre-grupos

A anlise entre-grupos foi realizada considerando a performance entre os grupos no pr-teste, no ps-teste e quanto evoluo lexical dos grupos. O teste utilizado foi ANOVA de um fator. A Tabela 2 e a Figura 3 permitem a visualizao dessa comparao.

Comparao no Pr-teste - F(1,82)=1.9568,p=.1656, indicando que no h diferena significante entre os grupos.

Comparao no Ps-teste - F(1,82)=.0006,p=.979, indicando que no h diferena significante entre os grupos.

Comparao Pr x Ps-teste - Apesar de, em mdia, a evoluo no desempenho lexical ter sido maior para o GI, no observada diferena estatisticamente significante entre os dois grupos atravs de ANOVA de um fator.









DISCUSSO

As anlises quantitativas do estudo indicam no haver influncia do Famlia Participativa CIC na expanso do vocabulrio quando usado o teste LAVE (percepo familiar).

Numa anlise qualitativa pode ser observado que para o Grupo I a mdia de palavras adquiridas foi maior que para GII. Para cada palavra adquirida pelo Grupo II, 2,18 palavras foram adquiridas pelo Grupo I indicando uma influncia positiva da aplicao do programa de Famlia Participativa CIC na expanso do vocabulrio das crianas.

Outro dado de natureza qualitativa foi observado durante a aplicao do programa - o aprendizado das famlias em relao s habilidades lingusticas e auditivas de suas crianas.

O delineamento da pesquisa pode ser caracterizado como experimental e os dados obtidos considerados um estudo piloto sobre o tema. Na expanso do estudo devero ser considerados tanto a extenso do programa quanto introduo de um instrumental objetivo de avaliao do desenvolvimento do lxico das crianas. O nmero de participantes, embora seja compatvel com estudos semelhantes, uma varivel de importncia e deve ser expandido.

Apesar das limitaes do estudo esta pesquisa de interesse frente ao limitado referencial bibliogrfico sobre o tema - desenvolvimento da linguagem em crianas brasileiras usurias de Implante Coclear. Com a evoluo dos estudos brasileiros nessa rea sero possveis s comparaes cross-language e assim o conhecimento sobre a real influncia da lngua no desenvolvimento da linguagem nas crianas usurias do implante coclear.



Figura 1. Desempenho no LAVE por categoria lexical - GI.




Figura 2. Desempenho no LAVE por categoria lexical - GII.




Figura 3. Evoluo Lexical de ambos os grupos (GI e GII).




CONCLUSO

A hiptese do estudo no foi confirmada. Os grupos no se diferenciaram na verificao da efetividade do programa pela variao de desempenho das crianas, pr e ps-programa, pelo teste LAVE. Esse resultado deve ser considerado um indicador importante sobre as avaliaes de evoluo de vocabulrio baseadas exclusivamente na percepo familiar. As principais variveis que devem ser consideradas nos estudos futuros so: expanso da amostra; testagem objetiva com instrumento de avaliao de vocabulrio validado; extenso temporal do programa.


REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

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3. Nott P, Cowan R, Brown M, Wigglesworth G. Early Language Development in Children with Profound Hearing Loss Fitted with a Device at a Young Age: Part II-Content of the First Lexicon. Ear & Hearing. 2009, 30(5):541-551.

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1 Fonoaudiga com Aprimoramento em Implante Coclear pelo HC/FMUSP.
2 Doutoranda em Cincias da Reabilitao Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo.
3 Doutor em Otorrinolaringologia pela FMUSP.
4 Professor Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo.
5 Professora Doutora da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo.
6 Professora Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo.
7 Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo.

Instituio: Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. So Paulo / SP - Brasil. Endereo para correspondncia: Professora Associada Dbora Befi-Lopes - Rua Cipotnea, 51 - Cidade Universitria - So Paulo / SP - Brasil - CEP: 05360-160 - Telefone: (+55 11) 3091-8419 - Email: dmblopes@usp.br

Artigo recebido em 13 de Setembro de 2010. Artigo aprovado em 7 de Outubro de 2010.
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