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Ano: 2011  Vol. 15   Num. 1  - Jan/Mar Print:
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Avaliao de Resultados em Rinoplastia de Reduo
Results Evaluation in Reduction Rhinoplasty
Author(s):
Lisandra Megumi Arima1, Leandro Castro Velasco1, Romualdo Suzano Louzeiro Tiago2.
Palavras-chave:
qualidade de vida, avaliao de resultados (cuidados de sade), rinoplastia, satisfao do paciente.
Resumo:

Introduo: A avaliao do resultado final aps rinoplastia um tema pouco estudado pela viso do paciente. Objetivo: Avaliar a satisfao dos pacientes submetidos rinoplastia de reduo, a partir do questionrio Rhinoplasty Outcomes Evaluation (ROE). Mtodo: Estudo longitudinal, tipo coorte retrospectivo, da satisfao pr-operatria e ps-operatria. A amostra foi composta por 28 pacientes submetidos rinoplastia que responderam ao questionrio ROE. Foram obtidas trs variveis: nota da satisfao que o paciente tinha com sua imagem antes da cirurgia; nota da satisfao com a atual aparncia; e a diferena das mdias das notas da satisfao entre ps e pr-operatrio. Resultados: A nota ps-operatria foi superior a pr-operatria em todos os pacientes. Foi observada diferena entre as mdias das notas do ps e pr-operatrio de 48,3 (p<0,0001). No pr-operatrio foi observado que 100% dos pacientes apresentaram satisfao <50. No ps-operatrio foi observado que 92,9% migraram da classe <50 para as classes: 50 a <75 considerado bom (25%); >75 considerado excelente resultado (67,9%). Concluso: O questionrio ROE uma ferramenta til em demonstrar a satisfao do paciente submetido rinoplastia de reduo. Cerca de 92% dos pacientes submetidos rinoplastia de reduo consideram bom ou excelente resultado no ps-operatrio.

INTRODUO

Os principais motivos pelos quais os pacientes procuram o otorrinolaringologista so queixas nasais obstrutivas, estticas, ou associao de ambas. A maioria dos artigos que aborda o tema de cirurgia esttica apresenta discusses a respeito de tcnicas cirrgicas, vias de acesso, complicaes, sequelas, e taxas de reviso. A avaliao do resultado final da interveno um tema pouco estudado pela viso do paciente e esta anlise muito importante uma vez que a satisfao do paciente o fator predominante para o sucesso cirrgico (1-4).

Nas cirurgias puramente estticas cabe ao mdico avaliar o motivo pelo qual o paciente deseja o procedimento. Muitas vezes o motivo envolve a necessidade de satisfazer os outros, ambio social ou profissional, tendo o cirurgio uma grande responsabilidade em aceitar ou recusar esta demanda (5).

Vrios trabalhos foram elaborados com intuito de validar um questionrio confivel para ser aplicado em pacientes submetidos cirurgia esttica com o objetivo de medir a satisfao do paciente aps o procedimento cirrgico (6-11). Alguns instrumentos, como questionrios, que avaliam a qualidade de vida e auto-imagem se tornaram padro-ouro e vieram substituir a forma simplista como se questionava ao paciente se havia percebido melhora ou no aps a rinoplastia (12-13).

A adoo de um questionrio amplamente aceito muito vantajosa, uma vez que uniformiza a avaliao e permite comparar diferentes tcnicas, mensurar efeitos positivos e negativos, e identificar os possveis pacientes que podem no se beneficiar com o procedimento cirrgico (2).

ALSSARRAF et al foram os primeiros autores a oferecerem e testarem uma ferramenta de avaliao para vrios procedimentos estticos da face, incluindo rinoplastia, com confiabilidade, consistncia interna e validade do mtodo (7,8,14). O uso deste questionrio um instrumento que o cirurgio pode ter disponvel para analisar de forma objetiva algumas variveis qualitativas que envolvem a cirurgia esttica, como aspectos psicolgicos, sociais e emocionais (7,8).

O objetivo deste trabalho avaliar a satisfao dos pacientes submetidos rinoplastia de reduo, a partir do questionrio Rhinoplasty Outcomes Evaluation (ROE).


MTODO

Foram identificados 53 pacientes consecutivos, com giba ou rinomegalia, submetidos rinoplastia de reduo. As cirurgias foram realizadas em Servio de Otorrinolaringologia de um hospital tercirio da cidade de So Paulo no perodo de janeiro de 2000 a janeiro de 2010. As rinoplastias foram realizadas ou supervisionadas pelo terceiro autor.

Foram includos todos os pacientes submetidos rinoplastia de reduo, com seis meses a 10 anos de seguimento ps-operatrio, a partir de 16 anos para o sexo feminino e 17 anos para o sexo masculino, e que concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ao comparecerem Instituio aps contato telefnico.

Foram excludos os pacientes os quais no foi possvel contato telefnico, no concordaram com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ou no compareceram entrevista (Tabela 1).

Foi realizado estudo longitudinal, tipo coorte retrospectivo, da satisfao pr-operatria e ps-operatria. Os pacientes foram convidados por contato telefnico a comparecerem Instituio onde se realizou a cirurgia para responderem ao questionrio ROE (7,8). Os pacientes que compareceram ao hospital receberam informaes a respeito da pesquisa e concordaram em participar do estudo atravs do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O projeto foi apreciado e aprovado pelo Comit de tica em Pesquisa da Instituio (Parecer n 20/2010).

O questionrio ROE foi aplicado duas vezes na mesma visita com o objetivo de mensurar a satisfao do paciente, nos momentos pr e ps-operatrio. As respostas do pr-operatrio foram baseadas na visualizao de fotografias registradas de forma padronizada antes do procedimento cirrgico. As respostas do ps-operatrio foram baseadas no resultado atual do paciente (11,15).

ALSSARRAF et al testaram e validaram este instrumento (ROE) o qual busca, a partir de seis perguntas, avaliar trs domnios subjetivos de qualidade de vida: fsica, mental/emocional e social, como observado no Quadro 1 (8).

Cada pergunta do questionrio foi respondida com notas em uma escala de zero a quatro (zero a resposta mais negativa e quatro a resposta mais positiva). Para chegar ao resultado final da escala foi feita a soma das respostas de cada pergunta, este resultado foi dividido por 24 e multiplicado por 100, obtendo um valor que variou de zero a 100 (8). O resultado final foi dividido em classes de acordo com os quartis: zero a <25 e 25 a <50 (insucesso); 50 a <75 (bom); e >75 (excelente).

Aps a coleta dos dados foram obtidas trs variveis: nota da satisfao que o paciente tinha com sua imagem antes da cirurgia; nota da satisfao com o resultado atual; e a diferena das notas da satisfao entre o ps e pr-operatrio. Foram levantados os dados referentes a: idade; sexo; e tempo de seguimento ps-operatrio. Os dados foram tabulados em planilhas eletrnicas, utilizando o software Microsoft Excel (Microsoft Corporation).

Para a anlise estatstica dos dados, foram utilizados: teste t-pareado; teste t-independente; teste no paramtrico de Mann-Whitney; e teste de Kruskal-Wallis. Foi considerado estatisticamente significante p<0,05.


RESULTADOS

A amostra inicial deste trabalho foi composta por 53 pacientes, sendo que 28 responderam ao questionrio. O motivo da ausncia do restante dos pacientes pode ser observado na Tabela 1.

A mdia da idade dos 28 pacientes que participaram do estudo foi de 28,4 anos 12,1 anos, sendo 21 (75%) do sexo feminino e sete (25%) do sexo masculino. Todos os pacientes foram submetidos rinoplastia de reduo a partir de abordagem endonasal.

A mdia da nota da satisfao de todos os pacientes submetidos rinoplastia no pr-operatrio foi de 28 11,2 e no ps-operatrio subiu para 76,3 17,6 (Figura 1). Foi observada diferena entre as mdias das notas do ps e pr-operatrio de 48,3 (p<0,0001).

No pr-operatrio foi observado que 100% dos pacientes apresentaram satisfao <50. No ps-operatrio foi observado que 92,9% migraram da classe <50 para as classes: 50 a <75 considerado bom resultado (25%); e >75 considerado excelente resultado (67,9%). Apesar de 7,1% dos pacientes terem ficado com resultado ps-operatrio <50, no houve piora da condio inicial (Tabela 2). No ps-operatrio foi observado que 100% dos pacientes apresentaram acrscimo das notas entre pr e ps-operatrios, ou seja, em nenhum paciente a nota da satisfao no ps-operatrio foi inferior ao pr-operatrio.

Em relao idade dos pacientes, a amostra foi dividida em duas classes: <30 anos; e >30 anos. Foi observada que a idade foi um fator que influenciou a mdia da diferena das notas da satisfao entre ps e pr-operatrio, ou seja, os pacientes com idade <30 anos apresentaram menor acrscimo na satisfao que os pacientes >30 anos (p=0,015), como observado na Tabela 3.

O tempo mdio de seguimento aps a rinoplastia foi de 70,8 meses, que variou de seis meses a 10 anos. A amostra foi dividida em duas classes de acordo com o perodo de seguimento: 6 a <60 meses; e >60 meses. No foi observada diferena estatisticamente significante nas mdias da diferena da satisfao entre ps e pr-operatrio de acordo com o tempo de seguimento (Tabela 4).






Figura 1. Mdias das notas da satisfao no pr (Pr) e ps-operatrio (Ps) dos pacientes submetidos rinoplastia de reduo.




DISCUSSO

Alguns fatores podem influenciar a satisfao do paciente submetido rinoplastia, como sua cultura, experincia de vida, e principalmente seu nvel de expectativa em relao ao resultado final, o que pode ou no ser realista (11,13). Portanto, importante para o cirurgio entender as queixas do paciente, e analisar as propores e relaes entre o nariz e a face atravs do exame fsico. O auxlio de documentao fotogrfica padronizada fundamental para o planejamento pr-operatrio levando em considerao os fatores anatmicos de cada paciente (15).

Um aspecto importante, mas no avaliado neste estudo, o impacto psicolgico que a cirurgia esttica pode gerar no paciente operado. Os distrbios psicolgicos no so uma contra-indicao absoluta para a realizao do procedimento esttico, principalmente quando um suporte psicolgico adequado for fornecido ao paciente (16).

Recentemente, vrios trabalhos e revises foram realizados para eleger um instrumento capaz de medir e analisar a satisfao ps-operatria pela viso do paciente (2-11). Neste estudo foi utilizado o questionrio elaborado e validado por ALSSARRAF et al, que um instrumento de fcil e rpida aplicao, til para avaliar diferentes tipos de pacientes e tcnicas cirrgicas (6,8,11).

Neste estudo foi observado que todos os 28 pacientes obtiveram melhora com o procedimento cirrgico de reduo (Figura 1) com a nota do ps-operatrio superior a nota do pr-operatrio. A mdia da diferena das notas entre o ps e o pr-operatrio foi de 48,3 (76,3 no ps-operatrio e 28 no pr-operatrio), superior ao resultado apresentado por ALSSARRAF et al de 44,5 (83,3 no ps-operatrio e 38,8 no pr-operatrio) que avaliou os pacientes submetidos rinoplastia, independente do tipo de tcnica cirrgica (8).

Ao analisar os motivos pelos quais dois pacientes mantiveram satisfao ps-operatria <50 (insucesso), foi observado que tanto a esttica quanto a funo permaneceram como queixas importantes aps o procedimento cirrgico (Tabela 2).

Os pacientes mais jovens possuem maior expectativa em relao ao resultado esttico final, provavelmente devido maior presso social (aceitao nos grupos e relacionamento afetivo), com dificuldade em assimilar mudanas da auto-imagem (9). Neste estudo foi observada diferena estatisticamente significante (p=0,015) entre as mdias da diferena das notas da satisfao entre ps e pr-operatrio para as classes de idade <30 anos e >30 anos (Tabela 3).

O resultado final da rinoplastia pode ser observado a partir de 12 meses de seguimento. Neste estudo foi observado que os pacientes que tiveram maior seguimento ps-operatrio (>60 meses) apresentaram mdia da diferena das notas entre ps e pr-operatrio semelhante aos pacientes operados nos ltimos 60 meses (Tabela 4).















CONCLUSO

O questionrio Rhinoplasty Outcomes Evaluation uma ferramenta til em demonstrar a satisfao dos pacientes submetidos rinoplastia de reduo. Cerca de 92% dos pacientes submetidos rinoplastia de reduo consideram o resultado como bom ou excelente no ps-operatrio.


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1 Mdico (a) Residente (R3) do Servio de Otorrinolaringologia do HSPM.
2 Ps-doutor pela Universidade Federal de So Paulo. Mdico Assistente do Servio de Otorrinolaringologia do HSPM.

Instituio: Hospital do Servidor Pblico Municipal de So Paulo (HSPM). So Paulo / SP - Brasil. Endereo para correspondncia: Romualdo Suzano Louzeiro Tiago - Rua Pio XII, 439, Apto. 122 - Bela Vista - So Paulo / SP - Brasil - CEP: 01322-030 - Telefone: (+55 11) 3285-6824 - E-mail: romualdotiago@uol.com.br

Artigo recebido em 17 de Outubro de 2010. Artigo aprovado em 10 de Dezembro de 2010.
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