Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
Editorial - Volume 15 (3) - Jul/Ago/Set - 2011
Prezado (a) Colega,
A Pesquisa Básica têm conquistado espaço cada vez maior em revistas clínico-cirúrgicas, bem como nos eventos mundiais na área Otorrinolaringológica. Nos Estados Unidos da América, existe a Associa¬ção de Pesquisa em Otorrinolaringologia (ARO), fundada em 1973, que realiza seu Congresso anual a fim de divulgar, na sua grande maioria, trabalhos na área básica em otorrinolaringologia. Em 2011, este evento ocorreu em Baltimore, no estado de Maryland; entre os assuntos lá abordados, destacaram-se os mecanismos e doenças da orelha média e externa, os modelos de pesquisa da orelha, a fisiopatologia auditiva, zumbido, modelos de próteses auditivas, e receptores vestibulares, entre outros. Muitos destes estudos utilizaram ratos e camundongos transgênicos, zebrafish e chinchilas em seus estudos. O referido Congresso impressiona pela magnitude da pesquisa básica e aplicada à Otorrinolaringologia clínica naquele país, com 1038 trabalhos apresentados no evento, sendo a grande maioria de pesquisa na área otológica e otoneurológica.
Neste numero da Revista Arquivos, praticamente 80 % dos artigos são da área otológica, evidenciando o constante progresso na pesquisa clínica desta subárea Otorrinolaringológica no nosso meio. Entretanto, chamamos a atenção para a pesquisa básica que, cada vez mais, é utilizada em nível mundial para elucidações diagnósticas e testes terapêuticos, nas mais diversas áreas do conhecimento. Para que isto aconteça, necessitamos de fomento à pesquisa de uma maneira crescente e contínua, provocando, num bom sentido, as agências financiadoras (CAPES, CNPq, FAPESP, entre outras).
A Revista Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, no ano de 2011, premiará trabalhos de revisão sistemática (Metanálise), procurando dar ênfase a modelos de artigos que formam as bases e conceitos no conhecimento universal.
Os trabalhos concorrentes deverão, obrigatoriamente, ser publicados nos fascículos de 1 a 4 do volume 15, do ano de 2011. As regras para concorrer aos prêmios constam nesta revista.
Esperamos revê-los em futuras publicações.
Um grande abraço,
Geraldo Pereira Jotz
Editor - Revista @rquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
(International Archives of Otorhinolaryngology Journal)