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Ano: 2012 Vol. 16 Num. Suppl. 1 - May
DOI: 10.7162/S1809-9777201200S1F-033
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11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Oral Presentation Audiology
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RELAÇÃO ENTRE A GRAVIDADE DO DESVIO DE FALA E AS HABILIDADES PRÁXICAS OROFACIAIS |
RELATIONSHIP BETWEEN THE SEVERITY OF SPEECH IMPAIRMENT AND SKILLS OROFACIAL PRACTICE |
Como citar este Artigo |
Gubiani MB, Ceron MI, Keske-soares M. RELATIONSHIP BETWEEN THE SEVERITY OF SPEECH IMPAIRMENT AND SKILLS OROFACIAL PRACTICE . Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2012;16(Suppl. 1):32 |
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Author(s): |
Marileda Barichello Gubiani, Marizete Ilha Ceron, Márcia Keske-Soares
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Resumo: |
Objetivo: Verificar a relação entre a gravidade do desvio de fala e o número de acertos no teste de habilidades práxicas orofaciais. Apresentação de casos clínicos: Fizeram parte da pesquisa, 14 sujeitos de ambos os sexos, com idades variando de 5:1 a 7:8, diagnóstico prévio de desvios de fala. Todos os sujeitos foram avaliados quanto ao sistema fonológico, através da Avaliação Fonológica da Criança e também quanto às habilidades práxicas orofaciais. Pela avaliação fonológica os sujeitos foram divididos em grupos, possuindo desvio fonético-fonológico ou fonológico, e também conforme a gravidade do desvio (moderado-grave, leve-moderado e leve). No grupo com desvio fonético-fonológico foram incluídos sete sujeitos com gravidades leve e leve-moderado e no fonológico, os sujeitos tinham gravidades leve, leve-moderado e moderado-grave. O teste de habilidades práxicas orofaciais avalia 36 itens referentes às praxias sonorizadas e orofaciais, sequência de movimentos e movimentos paralelos. Os achados apontam que a média de acertos do grupo fonológico nas tarefas de habilidades práxicas orofaciais foi maior (28 pontos) comparado com o grupo com desvio fonético-fonológico (21 pontos). O maior número de acertos nesse grupo foi de um sujeito com desvio leve (35 pontos) e no grupo com desvio fonético também de um sujeito com desvio leve (26 acertos). Conclusões: nesta amostra, crianças com desvio fonológico obtiveram melhores pontuações no teste de habilidades práxicas orofaciais que crianças com desvio fonético-fonológico, este achado faz pensar que o desempenho em testes que avaliam as habilidades práxicas orofaciais pode ser inferior quando o comprometimento se refere ao nível articulatório.
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