Title
Search
All Issues
376
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-977720120S1PF-037
Print:
11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Poster Audiology
TextoTexto em Inglês
INTERVENÇÃO EM GRUPO: RESULTADOS PRELIMINARES DAS OFICINAS DE LINGUAGEM DO PROGRAMA ESPAÇO ESCUTA
INTERVENTION IN GROUP: PRELIMINARY RESULTS OF LANGUAGE WORKSHOPS OF SPACE LISTEN PROGRAM
Author(s):
Carla Rigamonti, Cristina Ornelas Peralta, Flaviana Camargo, Lilian Kuhn, Luciana N.C. Sharable
Palavras-chave:
Resumo:

O Programa Espaço Escuta (PEE) é um projeto de responsabilidade social da Politec Saúde, voltado para usuários de implante coclear (IC) da marca Cochlear. Objetivo: demonstrar a efetividade das oficinas realizadas no Projeto de Intervenção do PEE enquanto espaço eliciador da comunicação e do desenvolvimento da linguagem oral. Para tanto, comparou-se a frequência de ocorrência de determinados comportamentos linguísticos antes e depois do trabalho desenvolvido no PEE. Material e método: Este estudo foi realizado com cinco crianças usuárias de IC na faixa etária de 05 a 10 anos e com idades auditivas entre 08 meses e 05 anos. Os dados foram coletados em um intervalo de 06 meses. Durante este período, as crianças frequentaram o PEE semanalmente para a participação em atividades lúdicas em grupo. A análise dos dados se baseou em parâmetros relacionados a: habilidades dialógicas ou conversacionais e funções comunicativas, bem como níveis de simbolização (meios verbais e não verbais) e de contextualização da linguagem. Resultados: A comparação das avalições mostrou que, para todos os participantes, houve mudanças significativas nos aspectos de linguagem estudados, seja no aumento da frequência de ocorrência dos comportamentos, seja no aparecimento de comportamentos anteriormente não observados. Conclusões: As oficinas desenvolvidas no PEE parecem ter potencializado situações dialógicas favoráveis ao desenvolvimento da linguagem oral e ao aprimoramento das competências linguísticas.

.
  Print:

 

All right reserved. Prohibited the reproduction of papers
without previous authorization of FORL © 1997- 2024