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84
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-9777201200S1F-024
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11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Oral Presentation Audiology
TextoTexto em Inglês
A INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM UM CASO DE DISTÚRBIO DE LINGUAGEM PSICOGÊNICO
THE PHONOAUDIOLOGIC INTERVENTION IN A CASE OF PSYCHOGENIC DISTURBANCE OF LANGUAGE
Author(s):
Luciéle Dias Oliveira, Ana Paula Ramos de Souza
Palavras-chave:
Resumo:

Objetivo: Relatar e analisar o caso de um menino com distúrbio de linguagem psicogênico em tratamento fonoaudiológico em uma clínica escola de Fonoaudiologia. Relato de caso: O paciente E., 5 anos de idade, chegou até à clínica escola há dois anos, com a queixa de atraso de linguagem e fala. E. falou as primeiras palavras depois de 2 anos, mas não formava frases e não fazia uso do pronome "eu". Além disso, a mãe de E. prolongava a simbiose e o infantilizava, além de suspeitar que seu retraimento se desse em função de autismo, pois , em alguns momentos o menino não interagia . A terapia fonoaudiológica objetivou estabelecer o vínculo entre paciente e terapeuta, proporcionar o desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva oral, principalmente a aquisição de vocabulário rico, construção de pequenas frases e maior estabilidade na dialogia, incentivando o desenvolvimento do brincar simbólico. Através do brincar e de modelos corretos não-diretivos pretendeu-se que o paciente conseguisse estruturar a sua linguagem, dando a forma e sentido adequados. Além disso, os pais receberam orientações, através de entrevistas continuadas, e da participação de um grupo de pais com um psicólogo e um fonoaudiólogo. Conclusão: O menino, que não interagia durante a sessão, atualmente, mantém um diálogo cada vez mais rico com a terapeuta e às pessoas que o cercam, e vem se constituindo na linguagem. Ressalta-se a importância da intervenção fonoaudiológica em combinação com o trabalho continuado com a família, a fim de inseri-los no processo terapêutico.

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