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351
Ano: 2012  Vol. 16   Num. Suppl. 1  - May
DOI: 10.7162/S1809-977720120S1PF-012
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11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Poster Audiology
TextoTexto em Inglês
PROCESSAMENTO AUDITIVO EM PRÉ-ESCOLARES
AUDITORY PROCESSING IN PRESCHOOLERS
Author(s):
Renata Sperancin Marcomini, Ana Claudia Figueiredo Frizzo, Ana Carla Leite Romero
Palavras-chave:
Resumo:

Este estudo teve como objetivo avaliar por meio de um questionário, aplicado com os pais, a ocorrência de otite média nos pré-escolares, selecionando os casos com histórico positivo. Após a seleção, foi avaliada a percepção auditiva desses indivíduos em diferentes condições de ambiente (calmo, ideal, múltiplos estímulos, memória, sequência e atenção auditiva), através da aplicação de questionários com os pais e relacionando se há interferência na aprendizagem escolar da criança. Participaram da pesquisa até o momento 15 pré-escolares, inicialmente, de uma escola pública de Marília-SP, na faixa etária de 4 a 6 anos de idade e de ambos os gêneros. Como procedimento, foram utilizados dois questionários aplicados aos pais das crianças. Primeiramente, foi aplicado o questionário de otite média, (LIMA-GREGIO, CALAIS E FENIMAN, 2010), composto por 14 perguntas, que selecionará os históricos positivos de otite média, e posteriormente, foi aplicado o questionário CHAPPS (SMOSKI et al. 1992 traduzido por MANOEL et al. 2010), composto por 35 perguntas e divididas em 6 grupos, que avaliará a percepção auditiva. Os resultados foram analisados estatisticamente visando relacionar se há interferência da ocorrência de otite média na percepção auditiva e na aprendizagem escolar da criança. Conclui-se que, nesta amostra não foram identificados pré-escolares com histórico positivo de otite, uma quantidade mais expressiva de crianças precisa ser avaliada para que se consiga avaliar a percepção auditiva em casos de histórico positivo de otite em diferentes condições de ambiente de escuta em pré-escolares o que justifica a continuidade deste estudo.

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