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Ano: 2012 Vol. 16 Num. Suppl. 1 - May
DOI: 10.7162/S1809-977720120S1PF-017
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11º CONGRESSO DA FUNDAÇÃO OTORRINOLARINGOLOGIA - Poster Audiology
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INTENSIDADE DE MÚSICA UTILIZADA POR PROFESSORES DE DANÇA EM ACADEMIAS DE PORTO ALEGRE (RS) |
INTENSITY OF MUSIC USED FOR TEACHERS OF DANCE IN GYMS OF PORTO ALEGRE (RS) |
Como citar este Artigo |
Nehring C, Copetti NS, Bauer MA, Teixeira AR. INTENSITY OF MUSIC USED FOR TEACHERS OF DANCE IN GYMS OF PORTO ALEGRE (RS). Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2012;16(Suppl. 1):102 |
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Author(s): |
Cristiane Nehring, Natália Schardosim Copetti, Magda Aline Bauer, Adriane Ribeiro Teixeira
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Resumo: |
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a intensidade de uso de música utilizado nas aulas por professores de dança de academias e escolas de dança de Porto Alegre (RS). Material e método: Foi elaborado um questionário, contendo questões objetivas e subjetivas. Após a realização da entrevista, as pesquisadoras permaneceram nas aulas de dança, realizando medidas do nível de intensidade sonora utilizado pelos professores. Todos foram orientados a manter o nível de intensidade que habitualmente utilizavam em suas aulas. As medidas foram realizadas utilizando-se um medidor de pressão sonora modelo DL-4020 marca ICEL Manaus. Resultados: A amostra foi composta por 22 indivíduos, sendo 16 (72,72%) do sexo feminino e 6 (27,27%) do sexo masculino. As idades variaram entre 18 e 55 anos. A avaliação do nível de intensidade apresentou variação de 65 a 95dB, incluindo todos as modalidades de dança. Constatou-se que 10 (45,5%) professores utilizavam, em suas aulas, música em intensidades superiores a 85dB. As maiores intensidades foram observadas nas aulas de street dance e jazz e as menores nas aulas de ballet clássico. Conclusão: Este estudo permitiu verificar que a maior parte dos professores avaliados utilizam em suas aulas, um nível de ruído a cima de 85dB. A partir dos resultados observados, um projeto de extensão foi elaborado e está sendo desenvolvido, com o objetivo de orientar os professores sobre os efeitos auditivos e extra-auditivos do ruído.
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