Cavalcanti TMC, Rodrigues RCG, Dias JF, Oliveira AS, Oliveira UC. VOCAL BEHAVIOR OF TEACHERS OF MUNICIPAL SCHOOLS IN JABOATÃO DOS GUARARAPES -PE . Int. Arch. Otorhinolaryngol. 2012;16(Suppl. 1):25
Author(s):
Tatiana Maria Corrêa Cavalcanti, Robélia Cristinny Gomes Rodrigues, Juliana Fernanda Dias, Ana Sulamita de Oliveira, Ubirajane Cristina de Oliveira
Palavras-chave:
Resumo:
Introdução: A voz é o principal instrumento na vida profissional do professor, portanto requer uma adaptação precisa dos órgãos da fonação. A voz do professor tem sido foco de estudos nas últimas duas décadas devido à alta ocorrência de alterações vocais nesta classe profissional. Objetivo: Verificar os comportamentos vocais dos educadores do município de Jaboatão dos Guararapes-PE e sua interferência nas queixas vocais dos profissionais. Método: Foi utilizada a análise dos prontuários dos educadores que iniciaram atendimento fonoaudiológico no CASPE. Foram excluídos prontuários que não estavam completos com anamnese fonoaudiológica e/ou a avaliação vocal; o item verificado foi: hábitos/comportamentos vocais e fatores que favorecem ao abuso/mau uso vocal. A amostra foi constituída de 100 educadores (ambos os sexos) que atuam em escolas municipais. Resultados: Os comportamentos vocais mais pontuados foram: fala muito (86%), fala em ambiente ruidoso (65%), fala muito sem hidratar-se (44%), grita (43%) e usa a voz quando resfriado (40%); quanto aos fatores que favorecem mau uso vocal, o item mais destacado foi: permanece em ambiente empoeirado (69%); o hábito inadequado mais pontuado foi: não manter o hábito de beber água (52%) e a queixa vocal mais encontrada nos educadores foi rouquidão e cansaço vocal. Conclusão: Conclui-se que comportamentos vocais alterados são encontrados nessa população e que esses influenciam diretamente a qualidade vocal ao ponto de desencadear queixas vocais prejudiciais ao bem-estar global do profissional. Tais informações reforçam a importância do acompanhamento fonoaudiológico e ações intervencionistas dentro do ambiente escolar.